Liberação de pedidos quando o estoque está em poder de terceiros

Esta operação é apropriada para estabelecimentos que mantém parte ou totalidade de seus estoques em Poder de Terceiros.

O Sistema avalia a possibilidade de expedição do estoque próprio depositado em armazém geral ou depósito fechado, considerando o nosso saldo em poder de terceiros como estoque disponível para expedição, caso o TES esteja configurado para esta operação, ou seja, deve estar informado que o nosso estoque em poder de terceiros está disponível para expedição através do preenchimento do campo Sld. Poder 3.

Desta forma, a cada avaliação do estoque, o Sistema irá verificar primeiro o saldo disponível para expedição em nosso poder e, em seguida, o nosso saldo em poder de terceiros.

Caso seja necessária a utilização do nosso saldo em poder de terceiros, o Sistema cria um item de liberação do Pedido de Venda e grava internamente um código de bloqueio do WMS (código 03). Este código significa que, mesmo a empresa utilizando o WMS integrado ao Faturamento, este não será utilizado, uma vez que o poder de decisão de remanejamento de estoques será do armazém de terceiro onde se encontra o estoque.

Este código permite a execução de todas as operações anteriores à preparação do documento de saída, mas inibe a geração do mesmo até que seja efetuada a liberação de estoque.

Exemplo A

Considerando uma empresa que possui somente estoque próprio com 100 peças armazenadas da seguinte forma:

2 caixas de 25 unidades
1 caixa de 50 unidades

 

Estas quantidades estarão alocadas em endereços específicos do armazém da empresa.

Para atender ao Pedido de Venda 00001, serão necessárias 27 peças.

Com a ajuda da integração entre os Módulos WMS e Faturamento, o Sistema decide de qual endereço serão retiradas estas peças.

Exemplo B

Considerando uma empresa que possui somente estoque em poder de terceiros, com as seguintes quantidades:

2 caixas de 50 unidades
3 caixas de 25 unidades

 

Em determinado momento a empresa precisa da liberação de 100 peças para atender ao Pedido de Venda 00002.

Neste caso o Módulo WMS não será utilizado, pois a decisão de qual endereço será utilizada a peça necessária não cabe à empresa, mas ao armazém do terceiro onde estão alocadas as quantidades do produto.

Desta forma o Sistema gera internamente, no item do Pedido de Venda 00002, quantidade de 100 peças, o código de bloqueio 3 para indicar que este item está em poder de terceiros.

A liberação do estoque deve ser feita através dos seguintes procedimentos:

Inclusão de um documento de entrada para realizar a devolução simbólica do material. O TES deve obrigatoriamente movimentar estoques e baixar o poder em terceiros (campo Poder Terc. = Devolução);
Deve ser executada a rotina de liberação de estoques, utilizando as opções manual ou automática.

Caso seja utilizada a opção automática, devem ser especificados nos parâmetros a restrição do bloqueio de WMS para evitar que os demais bloqueios de estoque sejam liberados.

Executados os passos acima, a rotina de preparação do documento de saída poderá ser utilizada.

 

9c64ef3e-9726-47da-a54b-66d616102fb1Importante:

Com referência à legislação, os procedimentos fiscais devem ser feitos segundo o regulamento de cada Estado, o que pode acarretar a adição do procedimento a seguir:

Devolução do Material por parte do Armazém Geral ou Depósito Fechado

O documento que comprova a devolução do Armazém Geral ou Depósito Fechado pode ser impresso após a emissão do documento de saída do estabelecimento depositante. Desta forma, deverá ser incluído o documento de entrada para o registro deste documento, mas o TES não deve movimentar estoques ou baixar poder de terceiros, uma vez que esta operação já foi realizada através da inclusão do documento simbólico.