Falando de Incluir Novo Documento...

Documentos são todos os arquivos publicados pelo usuário. Podem ser arquivos de texto, imagens, planilhas, vídeos etc.

Para criar documentos o usuário precisa ter pemissão de gravação no local escolhido. Já o administrador pode criar documentos independentemente da segurança definida.

Documentos criados pela opção simplificada ou pela opção drag and drop herdam a segurança, a aprovação e as propriedades da pasta pai.

upload de documentos será interrompido caso o usuário saia da página da navegação de documentos enquanto ele estiver em andamento.

Não é permitido incluir documentos na pasta raiz da navegação de documentos. E, também, não é permitido incluir documentos maiores do que o tamanho máximo por arquivo definido no fluig.

A opção de criação de documentos arrastar e soltar (drag and drop) pode ser limitada pelo navegador utilizado. Informações sobre as funcionalidades suportadas por cada navegador podem ser obtidas em Compatibilidade de navegadores para Drag and Dropde arquivos.

Para utilizar o drag and drop no navegador Internet Exporer na versão 9, é necessário instalar o plugin Microsoft Silverlight. Nesse caso, ao arrastar arquivos para o fluig, será apresentada uma mensagem informando sobre a instalação. Basta seguir as orientações para efetivar a instalação e ampliar a experiência de uso no fluig.

O Internet Explorer na versão 9 não permite a criação de múltiplos documentos, sendo possível criar um documento por vez utilizando a publicação simplificada.

 

 

Caminho Básico

 

01. No menu principal, acionar Documentos.

02. No local desejado para criação do documento, acionar Carregar Arquivos, localizado na barra de funções da navegação de documentos.

A opção Carregar Arquivos também pode ser acessada pela Lista de Ações, que é apresentada ao acionar o botão direito do mouse na área de documentos da navegação.

03. Localizar o documento a ser criado e confirmar a ação.

Ao confirmar o documento ele será criado na navegação desde que o usuário possua permissão de gravação no local escolhido.
É possível acompanhar o progresso da publicação na parte inferior da janela. Para visualizar os detalhes do processo, acionar a seta localizada no canto superior direito da janela de progresso.
Para cancelar o upload de um documento, basta acionar a opção Cancelar, localizada ao lado do nome do documento, ou Cancelar todos, localizada ao lado do quadro que apresenta o progresso do upload, se mais de um documento estiver sendo criado.
Caso ocorram inconsistências durante o upload, é possível acionar a opção Ver detalhes e verificar a descrição do ocorrido.

 

Caminhos Alternativos

 

Incluir Novo Documento - Avançado

 

01. Na barra de funções da navegação de documentos, acionar Mais.

02. Acionar a opção Novo Documento (Avançado).

03. Inserir uma descrição que identifique o novo documento.

04. Acionar a aba Arquivos de Publicação.

A aba "Arquivos Publicação" permite efetuar a transferência do arquivo, que contém o documento, a partir do computador do usuário para o servidor fluig. Essa transferência é chamada de “upload” e é necessária porque para um documento ser publicado no fluig ele deve, inicialmente, ser gravado na área do fluig destinada aos arquivos a serem publicados.

05. Acionar Escolher arquivos.

Quando acionado, apresenta o Explorer para localização do arquivo a ser transferido.

06. Acionar Digitalizar.

É necessário que exista um scanner instalado na máquina do usuário. Digitalização de documentos é um recurso do fluig que possibilita o upload de documentos que não estão em formato digital.
Dessa forma, é possível digitalizar um documento, foto, imagem utilizando um scanner, câmera digital ou qualquer outro dispositivo de captura de imagem.

07. Selecionar os documentos a serem publicados. Deve ser selecionado um arquivo principal por publicação.

Um documento para ser publicado no fluig deve, inicialmente, ser gravado na área do fluig destinada aos arquivos a serem publicados.
Se o arquivo a ser publicado não estiver sendo apresentado é necessário realizar seu upload.
A publicação de documentos no fluig exige que os documentos estejam em diretório específico, identificado como diretório de Upload.
Apesar de ser um diretório único determinado nos Parâmetros Gerais, o fluig cria automaticamente, nesse diretório, uma área de upload para cada usuário. Essa definição faz com que cada usuário visualize somente os documentos existentes na sua área de upload.

08. Assinalar Limpar diretório de upload ao publicar.

Quando assinalado, indica que com a publicação do documento, os arquivos do diretório de upload devem ser excluídos.

09. Acionar a aba Informações Gerais.

A aba "Informações Gerais" permite efetuar a parametrização das informações gerais do arquivo que está sendo publicado.

10. Inserir um comentário que descreva o conteúdo do documento que está sendo publicado.

11. Inserir tags que facilitem a localização do documento.

As tags funcionam como palavras-chaves. A principal diferença é etiquetar o conteúdo de uma publicação de maneira mais informal e pessoal. Este metadado permite a recuperação do conteúdo por navegação ou na busca.
Digite com ou sem o caractere # para ativar o auto complete das tags no campo de tags.
O auto complete recupera uma lista suspensa das cinco tags mais utilizadas a partir dos caracteres digitados depois do caractere #.

12. Inserir uma descrição para a atual versão/revisão do documento.

13. Inserir o número da versão/revisão inicial do documento que está sendo publicado.

Este campo é somente habilitado na publicação de um novo documento e quando, nos Parâmetros Gerais do fluig, o campo” Controle Manual da Versão Inicial” está assinalado. Caso não esteja assinalado, o fluig determina automaticamente que a versão/revisão do documento publicado é “1.000”.
O formato desse campo é numérico (999.999), sendo que os três primeiros números representam a versão e os três demais representam a revisão.
Após a primeira publicação, o fluig controla automaticamente a evolução de versões e revisões, não permitindo a alteração dos números.

14. Assinalar se deseja que a Versão/Revisão seja Inalterável.

Quando assinalado, determina que a versão/revisão do documento é inalterável, não permitindo alterações no documento publicado. Nesse caso, alteração somente é possível com uma nova versão/revisão.
Caso na publicação esse campo tenha sido assinalado, na manutenção do documento ele passa a ficar desabilitado, impedindo que esse parâmetro seja alterado. Para tornar o documento novamente alterável, esse processo obrigatoriamente precisa ser realizado via check-out.

15. Assinalar se o Documento Expira.

Quando assinalado, determina que o documento que está sendo publicado expirará na data inserida no campo "Válido Até".
Essa opção virá selecionada, ou não, conforme definição do campo "Documento Expira?", na seção "Parâmetros Gerais" da função Painel de Controle.
Caso esse campo não seja assinalado, determinando que o documento não deve expirar, a data inserida no campo "Válido Até" não é considerada.

16. Inserir o período de notificação de expiração.

 Inserir o período de antecedência, em quantidade de dias, que deve ser considerado para o envio de notificação de expiração dos documentos.
Se informado 0 (zero), será utilizado o valor informado nos Parâmetros Gerais.

17. Inserir a data que determina o início de validade do documento. 

Os documentos somente serão exibidos para os usuárioes, após a data inicial de validade inserida neste campo, o que permite ao autor, efetuar o agendamento para a visualização de um documento.
O documento será exibido para o autor do documento, mesmo que a data inicial de validade informada, seja maior que a data atual. Nessa situação, o link para o documento, será apresentado para o autor na cor vermelha.
A publicação de documentos com data de início de validade futura não realiza o envio de e-mails de notificação (aprovação, nova versão/revisão documento, etc.)
Ao ser publicada uma nova versão/revisão com data de início de validade futura, o documento ficará indisponível para os usuários do fluig (com exceção do autor) até a data de início de validade do mesmo.
A data inicial de validade a ser informada não pode ser inferior a data atual.

18. Inserir a data que determina o fim de validade do documento. 

A data inserida nesse campo determina a data de expiração do documento.
A data sugerida é calculada conforme definição do campo "Dias Expiração Documentos", na seção "Parâmetros Gerais" da Função Painel de Controle.
Caso o campo "Documento Expira?" não esteja assinalado, a data inserida neste campo "Válido Até" não é considerada.

19. Selecionar entre as opções disponíveis o tipo do documento que está sendo publicado.

Quando o tipo do documento não é especificado, o sistema reconhecerá caso o tipo do documento seja um dos padrões do fluig.

20. Selecionar entre as opções disponíveis o assunto ao qual se relaciona o documento que está sendo inserido.

21. Selecionar entre as opções disponíveis o ícone que será associado ao documento em questão. 

 Caso não seja escolhido o ícone, o fluig tentará inserir um ícone padrão com base na extensão do documento.

22. Inserir o nome do autor do documento.

23. Visualização de publicador em que exibe o nome do usuário logado.

24. Selecionar o idioma relacionado ao documento que está sendo publicado. 

Esse idioma é utilizado para indexar as informações do conteúdo e do documento. As informações indexadas são utilizadas nas buscas por conteúdo.
Como padrão é exibido o idioma determinado na Função Preferências do usuário. Caso não esteja definido no perfil do usuário, é sugerido o idioma padrão definido na Função Parâmetros Gerais do fluig.

25. Assinalar se Notifica via e-mail.

Quando assinalado, determina que deve ser efetuado o envio de e-mail sobre a publicação do documento.
O e-mail é enviado para os colaboradores que acompanham o assunto, determinado para esse documento.
Caso o assunto determinado para o documento em questão seja um assunto obrigatório, não será possível restringir o envio de e-mail e, portanto, todos os colaboradores ativos no fluig receberão a notificação da publicação.

26. Assinalar se permite Download e Impressão. 

Quando assinalado, define que os usuários poderão efetuar o download do arquivo que contém o documento.

27. Definir se utiliza ou não o visualizador interno. 

Por padrão, os documentos são apresentados no visualizador interno do fluig.
Esse campo somente é habilitado para alteração quando é definido que ele não deve ser herdado da pasta pai.

28. Assinalar se Atualiza Propriedades Cópia Controlada.

Quando assinalado, determina que o fluig deve efetuar a atualização das informações do documento nas propriedades do mesmo.
A atualização das propriedades é necessária para a impressão da cópia controlada do documento.

29. Acionar Adicionar Campo.

30. Selecionar o campo que deverá ser incluso.

 Para mais detalhes, consultar a funcionalidade Metadados.

31. Acionar Selecionar.

32. Acionar a aba Documentos Relacionados. 

 A aba "Documentos Relacionados" permite relacionar, ao objeto que está sendo publicado, um outro objeto que seja útil para o leitor.

33. Acionar Adicionar.

34. Procurar o Documento desejado.

35. Selecionar o Documento desejado.

36. Acionar Confirmar.

37. Acionar a aba Aprovação.

 Caso deseje incluir aprovadores, seguir os passos de 08 a 18 da meta Incluir Nova Pasta.

38. Acionar a aba Segurança

O fluig oferece opções na configuração de segurança de definir permissões e restrições de acesso e ações sobre pastas e documentos. Essas configurações de segurança podem ser definidas especificamente para o usuário, para grupos nos quais o usuário está relacionado ou ainda para "Todos" os usuários ativos do fluig. Dessa forma, um mesmo usuário pode estar configurado com vários tipos de permissões e restrições para uma mesma pasta ou documento, sendo consideradas as maiores permissões e restrições definidas para o usuário logado.
Quando a propriedade "Permite Download e Impressão" – da aba Propriedades Herdadas – estiver assinalada, ao incluir um usuário a coluna Download e Impressão é assinalada automaticamente, independentemente do nível de segurança atribuído a ele.
Caso deseje incluir permissões e restrições de segurança, seguir os passos de 22 a 41 da meta Incluir Nova Pasta.

39. Acionar Confirmar.

 

Incluir Novo Documento - Drag and Drop

 

01. No local desejado para a criação do novo documento, arrastar o documento desejado do local onde ele se encontra e soltá-lo no quadro Solte os seus arquivos aqui, que é apresentado na navegação de documentos ao efetuar a ação de arrastar e soltar (drag and drop). 

Ao soltar o documento no local indicado, é iniciado o processo de upload e publicação desde que o usuário possua pelo menos perfil de gravação.
Na parte inferior da janela é possível acompanhar o progresso da publicação. A opção Cancelar todos permite abortar a criação do novo documento. Para visualizar os detalhes do processo, acionar a seta localizada no canto superior direito da janela de progresso.
Caso ocorram inconsistências durante o upload, é possível acionar a opção Ver detalhes e verificar a descrição do ocorrido.

 

Visualizar um documento de uma pasta 

Na pasta raiz somente é possível visualizar um documento do tipo Formulário, visto que não é permitido adicionar documentos de outros tipos diretamente na raiz.


01. Localizar e acionar o nome do documento que se deseja visualizar.

02. Visualizar o conteúdo do documento acessado.

Ao acessar um documento também é possível visualizar as ações disponíveis para ele, tais como efetuar download, check in e chek out, renomear, dentre outras. Mais informações sobre todas as ações possíveis para documentos podem ser obtidas em Documento.

 

Acompanhar documento de uma pasta

Não é possível acompanhar pastas e nem formulários, por isso essa ação não pode ser efetuada para os conteúdos existentes na pasta raiz.

 

01. Localizar o documento que se deseja acompanhar.

02. Acionar o ícone Notificar, localizado na área de ações sociais ao lado direito do nome do conteúdo.

Mais informações sobre o recurso Acompanhar podem ser obtidas em Acompanhar documento.

 

 

 

Esta documentação está atualizada a partir do fluig 1.5.10. Caso você utilize uma atualização anterior pode conter informações diferentes do que vê no seu fluig.