Esta página tem o objetivo de comentar pontualmente sobre a migração das obrigações fiscais dos sistemas ERP TOTVS para o TOTVS Automação Fiscal. Esta migração ocorrerá de forma gradativa, num tempo hábil para a atualização do backoffice por todos nossos clientes, considerando esforços de homologações internas e de migração para o ambiente de produção.

Roadmap de Migração: Microsiga Protheus -> TAF ( somente versão 12 )

O planejamento de migração das obrigações fiscais inicia no ano de 2017 e, deste período em diante, de forma gradativa, todas as obrigações fiscais serão geradas somente através do TAF.

Em Abr/2017 a GIA/SP e a GNRe online arquivo serão processadas somente pelo TAF, desativando as mesmas no módulo Livros Fiscais;

Em Jul/2017 o EFD ICMS/IPI será processado somente pelo TAF, desativando o mesmo no módulo Livros Fiscais;

Em Out/2017 o EFD Contribuições será processado somente pelo TAF, desativando o mesmo no módulo Livros Fiscais;


Clique na Obrigação desejada para mais informações!

Importante ressaltar, que assim como foi para o ECF, o TAF será responsável pelo processamento de outras 2 grandes obrigações que estão no radar do Governo, o eSocial e o EFD Reinf, e este processo de migração é um passo muito importante antes da entrada em vigor dessas obrigações!

 

Como proceder para obtenção e utilização do TAF?

Entenda alguns conceitos deste produto através dos links abaixo:


Passo a passo para utilização:

  1. Avaliar a arquitetura que será utilizada na integração com o TAF clicando aqui.
  2. Realizar a atualização de ambiente.
  3. Realizar o Cadastro de Complemento de Empresa, passo fundamental para as funcionalidades de integração, entre outras configurações iniciais.
  4. Iniciar a extração dos dados do módulo Fiscal para o TAF:
    1. Clientes Protheus devem utilizar o extrator SIGAFIS x TAF. É importante que seja realizada uma carga inicial dos dados ( extração off-line ) e, após concluir esta carga para o TAF, realizar as configurações da extração on-line ( essas e outras informações você encontra clicando aqui ).
  5. Entenda as funcionalidades de integração clicando aqui.