O fluxo cadastral apresentado abaixo é o mínimo necessário para o correto funcionamento do módulo SIGAWMS com uma operação básica.

Podem existir outros cadastros que devem ser efetuados no ato da implantação ou posteriormente a mesma, de acordo com as necessidades específicas de cada operação.


Este processo define um fluxo de recebimento para um armazém não unitizado.

Os processos de conferência são todos opcionais e não é recomendado que sejam utilizados em mais de uma etapa do processo, pois isto pode onerar a operação de recebimento, obrigando que as mesmas mercadorias sejam conferidas diversas vezes.

O processo de conferência convocada não efetua nenhum tipo de ajuste, conforme detalhado no processo de conferência do recebimento.
Caso seja necessário efetuar ajustes é obrigatório utilizar a conferência de recebimento.

Este processo define um fluxo de recebimento para um armazém unitizado.

Apesar de ser possível utilizar o processo de conferência convocada via sistema, num recebimento para um armazém unitizado este processo não é recomendado, pois a conferência dos produtos será efetuada no ato da montagem dos unitizadores.

Este processo define um fluxo de recebimento quando o sistema encontra-se integrado com Qualidade (SIGAQIE).

A premissa para que a integração com o WMS ocorra quando integrado com qualidade e configurado para skip-lote, é que o endereço origem informado no Documento de Entrada exista também no armazém de qualidade (98). Caso contrário, o sistema alertará que a necessidade de refazer o documento de entrada para que a integração ocorra.

Este processo define os possíveis fluxos da expedição no SIGAWMS.

Apesar de todos os processos serem opcionais e factíveis de serem executados após a separação, nem sempre é possível efetuar todos eles, pois existem algumas restrições impostas pelo sistema para garantir a integridade das informações e manter a organização operacional dentro do processo de expedição.

  • Caso haja montagem de volumes, durante a separação não é possível configurar a distribuição da separação.
  • Não é possível efetuar o romaneio de embarque se não houver o processo de montagem de volumes.
  • Quando existir montagem de volumes e conferência de expedição, a conferência será realizada apenas pelo volumes montados.
  • Caso haja qualquer processo após a liberação do pedido para o faturamento, não há obrigatoriedade da execução destes para efetuar o faturamento, podendo ocorrer de permanecerem processos em aberto no SIGAWMS, mesmo que a mercadoria exista mais fisicamente no armazém.
  • O processo de Embarque de Expedição aparece duas vezes no fluxo para indicar que pode ser realizado tanto antes quanto após o faturamento.

Este processo define um fluxo de separação para um armazém não unitizado.

Os processos de conferência são todos opcionais e não é recomendado que sejam utilizados em mais de uma etapa do processo, pois isto pode onerar a operação de recebimento, obrigando que as mesmas mercadorias sejam conferidas diversas vezes.