Esta página tem o objetivo de comentar pontualmente sobre a migração das obrigações fiscais dos sistemas ERP TOTVS para o TOTVS Automação Fiscal. Esta migração ocorrerá de forma gradativa, num tempo hábil para a atualização do backoffice por todos nossos clientes, considerando esforços de homologações internas e de migração para o ambiente de produção.

Roadmap de Migração: Microsiga Protheus -> TAF ( somente versão 12 )

O planejamento de migração das obrigações fiscais inicia no ano de 2017 e, deste período em diante, de forma gradativa, todas as obrigações fiscais serão geradas somente através do TAF.

A geração da GIA/SP e a GNRe online quanto as movimentações de Abr/2017 serão processadas somente pelo TAF, desativando as mesmas no módulo Livros Fiscais;

A geração do EFD ICMS/IPI quanto as movimentações de Ago/2017 serão processados somente pelo TAF, desativando o mesmo no módulo Livros Fiscais;

A geração do EFD Contribuições quanto as movimentações de Out/2017 serão processados somente pelo TAF, desativando o mesmo no módulo Livros Fiscais;


Clique na Obrigação desejada para mais informações!

Importante ressaltar, que assim como foi para o ECF, o TAF será responsável pelo processamento de outras 2 grandes obrigações que estão no radar do Governo, o eSocial e o EFD Reinf, e este processo de migração é um passo muito importante antes da entrada em vigor dessas obrigações!

 

Como proceder para obtenção e utilização do TAF?

Entenda alguns conceitos deste produto através dos links abaixo:


Passo a passo para utilização:

  1. Avaliar a arquitetura que será utilizada na integração com o TAF clicando aqui.
  2. Realizar a atualização de ambiente.
  3. Realizar o Cadastro de Complemento de Empresa, passo fundamental para as funcionalidades de integração, entre outras configurações iniciais.
  4. Iniciar a extração dos dados do módulo Fiscal para o TAF:
    1. Clientes Protheus devem utilizar o extrator SIGAFIS x TAF. É importante que seja realizada uma carga inicial dos dados ( extração off-line ) e, após concluir esta carga para o TAF, realizar as configurações da extração on-line ( essas e outras informações você encontra clicando aqui ).
  5. Entenda as funcionalidades de integração clicando aqui.