<script type="text/javascript" src="/download/attachments/330843097/TOTVS_TDNNewModel.js?version=2&modificationDate=1522686091726&api=v2"></script>
<link rel="stylesheet" type="text/css" href="/download/attachments/330843097/TOTVS_TDNNewModel.css?version=2&modificationDate=1522686091289&api=v2">


<div id="newModelContent" style="width:100%; height: 100%;"></div>

<script>
window.onload = function(){
	TOTVS_TDN_Document_New_Model.Build('Document1', 'newModelContent');
	TOTVS_TDN_Document_New_Model.AddHeader('Serviço de Cache Centralizado <span>Instalação e Configuração</span>');
	TOTVS_TDN_Document_New_Model.AddBody('divBody');
}
</script>
<div id="divBody">

Sumário

1 Introdução

Este documento é um guia de instalação e configuração do serviço de cache centralizado para os produtos da linha TOTVS RM. Dentre os benefício que o cache centralizado traz estão: racionalização de recursos de memória e eliminação de chaves duplicadas em instancias distintas de servidores de aplicação.

1.1. Organização do documento

Para instalar o serviço de cache centralizado será necessário realizar as operações dos seguintes tópicos deste documento: 

1.2. Entendendo os benefícios

Os benefícios de utilização do cache centralizado está relacionado com o tamanho do ambiente. Quanto maior o ambiente, ou seja, quanto maior o número de instancias de servidores de aplicação (Host) e servidores de job (Job Server) maiores serão os ganhos na utilização deste serviço.

2. Instalando o Redis

Dentre as opções de instalação do Redis estão: Instalação nativa nos sistemas operacionais Linux, Windows e instalação  via Docker em ambos os sistemas operacionais.

A versão corrente para  Windows é a 3.2.1 e atualmente não recebe atualizações, apesar de suportar o uso do serviço de cache do Totvs RM.

O Docker Container oficial disponível no Docker Hub é para Linux. Desta forma se você pretende utiliza-lo em ambiente Windows terá que realizar as configurações mencionadas no tópico 2.2 deste documento.

2.1. Instalando o Redis no Linux

Para instalar o Redis no Linux utilizando o gerenciador de pacotes apt-get, abra uma sessão ssh e entre com os camandos abaixo:

Sincronizando os índices dos pacotes

sudo apt-get update

sudo apt-get upgrade

Instalando o Redis

sudo apt-get install redis-server

Configurando o Redis – Abra o arquivo de configuração

sudo vi /etc/redis/redis.conf

Procure pela chave bind, descomente-a e altere-a para o IP o qual será visto pelos servidores RM. NÃO utilize um IP que seja expoto à internet.

bind 10.1.21.102

A porta default do redis é 6379, caso precise alterar esta porta altere a chave port.

port 6379

Procure pela chave protected-mode, descomente-a e altere-a para no.

protected-mode no

Procure pela chave requirepass, descomente-a e altere-a para o valor do password que desejar. Este password deverá ser informado na configuração do RM.Host.Service.

requirepass MYPASSWORD

</div>