Confira abaixo as novidades na atualização 1.5.13 do fluig:

 


Atualizaremos o tratamento de exceção no fluig 1.6.1

Buscando sempre a assertividade e qualidade nas atualizações do fluig, será liberada um melhoria para a release 1.6.1, prevista para junho de 2017, que prevê apresentar mensagens de erros com mais detalhes, tendo por finalidade o melhor diagnóstico de inconsistências presentes em desenvolvimentos sobre a plataforma.

Para viabilizar esta melhoria atualizaremos o tratamento de exceção WorkflowSaveAndSendTaskException. Portanto, se você utiliza este tratamento de exceção para mensagens de erro ou utiliza alguma mensagem de erro oriunda do servidor fluig, é necessário que se programe para testar processos workflow que possuem tais validações e proceder com os ajustes necessários.

Arquitetura

Chamado: MFLUIG-241

Segurança aprimorada para uma experiência ainda mais robusta e fluída

Os recursos e serviços do fluig ganharam uma camada adicional de proteção. A plataforma agora conta com permissões específicas para o uso de recursos como a consulta, criação e edição de mecanismos personalizados, datasets, eventos globais e serviços.

Consulte as páginas abaixo para saber como conceder essas novas permissões para aos usuários de sua empresa que realizam desenvolvimentos sobre a plataforma.

 

Chamado: MFLUIG-17

Proteja os dados adicionais cadastrados em sua empresa

O cadastro de dados adicionais da empresa serve diversos propósitos e um deles é permitir a integração da plataforma com serviços como o fluig Analytics e sistemas ERP. Para incrementar a proteção aos dados cadastrados, agora é possível ocultar os valores atribuídos às chaves na tela de cadastro clicando no botão Exibir/Ocultar senhas.

Isso é feito através de um novo componente, chamado Password, que também foi disponibilizado no fluig Style Guide para que possa ser utilizado pelos desenvolvedores na criação de formulários e widgets para o fluig.

Utilize o botão com ícone de cadeado ao lado do campo Valor para ocultar as senhas cadastradas nos dados adicionais


Um novo método para recuperação das chaves do cadastro de dados adicionais da empresa foi disponibilizado na fluig API: getTenantData {keys}. Este método retorna apenas a chave específica solicitada pelo desenvolvedor e não exige permissões de administrador para ser utilizado.

Caso utilize o método tenant antigo, que exige privilégios administrativos e retorna todas as chaves cadastradas, recomendamos que atualize seu desenvolvimento com esta nova API.

 

BPM

Chamado: FLUIGINV-40

Melhorias ao consultar os responsáveis por tarefas em pool

A nova consulta de responsáveis, disponível para tarefas em pool, oferece maior facilidade e usabilidade a um recurso fundamental e muito utilizado pelos usuários.

Agora, além do login, o nome completo dos usuários será apresentado para facilitar a identificação dos responsáveis pela atividade. Um campo de busca também foi incluído a fim de permitir a localização através do nome ou sobrenome do responsável. A lista de usuários será exibida de forma paginada e poderá ser ordenada com um clique sobre o nome da coluna (Nome ou Login).

Para acessá-la, basta clicar na aba Complementos da solicitação e selecionar o botão Ver Usuários exibido ao lado da tarefa. 

Consulta de responsáveis


Chamado: FLUIGINV-1439

O fluigAPI está agora habilitado também para o evento onNotify. Sendo um facilitador das customizações, o fluigAPI agora contempla esse evento global tão utilizado para a interferência de notificações do fluig para que alterações ou inclusões sejam feitas e posteriormente enviadas com as devidas informações.


Chamado: FLUIGINV-807

Os processos feitos a partir da notação BPMN 2.0, somente poderão agora ter algumas propriedades editadas. Através da aba Geral as propriedades poderão ser editadas e a aba Processos somente mostrará o desenho do processo, pois a edição só poderá ser feita apenas a partir do Studio. 


Chamado: FLUIGINV-1412

Auto completar - eventos fluigAPI

Este novo serviço, permite ao usuário visualizar no studio, uma lista com todos os métodos disponíveis no fluigAPI, digitando "fluigAPI." e em seguida apertando CTRL+Espaço a lista de métodos será apresentada. Por exemplo, ao usar um método com retorno (fluigAPI.getWorkflowService() por exemplo), o usuário poderá também listar os métodos deste retorno(como fluigAPI.getWorkflowService().createObervation()). É possível também facilmente criar os objetos que são utilizados nos métodos. Para isso, basta digitar, por exemplo, new ProcessObservationVO e apertar CTRL+Espaço que o plugin vai alterar automaticamente para new com.fluig.sdk.api.workflow.ProcessObservationVO();

 

Novidades em Documentação

Confira o novo Portal do Conhecimento fluig

Os portais de conhecimento do fluig agora estão de visual novo e mais integrados, proporcionando mais agilidade e facilidade na busca por manuais de ajuda, FAQs, treinamentos, documentação técnica e de desenvolvimento sobre a plataforma.

Navegue rapidamente entre os diferentes portais e utilize os filtros da ferramenta de busca para especificar o tipo de orientação que você procura. Você pode encontrar o que deseja sem nem precisar abrir um chamado!

 

Chamado: MFLUIG-613 e MFLUIG-436

Chamado: MFLUIG-596

Chamado: MFLUIG-513

Chamado: MFLUIG-76

Chamado: MFLUIG-870

 

Correções

Nessa sessão listamos alguns bugs que matamos nessa atualização que garantem que tudo corra bem na sua plataforma.

 

Arquitetura

Chamado: MFLUIG-162

Verifique os desenvolvimentos sob a plataforma de sua empresa que fazem uso de métodos da API Pública para garantir que não foram afetados por essa atualização.

Chamado: MFLUIG-109

Chamado: MFLUIG-270

Chamado: MFLUIG-26

Chamado: MFLUIG-669

Chamado: MFLUIG-103

 

BPM

Chamado: MFLUIG-95

Chamado: MFLUIG-61 e MFLUIG-809

Chamado: MFLUIG-79

Chamado: MFLUIG-74

Chamado: MFLUIG-101

Chamado: MFLUIG-126

Chamado: MFLUIG-183

Chamado: MFLUIG-186

Chamado: MFLUIG-28

Chamado: MFLUIG-65

Esse mesmo comportamento é aplicado às atividades do tipo Sinal, Fork e Join.

Chamado: MFLUIG-71

Chamado: MFLUIG-117

Chamado: MFLUIG-8

Chamado: MFLUIG-196

Chamado: MFLUIG-233

Chamado: MFLUIG-603

Chamado: MFLUIG-602

Chamado: MFLUIG-631

Para aplicar essa correção, é necessário atualizar o plugin fluig Studio. Para mais informações consulte o Guia de atualização fluig Studio.

Chamado: MFLUIG-591

Chamado: MFLUIG-644

Chamado: MFLUIG-656

Esta permissão pode ser concedida pelo administrador através do Painel de Controle. Saiba mais.

Chamado: MFLUIG-666

Chamado: MFLUIG-709

Chamado: MFLUIG-760

Chamado: MFLUIG-729

Chamado: MFLUIG-818

Chamado: MFLUIG-47

Chamado: MFLUIG-122

Chamado: MFLUIG-67

 Chamado: MFLUIG-63

Chamado: MFLUIG-197

Chamado: MFLUIG-933

 

ECM

Chamado: MFLUIG-64

Chamado: MFLUIG-153

Chamado: MFLUIG-184

Chamado: MFLUIG-548

Chamado: MFLUIG-594

Chamado: MFLUIG-495

Chamado: MFLUIG-704

Chamado: MFLUIG-96

Chamado: MFLUIG-676

Chamado: MFLUIG-549

Chamado: MFLUIG-172

Chamado: MFLUIG-140

Chamado: MFLUIG-547

Chamado: MFLUIG-236

Chamado: MFLUIG-19

Chamado: MFLUIG-167

Chamado: MFLUIG-192

Chamado: MFLUIG-191

Chamado: MFLUIG-70

Chamado: MFLUIG-523

Chamado: MFLUIG-504

Chamado: MFLUIG-562

Chamado: MFLUIG-129

Chamado: MFLUIG-561

 

Social

Chamado: MFLUIG-10

 

WCM

Chamado: MFLUIG-762

Chamado: MFLUIG-169

Chamado: MFLUIG-53

Chamado: MFLUIG-93

 

LMS

Chamado: MFLUIG-188

Chamado: MFLUIG-557

Chamado: MFLUIG-134 

Chamado: MFLUIG-230

Chamado: MFLUIG-291

Chamado: MFLUIG-671

Chamado: MFLUIG-650

Chamado: MFLUIG-595

Chamado: MFLUIG-776

Saiba mais sobre a requisição de cancelamento de matrículas em Trilhas e Treinamentos no Help fluig.

Chamado: MFLUIG-598

 

Mobile

Chamado: MFLUIG-35

Chamado: MFLUIG-195

Chamado: MFLUIG-34

Chamado: MFLUIG-678

 

Enviar para a tradução (1.5.12)

ECM

FLUIGINV-22103

Fluig Viewer na nuvem já é realidade!

No dia a dia, interagimos com diversos documentos, dos mais variados formatos. Com o fluig, isso não é um problema, pois você consegue visualizá-los na própria plataforma sem a necessidade de aplicativos específicos nas estações de trabalho para diversos formatos de documentos. Isso tudo graças ao fluig Viewer.

Com o fluig Viewer você pode visualizar uma série de documentos de forma rápida e nativa, independente do departamento da sua empresa, o time financeiro irá conseguir ver todas as suas planilhas do Excel, o time de engenharia poderá ver seus desenhos técnicos de CAD, o time de marketing e design conseguirão ver suas imagens em alta resolução. Se você é um hospital, sem problemas, suas imagens do tipo DCM serão visualizadas facilmente. Saiba mais em Sobre o fluig Viewer.

Não existe a necessidade de compra ou upgrade de servidores, nem equipe especializada ou treinada para fazer a utilização do serviço. Não é necessário fazer a instalação em um servidor. Basta configurar o fluig Viewer cloud e utilizá-lo. Por tratar-se de um serviço que já está pronto para uso, o processo de implantação é mais rápido e pode ser acessado por qualquer lugar do mundo. As atualizações são feitas nas nuvens, de maneira transparente para o usuário, e não de maneira manual como os softwares tradicionais.

 

 

Correções

BPM

FLUIGMAN-13862

 

FLUIGMAN-14579

 

FLUIGMAN-14530

 

FLUIGMAN-14243

Arquitetura

FLUIGMAN-13105 

 

/* item que está sendo postergado */

Mobile

Identity com um único login também no fluig Mobile

As páginas do fluig ficam muito mais ricas quando possuem informações de diversos sistemas. Mas de nada adianta ter todo esse acesso e ter que ficar fazendo login toda hora, certo?

Agora o App nativo do fluig integra-se com o fluig Identity para acessar todas suas informações sem precisar efetuar login novamente. O App irá gerenciar a autenticação nas páginas e quando necessário um acesso externo, isso será feito de maneira transparente e sem a intervenção do usuário. Da mesma forma que é feito na Web. 

Quer colocar um gráfico do fluig Analytics na sua página? Sem problemas, agora com o Single Sign On (SSO) do fluig Identity ele será visualizado sem precisar fazer login novamente.