bra





Campo Filtra medição

Para os usuários do ambiente Gestão de Contratos, foi disponibilizado o campo Filtra Medição, no cabeçalho da janela Documento de Entrada - Incluir, quando selecionado facilita o processo de carga dos pedidos de compras de medições de contratos nos documentos de entrada e pré-notas de entrada.

O campo Filtra Medição tem por objetivo filtrar os dados apresentados nas janelas Selecionar Pedidos de Compras - [F5] e Selecionar Pedido de Compras (por itens) - (F6), exibindo apenas os pedidos originados das medições de contratos. Além disso, serão apresentados, no canto esquerdo da janela da linha de itens, os campos Num. Medição (número de medição), Num. contrato (número do contrato) e Num. Planilha (número da planilha) relacionados aos pedidos de compras.


Help_buttonDica:

  • Caso o campo Filtra Medição não for marcado, serão exibidos apenas pedidos de compras que não foram originados das medições de contratos.
  • O campo Filtra Medição pode ser marcado e desmarcado dentro de um mesmo documento fiscal, afetando a carga dos pedidos, porém, não será permitida a inclusão de um documento fiscal que misture itens originados de medição com itens não originados de medição.
  • O campo Filtra Medição tem como função facilitar o processo de carga e não é armazenado na base de dados. Desta forma, é exibido apenas na opção de inclusão.

 Multa: Seleciona Multas/Bonificações - Contratos

O recurso para aplicação de multas ou bonificações vinculadas ao contrato foi disponibilizado para que seja utilizado no momento da digitação do documento de entrada.

A multa é uma penalidade pelo descumprimento de alguma regra contratual por parte do fornecedor, por exemplo, o atraso no fornecimento de um produto. A bonificação, ao contrário, é um prêmio dado ao fornecedor quando determinada condição é atingida, por exemplo, a entrega de um produto ou serviço, antes do prazo previsto. Para tanto, poderão ser definidas regras que acionem o controle de multas ou bonificações e o valor a ser aplicado.

O valor da multa ou bonificação será rateado entre os itens do documento de entrada. Dessa forma, o valor de cada item será alterado ao confirmar o recebimento do documento e o valor da multa é deduzido da quantia a ser paga para o fornecedor pela prestação de serviço e/ou produtos.

Para tratar a avaliação de multas e bonificações vinculadas ao documento de entrada, deve-se observar:

  1. Em Tipos de Contratos, os campos Multa/Bonif. e Mult. Manual (multa/bonificação manual), que permitem definir como serão aplicadas as multas e bonificações relacionadas aos documentos de entrada.
  2. A opção Multas permite avaliar as multas e bonificações vinculadas aos documentos de entrada.

Help_buttonImportante:

Para utilizar esse recurso, o documento de entrada deve ter origem no Pedido de Compras vinculado à medição de contratos; ou seja, é necessário utilizar o procedimento de recebimento de produtos/serviços do Gestão de Contratos.

A multa é avaliada para cada registro, originado a partir de uma medição e empregado na Nota Fiscal de Entrada.

Exemplo:

Um documento de entrada carregou três itens de pedidos de compras com origem em três itens de medições de um contrato.

As expressões da multa serão avaliadas três vezes; ou seja, uma para cada item de medição que originou a nota fiscal.

Componentes para o cálculo

O registro da multa/bonificações é composto pelos cadastros da fórmula e da multa/bonificação propriamente dita.

O cadastro das fórmulas é a parte mais importante do processo de avaliação de multas/bonificações, pois nele serão estipuladas as regras para a aplicação da multa e cálculo de seu valor.

A fórmula consiste em uma expressão AdvPL (linguagem nativa do Microsiga Protheus®); portanto, deve-se respeitar a sintaxe dessa linguagem.

No momento de avaliação das fórmulas, algumas tabelas estarão com seus registros posicionados para que seus campos possam ser empregados na expressão. São elas:

É necessário elaborar duas fórmulas, uma para a condição de aplicação de multa/bonificação e outra para o valor a ser aplicado.

Exemplo:

Considerando uma situação em que deseja-se aplicar uma multa ao fornecedor do produto e/ou serviço, quando o número de dias entre a data prevista da medição e a data real de medição for maior que dez, sendo a data real de medição superior à prevista.

O valor da multa será o resultado do número de dias em atraso, vezes a vigésima parte do valor previsto da parcela. A multa será aplicada como redutor do pagamento a ser efetuado, no momento da inclusão do documento de entrada.

Para construir as expressões do exemplo, é necessário utilizar os campos Data Prevista de Medição (CNF_PRUMED), Data de Realização da Medição (CNF_DTREAL) e Valor Previsto da Parcela (CNF_VLPREV).

A expressão de condição de aplicação será:

( CNF->CNF_DTREAL – CNF->CNF_PRUMED ) > 10 

A expressão de valor será:

( CNF->CNF_DTREAL – CNF->CNF_PRUMED ) * ( CNF->CNF_VLPREV / 20 )

Outras funcionalidades:

Ao selecionar Multas, será exibida uma nova janela com as multas/bonificações que podem ser aplicadas ao Documento de Entrada, e que devem ser confirmadas.

Nesta tela, são apresentadas outras funcionalidades que podem ser aplicadas e visualizadas pelas opções:

Neste caso, a informação da descrição e do valor da multa ou bonificação é livre.

 

Help_buttonDica:

A multa ou bonificação é avaliada para cada item do Documento de Entrada, como no caso de um que possua três itens, as fórmulas de aplicação de multas ou bonificações são avaliadas três vezes.