MV_PRECISA - Configuração e procedimentos para alteração

A precisão do cadastro de calendário e exceção ao calendário (tabelas SH7 e SH9) deve ser definida a partir do menor tempo a ser considerado na duração de uma operação. É a partir da configuração da precisão do calendário que será definida as menor fração de tempo e seus múltiplos a serem considerados nas rotinas de planejamento do sistema que utilizam estas entidades.


O parâmetro MV_PRECISA define o fator de divisão de hora para obtenção da precisão do calendário, de modo que:

60 minutos / MV_PRECISA = fração de hora e nível de precisão do cadastro de calendário e exceção ao calendário.


Desta forma, quanto maior o valor configurado para o parâmetro, menor será o tempo mínimo considerado.


Importante: Até a versão 12.1.16 as tabelas SH7 e SH9 necessitam de ajuste em sua configuração em função da configuração do fator de precisão (parâmetro MV_PRECISA). Dependendo da configuração deste parâmetro, o tamanho dos campos H7_ALOC e H9_ALOC deve ser ajustado conforme tabela a seguir:

PrecisãoValor do parâmetro MV_PRECISATamanho do campo H7_ALOCTamanho do campo H9_ALOC
1 minuto601260180
5 minutos1225236
10 minutos612618
15 minutos48412
30 minutos2426
60 minutos1213

(*) Para uso da precisão de 1 minuto é necessário alterar a estrutura do campo X3_TAMANHO para 4 caracteres. Esta alteração somente será possível via programa DBU e recomenda-se realizar backup das tabelas SX3, SH7 e SH9.

Obs.: Quanto maior a precisão de cálculo (conteúdo do parâmetro MV_PRECISA), maior será o tempo de processamento das rotinas de planejamento como, por exemplo, o Carga Máquina (MATA690).


Importante: Para todas as versões do sistema, sempre que o conteúdo do parâmetro MV_PRECISA for alterado os cadastros de calendário e exceções ao calendário precisarão ser recriados. Para tal, recomenda-se a recriação das tabelas SH7 e SH9 após procedimentos de alteração.


O conteúdo padrão desse campo é 4.