Criação de Demonstrativo

Criação de Demonstrativo

EMISSÃO DE RELATÓRIOS DEMONSTRATIVOS

COPIANDO DEMONSTRATIVOS

Criação de Demonstrativo




CADASTRO DE DEMONSTRATIVO

Neste cadastro, definir o nome do demonstrativo, no campo DESCRIÇÃO; podendo complementar usando os campos Descrição Complementar 1 e 2.

Também é definido o incremento, que é o espaçamento em linhas, do intervalo de uma linha para outra, pois depois de um demonstrativo montado, é possível alterá-lo e encaixar uma nova linha na seqüência desejada.

Exemplo: Incremento 10

A Primeira linha será criada com o código 10, a segunda com o código 20 e assim em diante.

Se ao final da montagem, você tiver esquecido e/ou precisar incluir um linha antes da primeira linha criada ou ainda entre a primeira e a segunda, você terá 10 posições de intervalo que te possibilita essa inserção, podendo colocar o código de 1 a 9 para o primeiro caso e de 11 a 19 para o segundo caso. No momento da criação dos Elementos do demonstrativo será explicado onde e como é feita essa alteração do código.

No campo Natureza, defina a natureza desejada com a montagem deste demonstrativo. Tem as opções Devedora, Credora e Nenhuma. É aconselhável que seja montado sempre com a natureza Nenhuma.

Nas opções Traço acima e abaixo do cabeçalho, é uma questão de Layout do demonstrativo. A utilização desta opção fica a critério de cada cliente.

Depois destes preenchimentos, clicar no botão OK.


CADASTRO DE ELEMENTOS DO DEMONSTRATIVO

Neste cadastro, serão definidas as linhas e as suas respectivas composições. Primeiro, você seleciona o demonstrativo criado. No campo Tipo, você terá de definir se este elemento será uma Conta, que pode ser uma conta contábil única ou uma composição.

Pode ser também um Somatório, ou seja, somatório de outros elementos criados ou ainda como Título. Para cada situação utilizada no campo Tipo, deve-se utilizar a guia correspondente na parte de baixo desta tela. A exceção é a opção Título, pois esta não possui vinculo com conta contábil ou com linhas do próprio demonstrativo.

Na escolha do Tipo “Conta”, você poderá criar um elemento para cada conta ou fazer uma composição de várias contas que serão apresentadas e somadas dentro do mesmo elemento. Com o detalhe da guia Conta aberto, você verá que tem a possibilidade de fazer a seleção das contas, podendo ser conjugada com os centros de custo, atividade e projeto, subconta e escolhendo o Tipo de movimentação, se necessário, conforme figura:

Escolhendo Tipo “Somatório”, pode-se agrupar vários elementos (linhas) já criados, e trazer este resultado em mais um elemento. Com a guia Somatório aberta, selecione os elementos desejados e no campo Operação, defina o que deseja fazer com os elementos através dos sinais de operação matemática. O campo Condição, só será usado se você deseja aplicar esta ferramenta em algum elemento.

Exemplo: Só apresente o valor, se for > (maior) que 200,00. (Valor definido no campo Valor)

O Tipo Título somente cria linha para demonstrar a descrição informada.

Os demais campos:

Exemplo:Linha RECEITA DE SERVIÇOS – Indentação 1

Linha RECEITA DE HOSPEDAGEM – Indentação 2.

Apresentação:

RECEITA DE SERVIÇOS

RECEITA DE HOSPEDAGEM

Elementos do demonstrativo para análise vertical, servem para que seja feita uma análise em percentual de diversas contas analíticas, em relação a uma conta sintética. Exemplo:

Conta Sintética = RECEITA DE SERVIÇOS ( 100 % )

Contas Analíticas = RECEITA DE HOSPEDAGEM ( 60 % )

RECEITA DE TELECOMUNICAÇÕES ( 25 % )

RECEITA DE LAVANDERIA ( 10 %)

RECEITA DE ALUGUEL DE SALÃO ( 5 % )

Então, no cadastramento das contas analíticas, você sempre informará o elemento que é a conta sintética, para que o sistema faça a apresentação dos percentuais, nos relatórios de análise vertical.

Então, no cadastramento das contas analíticas, você sempre informará E no campo valor, o sistema divide o valor do elemento, pelo valor aqui indicado. Ex.: Informações de quantidades de couvert.

Na guia Configuração, são definidos os demais pontos em relação à estética dos relatórios.

Esta definição será comparada à definição feita no cadastro do demonstrativo com o qual o elemento que está sendo cadastrado, foi associado, para definir se o sinal deste elemento será positivo (igual à natureza do demonstrativo) ou negativo (diferente);


EMISSÃO DE RELATÓRIOS DEMONSTRATIVOS

Acesse os relatórios em:

Nestes relatórios, cada modelo oferece um layout próprio, já pré-definido. Com excessão do Demonstrativo de Resultado

– Modelo de Layout, onde tem-se um modelo de Layout que pode ser “desenhado”, será visto mais a frente.


Consultas >> Relatórios >> Contabilidade >> Operacionais >> Listagem de Demonstrativo de Resultado



COPIANDO DEMONSTRATIVOS

Para não se ter o trabalho, de ter que recriar o demonstrativo do zero seja na mesma empresa ou em outra empresa do sistema, o sistema oferece a rotina da cópia, desta forma:

Devemos acessar o cadastro de elementos de demonstrativo, clicar no botão COPIAR; será exibido quadro onde devemos informar nos campos:


Devemos acessar o cadastro de elementos de demonstrativo, clicar no botão COPIAR; será exibido quadro onde devemos informar nos campos:


DEMONSTRATIVOS SPED CONTABIL

Devem ser criados dois modelos, Balanço Patrimonial Sped e Demonstrativo de Resultado Sped, como seguem:


Para orientação do cadastramento dos elementos demonstrativos, emita o relatório LISTAGEM DO PLANO DE CONTAS, informando na tela de filtro para a opção IMPRIMIR CONTAS ATÉ O GRAU o último nível sintético do seu plano de contas, desta
forma, teremos a orientação necessária, uma vez que podemos fazer o demonstrativo como uma copia fiel do plano de contas e é suficiente o uso de TODAS as contas até o último nível das SINTÉTICAS.

Nos Cadastros dos Elementos Demonstrativos, devem ser seguidas as seguintes regras:


Para o Demonstrativo Balanço Patrimonial Sped, é importante que sejam acrescentados no elemento Passivo e no elemento que recebe o Resultado do Exercício as contas de Resultado (Receita, Despesa e Custo, se houver este último)


Exemplo da Montagem de Demonstrativo: