Recrutamento e Seleção de Pessoal

O Recrutamento e Seleção de Pessoal faz parte dos Sistemas de Recursos Humanos e tem como responsabilidade principal recrutar e selecionar pessoal para ocupar os diversos postos de trabalho ou cargos de uma organização. A pessoa certa, no local certo, gera um ambiente capaz, onde o funcionário pode contribuir com sua criatividade, talento e motivação, para o alcance dos objetivos organizacionais.

Através do ambiente Recrutamento e Seleção de Pessoal é possível gerenciar todas as etapas do processo de recrutamento e seleção, desde o planejamento de pessoal, análise de cargos, abertura de vagas, até o processo de admissão, passando pela avaliação de currículos, seleção interna, elaboração de testes para o processo seletivo, aplicação dos testes e admissão.

Entre os controles do ambiente Recrutamento e Seleção de Pessoal destacam-se:

Definição de Cargos

A partir dos dados coletados na análise de cargos é possível elaborar o perfil do profissional a ser recrutado e selecionado para ocupar determinado cargo na estrutura organizacional de uma empresa. Para compor o perfil do profissional é necessário o conhecimento da essência do trabalho a ser realizado, suas responsabilidades e atribuições. Todos estes dados estão disponíveis no Cadastro de Cargos.

Controle de Vagas

O ambiente Recrutamento e Seleção de Pessoal realiza um controle das vagas cadastradas e preenchidas, através de um processo automatizado. No Cadastro de Vagas é  informado o responsável do setor solicitante, o número de vagas abertas, número de vagas preenchidas, data do fechamento e custos para a organização.

Fatores de Avaliação: Geral e Grupo

Os fatores de avaliação permitem a qualificação das áreas e dos cargos de uma empresa. O Sistema possibilita que sejam cadastrados como Fatores de Avaliação Geral: instrução, experiência, esforços físicos, riscos, enfim, uma série de fatores e suas graduações para que, na análise de currículos, seja avaliado se o candidato possui os fatores exigidos pela empresa.

Os Fatores de Avaliação do Grupo irão mensurar, isoladamente, as diferenças entre os cargos, através da definição dos requisitos e qualificações necessárias para sua ocupação, com base nos Fatores Gerais cadastrados.

Testes

Através do ambiente Recrutamento e Seleção de Pessoal é possível elaborar e aplicar testes admissionais para a seleção de candidatos.

Os testes poderão ser criados de forma dissertativa ou através de questões de múltipla escolha, abrangendo conhecimentos gerais ou específicos, de acordo com a necessidade de cada organização.

O Sistema possibilita ainda, através de um Cadastro de Modelos, definir características comuns para a realização de testes aleatórios, que poderão ser aplicados nos processos seletivos de determinadas áreas.

Definição do Processo Seletivo

O Processo Seletivo entra em ação após o processo de Recrutamento, e compreende todas as etapas as quais candidatos ou funcionários terão que participar. No ambiente de Recrutamento e Seleção o Processo Seletivo será um facilitador na montagem da agenda que definirá as etapas pelos quais o candidato poderá passar dentro da empresa.

Dentro do processo de avaliação, o ambiente Recrutamento possibilita a elaboração de questões para os testes que serão aplicados posteriormente e, através das respostas, será possível avaliar os candidatos/funcionários que obtiveram a melhor nota, partindo para outros processos seletivos, caso necessário, que podem ser entrevistas, dinâmicas, etc.

Com base na avaliação dos processos citados, pode-se chegar ao objetivo principal do processo seletivo: A Admissão.

Admissão

Com base em todo o processo de Recrutamento e Seleção, é possível avaliar qual candidato tem os requisitos exigidos para a ocupação da vaga disponibilizada, realizando o processo de Admissão.

Na admissão de um candidato, o Sistema transporta seus dados para o Cadastro do Funcionário, no ambiente Gestão de Pessoal.

Portal do Candidato

O portal do candidato é uma poderosa ferramenta para o recrutamento de candidatos, pois como o próprio candidato alimenta a base de dados através da inclusão do seu currículo, evita o retrabalho do departamento de Recursos Humanos, otimizando, desta forma, o tempo com os trabalhos de seleção.

 

Integração entre Arquitetura Organizacional e Recrutamento e Seleção

A integração possibilita que o posto criado na Arquitetura Organizacional resulte em uma vaga criada no Recrutamento e Seleção de Pessoal com as mesmas características do posto. Para isso, é importante considerar as informações do cadastro de Admissão.