Caução

A caução é um bem ou valor que se dá em garantia de pagamento de uma dívida, tais como: ativos, recursos financeiros, direitos, contratos e outros instrumentos depositados para assegurar o cumprimento das obrigações dos participantes.

Esta rotina será utilizada para o cadastramento e a manutenção das cauções negociados nos contratos de compra e de venda para assegurar o cumprimento das obrigações dos fornecedores e clientes junto à empresa.

Tipos de caução

Se o tipo da caução for configurado para gerar movimentações no ambiente Financeiro, como por exemplo dinheiro, o Sistema possibilita o controle financeiro de aplicações e empréstimos referentes a essa caução. Permitindo assim, ao efetuar o registro da caução, gerar uma aplicação do valor caucionado e posteriormente a devolução corrigida ao fornecedor.

A opção Abatimento, disponível nesta rotina, é utilizada quando a caução não é integralizada e sim abatida nas medições, conforme determinado no próprio cadastro da caução, podendo ser calculado sobre o valor da caução ou sobre o valor da nota (medição).

Assim, se registrada uma caução de abatimento para um contrato de venda, o Sistema gera um título do tipo RA (recebimento antecipado) no ambiente Financeiro, que poderá ser compensando com outros títulos a receber gerados no momento do faturamento do documento de saída.

Se registrada uma caução de abatimento para um contrato do tipo compra, o Sistema gera um título PA (pagamento antecipado) no ambiente Financeiro, que poderá ser compensando com outros títulos a pagar gerados pelo registro de documentos de entrada.

Rotinas Prévias

Para o correto preenchimento desta rotina, é necessária a realização dos cadastros Tipos de Caução / Contratos / Cadastro de Bancos / Moedas.

Rotinas Relacionadas

As informações da caução serão utilizadas pela rotina Contratos.

Procedimentos

Para cadastrar caução:

1. Ao acessar a rotina Caução, é apresentada a janela \"Parâmetros\" para a configuração dos parâmetros de contabilização.
2. Configure-os e confirme.
3. Em seguida, na janela de manutenção Caução, clique em \"Incluir\".

O sistema apresenta a janela \"Tipo de Caução\".

4. Selecione o tipo da caução a ser registrada e confirme.

É exibida a janela de inclusão da rotina, conforme o tipo de caução.

5. Se o tipo de caução foi configurado para gerar movimentações no ambiente Financeiro, como por exemplo \"dinheiro\", o usuário deverá informar os dados relacionados ao contrato, fornecedor, banco/agência/conta, índice de reajuste, valor efetivo da caução, tipo de abatimento (caução/título), percentual de abatimento, moeda, etc.
6. Caso contrário, se o tipo de caução for um documento (carta de fiança, apólice de contrato, títulos financeiros, hipoteca, etc.), o usuário deverá informar os dados relacionados ao contrato, fornecedor, número do documento, data de entrega, data de início, data fim, valor efetivo da caução, emitente, moeda, etc.
7. Preencha os dados conforme orientação do help de campo.
8. Confira os dados e confirme.