Índice

 

Objetivo

O objetivo deste guia é detalhar o suporte à exibição e criação de widgets da plataforma fluig no aplicativo fluig mobile.  

 

Definições Gerais 

Para que uma página esteja disponível no aplicativo mobile, deve existir pelo menos uma instância de Widget habilitada para o aplicativo mobile na página. Para isso será necessário:

  1. Acessar o modo de edição da página;
  2. Assinalar quais widgets da página serão apresentadas no aplicativo mobile, clicando no ícone Habilitar no aplicativo mobile. Este ícone só estará presente para widgets que possuam suporte ao aplicativo mobile.
    1. As Widgets com compatibilidade para visualização no fluig mobile são:
      1. Editor de Conteúdo
      2. Documentos Populares
      3. Endereço WEB
      4. Analytics
      5. Visualização de Artigos
      6. Widget Aniversariantes do Kit Intranet. 
    2. Para habilitar a widget no aplicativo mobile, acessar o modo de edição de página, adicionar a widget desejada e clicar no ícone conforme a imagem  .

                   



  3. Publicar a nova versão da página.

  4. A renderização das páginas no aplicativo mobile apresentará apenas o conteúdo das widgets habilitadas sequencialmente, conforme exemplo abaixo:

 

 

Como criar um widget visível também em dispositivos móveis

Para o desenvolvimento de widgets com suporte a dispositivos mobile deve ser adicionado a propriedade application.mobileapp no arquivo application.info com o valor true

Esta propriedade será processada e persistida na base de dados durante o processo de deploy do widget.

application.type=widget
application.code=news
application.title=Not\u00EDcias da Semana
application.description=Exibe uma lista com as \u00FAltimas not\u00EDcias da semana
application.category=KitIntranet	
application.renderer=freemarker
application.icon=icon.png
developer.code=developer
developer.name=TOTVS S.A.
developer.url=http://www.fluig.com
view.file=view.ftl
edit.file=edit.ftl
application.uiwidget=true
application.resource.js.1=/resources/js/news.js
application.resource.css.2=/resources/css/news.css
simple.deploy=false
application.mobileapp=true

 

A variável booleana mobileAppMode no template do FreeMarker determina se a widget está sendo renderizada através de uma requisição do aplicativo mobile. O fluig irá verificar o header User-Agent da requisição e caso seja oriundo do aplicativo mobile o valor da variável mobileAppMode será true. Através desta variável é possível modificar o comportamento da widget quando renderizada pelo aplicativo mobile. O valor da variável mobileAppMode também está disponível via JavaScript através do método WCMAPI.isMobileAppMode().

if (WCMAPI.isMobileAppMode()) {
    this.DOM.find('a').attr('href', '#');
}

 

Como visualizar widgets de comunidades através de dispositivos móveis

O fluig Mobile trata os widgets incluídos em páginas de comunidades como Conteúdo Adicional da comunidade.

Para acessar esse conteúdo, basta tocar no botão Visualizar conteúdo adicional disponível na parte superior da timeline da comunidade ou na opção Conteúdo adicional, através do menu contextual.

Apenas as plataformas iOS e Android suportam widgets em comunidades (Conteúdo Adicional). Para obter maiores detalhes, acesse o Guia de Utilização fluig - Mobile.


API Pública

Está disponível o serviço na API Pública para realizar a consulta de páginas do fluig. Esta consulta retornará somente as páginas que o usuário tenha permissão de visualização. O retorno do serviço será paginado com uma lista de PageVOs contendo as informações das páginas, entre elas a URL de acesso, URL do ícone, páginas filhas (quando houverem) e se está disponível para o aplicativo mobile. Será possível informar os seguintes filtros:

 

 

Boas práticas para desenvolvimento de widgets com exibição no fluig mobile

Veja as boas práticas para desenvolvimento de widgets com suporte a exibição no aplicativo móvel fluig, acessando a página Desenvolvimento de widgets Mobile

Observações:

Todas as interfaces devem ser desenvolvidas nativamente, com exceção da visualização dos widgets da página que será renderizada pelo webview nativo da plataforma.

Qualquer tipo de autenticação requerido pela widget é de inteira responsabilidade do servidor do fluig (SSO, por exemplo), o Mobile é apenas responsável por mostrar o HTML retornado pelo servidor no webview.

A visualização de páginas e widgets offline não é suportada no aplicativo fluig Mobile.