Caminho básico

 

01. Selecionar a funcionalidade Configurar Processos no menu principal.

O atalho para a funcionalidade Configurar Processos fica disponível no menu principal, através do ícone Processos.

02. Selecionar o processo que deseja configurar as atividades e fluxos.

Só será possível editar as atividades e luxos de um processo que esteja em modo de edição.

03. Acionar Editar.

 

Incluir Início

 

01. Arrastar o elemento Início do menu lateral para o local desejado da área de design do processo.

O Início é a atividade inicial de um processo e indica onde o fluxo do mesmo é iniciado. Quando iniciado uma nova solicitação do processo esta será a primeira atividade a ser executada. 

02. Acionar a opção Propriedade do elemento Início.

Para acionar a opção Propriedade é necessário mover o mouse sobre o elemento para as opções ficarem visíveis. 

03. Acessar aba Geral.

04. Informar o nome da atividade.

05. Informar a descrição da atividade.

06. No campo Instruções inserir instruções que auxiliem o entendimento da atividade. 

Ao preparar as instruções de uma atividade, é comum precisar buscar informações de outros arquivos ou sites.

O Fluig possui o conceito de hiperlink que permite que inclua acessos para documentos do Fluig e também para endereços na Internet por intermédio de documentos externos, evitando a replicação de informações e facilitando a navegação. Para isso, é necessário inserir a tag [WD:999999], onde 999999 deve ser substituído pelo código do documento no Fluig.

07. Selecionar o Expediente.

O expediente é referente aos expedientes cadastrados no Fluig. O expediente é utilizado para os cálculos de prazos e atrasos das atividades de processo. Por exemplo, se o expediente informado foi configurado como sendo de segunda à sexta das 8:00h às 18:00h e existe uma atividade com duração de 1 hora que foi criada às 17:30h de uma terça, seu prazo de conclusão será quarta às 8:30h em decorrência do Expediente. 

08. Selecionar um Mecanismo de Atribuição a ser considerado na seleção de usuários para executar a atividade.

São exibidos apenas os tipos de mecanismo de atribuição que podem ser utilizados em atividades do tipo Início.
Quando selecionado um mecanismo de atribuição para uma atividade Início, somente os usuários retornados pelo mecanismo poderão iniciar uma solicitação do processo.

09. Acionar a opção Configurar, para realizar a configuração do mecanismo de atribuição selecionado.

Ao utilizar um mecanismo de atribuição é necessário detalhar as informações a serem consideradas para seu correto funcionamento. 

10. Informar o prazo de conclusão da atividade.

O valor em horas informado é considerado, junto com o expediente selecionado, para calcular o prazo limite de conclusão da atividade. Este prazo é considerado a partir do momento de recebimento da atividade. 

11. Caso seja necessário a confirmação de senha para esta atividade, assinalar a opção Confirma Senha.

Caso na configuração do processo já esteja marcado, esta opção virá desabilitada. Ao avançar da atividade que possui confirmação de senha, será solicitada a senha do usuário que está executando a tarefa. Caso a senha seja inválida, o usuário executor da atividade poderá tentar o número de vezes que forem necessárias. A movimentação do processo só ocorrerá quando o usuário executor informar sua senha corretamente. Na tela de histórico do processo conterá uma indicação de que o usuário confirmou sua senha na movimentação da atividade na solicitação.
Importante
: As atividades assinaladas para utilização de confirmação de senha não poderão ser automatizadas por WebServices. 

12. Caso seja necessário inibir a transferência da execução da atividade, assinalar a opção Inibe Opção Transferir.

A opção Inibe Opção Transferir quando assinalada impede que a execução da atividade seja transferida para outro usuário. 

13. Caso seja necessário que a atividade seja executada por mais de um usuário, assinalar a opção Atividade Conjunta.

Desta maneira a atividade somente será considerada encerrada e a solicitação movimentada quando o % de consenso informado for alcançado. 

14. Caso assinalado a opção Atividade Conjunta, informar o percentual de consenso necessário para considerar a atividade como encerrada.

O campo % Consenso somente é utilizado quando for uma atividade conjunta. 

15. Selecionar uma opção no campo Seleciona Usuários para definir quando os usuários devem ser selecionados no momento da atribuição para essa atividade.

As opções disponíveis são:
   • Sempre: Quando selecionada, define que sempre é necessário selecionar para qual usuário essa atividade deve ser atribuída.
   • Quando houver mais de uma opção: Quando selecionada, define que apenas quando houver mais de um usuário listado, é necessário selecionar para qual deles deve ser atribuída a atividade.
   • Nunca (válido apenas para atividade conjunta): Quando selecionada, determina que essa atividade será atribuída para todos os usuários listados pelo mecanismo de atribuição.
Importante: Quando selecionado a opção Nunca (válido apenas para atividade conjunta) o campo Atividade Conjunta é assinalado automaticamente e também deve ser informado o % Consenso. 

16. Acessar aba Acompanhamento.

17. Assinalar se notifica responsável.

Caso esta opção seja assinalada, o responsável pela atividade em questão será notificado via e-mail do início da atividade. 

18. Assinalar se notifica requisitante.

Caso esta opção seja assinalada, o requisitante da solicitação será notificado via e-mail do início desta atividade. 

19. Assinalar se notifica gestor.

Caso esta opção seja assinalada, o gestor do processo será notificado via e-mail do início desta atividade. 

20. Acessar aba Atraso.

21. Assinalar se notifica responsável, do atraso da atividade. Caso assinalado, informar a tolerância e a frequência de notificação.

Caso esta opção seja assinalada, o responsável pela atividade em questão será notificado via e-mail que a atividade em questão está atrasada.
O valor informado no campo Tolerância será o tempo que o Fluig irá aguardar após o vencimento do prazo da atividade para começar a enviar o e-mail de notificação de atraso, e o valor informado no campo Frequência será o intervalo de tempo entre cada envio do e-mail de notificação de atraso. 

22. Assinalar se notifica requisitante, do atraso da atividade. Caso assinalado, informar a tolerância e a frequência de notificação.

Caso esta opção seja assinalada, o requisitante da solicitação será notificado via e-mail que a atividade em questão está atrasada. O valor informado no campo Tolerância será o tempo que o Fluig irá aguardar após o vencimento do prazo da atividade para começar a enviar o e-mail de notificação de atraso, e o valor informado no campo Frequência será o intervalo de tempo entre cada envio do e-mail de notificação de atraso. 

23. Assinalar se notifica gestor, do atraso da atividade. Caso assinalado, informar a tolerância e a frequência de notificação.

Caso esta opção seja assinalada, o gestor do processo será notificado via e-mail que a atividade em questão está atrasada. O valor informado no campo Tolerância será o tempo que o Fluig irá aguardar após o vencimento do prazo da atividade para começar a enviar o e-mail de notificação de atraso, e o valor informado no campo Frequência será o intervalo de tempo entre cada envio do e-mail de notificação de atraso. 

24. Acessar aba Esforço.

25. Selecionar o tipo de Cálculo do Esforço da atividade.

As opções disponíveis são:
   • Não controlar esforço: Quando selecionada, determina que o esforço não seja controlado. Nesta situação, não será possível utilizar indicadores na CAP que considerem o esforço e o custo das atividades.
   • Baseado no Esforço Estimado: Quando selecionada, determina que seja considerado o esforço estimado para o cálculo. Este valor é proveniente do campo Esforço Previsto.
   • Baseado no Apontamentos de Horas: Quando selecionada, determina que seja considerado o esforço informado no apontamento de horas. Nessa situação, para concluir a tarefa, o usuário é obrigado a informar a quantidade de horas trabalhadas na atividade.
   • Baseado no Tempo de Conclusão: Quando selecionada, determina que seja considerado o tempo de conclusão como esforço da atividade. É considerado como tempo de conclusão o tempo em que a atividade permaneceu com o usuário, considerando o expediente e feriados.
Para mais detalhes da utilização do recurso CAP, verificar a funcionalidade Central de Análise de Processos

26. Caso o tipo de Cálculo de Esforço for diferente de Não Controla Esforço, informar o Esforço Previsto.

O esforço previsto é a quantidade de horas previstas para a realização da atividade. 

27. Acionar Confirmar.

 

Incluir Atividade

 

01. Arrastar o elemento Atividade do menu lateral para o local desejado da área de design do processo.

A atividades define uma tarefa/ação que deve ser realizada dentro do fluxo do processo. 

02. Acionar a opção Propriedade do elemento Atividade.

Para acionar a opção Propriedade é necessário mover o mouse sobre o elemento para as opções ficarem visíveis. 

03. Acessar aba Geral.

04. Informar o nome da atividade.

05. Informar a descrição da atividade.

06. No campo Instruções inserir instruções que auxiliem o entendimento da atividade.

Ao preparar as instruções de uma atividade, é comum precisar buscar informações de outros arquivos ou sites.

O Fluig possui o conceito de hiperlink que permite que inclua acessos para documentos do Fluig e também para endereços na Internet por intermédio de documentos externos, evitando a replicação de informações e facilitando a navegação. Para isso, é necessário inserir a tag [WD:999999], onde 999999 deve ser substituído pelo código do documento no Fluig.

07. Selecionar o Expediente.

O expediente é referente aos expedientes cadastrados no Fluig. O expediente é utilizado para os cálculos de prazos e atrasos das atividades de processo. Por exemplo, se o expediente informado foi configurado como sendo de segunda à sexta das 8:00h às 18:00h e existe uma atividade com duração de 1 hora que foi criada às 17:30h de uma terça, seu prazo de conclusão será quarta às 8:30h em decorrência do Expediente. 

08. Selecionar um Mecanismo de Atribuição a ser considerado na seleção de usuários para executar a atividade.

São exibidos apenas os tipos de mecanismo de atribuição que podem ser utilizados em atividades comuns. 

09. Acionar a opção Configurar, para realizar a configuração do mecanismo de atribuição selecionado.

Ao utilizar um mecanismo de atribuição é necessário detalhar as informações a serem consideradas no mesmo para seu correto funcionamento. 

10. Informar o prazo de conclusão da atividade.

O valor em horas informado é considerado, junto com o expediente selecionado, para calcular o prazo limite de conclusão da atividade. Este prazo é considerado a partir do momento de recebimento da atividade. 

11. Caso seja necessário a confirmação de senha para esta atividade, assinalar a opção Confirma Senha.

Caso na configuração do processo já esteja marcado, esta opção virá desabilitada. Ao avançar da atividade que possui confirmação de senha, será solicitada a senha do usuário que está executando a tarefa. Caso a senha seja inválida, o usuário executor da atividade poderá tentar o número de vezes que forem necessárias. A movimentação do processo só ocorrerá quando o usuário executor informar sua senha corretamente. Na tela de histórico do processo conterá uma indicação de que o usuário confirmou sua senha na movimentação da atividade na solicitação.
Importante: As atividades assinaladas para utilização de confirmação de senha não poderão ser automatizadas por WebServices. 

12. Caso seja necessário inibir a transferência da execução da atividade, assinalar a opção Inibe Opção Transferir.

A opção Inibe Opção Transferir quando assinalada impede que a execução da atividade seja transferida para outro usuário. 

13. Caso seja necessário que a atividade seja executada por mais de um usuário, assinalar a opção Atividade Conjunta.

Desta maneira a atividade somente será considerada encerrada e a solicitação movimentada quando o % de consenso informado for alcançado. 

14. Caso assinalado a opção Atividade Conjunta, informar o percentual de consenso necessário para considerar a atividade como encerrada.

O campo % Consenso somente é utilizado quando for uma atividade conjunta. 

15. Selecionar uma opção no campo Seleciona Usuários para definir quando os usuários devem ser selecionados no momento da atribuição para essa atividade.

As opções disponíveis são:
   • Sempre: Quando selecionada, define que sempre é necessário selecionar para qual usuário essa atividade deve ser atribuída.
   • Quando houver mais de uma opção: Quando selecionada, define que apenas quando houver mais de um usuário listado, é necessário selecionar para qual deles deve ser atribuída a atividade.
   • Nunca (válido apenas para atividade conjunta): Quando selecionada, determina que essa atividade será atribuída para todos os usuários listados pelo mecanismo de atribuição.
Importante: Quando selecionado a opção Nunca (válido apenas para atividade conjunta) o campo Atividade Conjunta é assinalado automaticamente e também deve ser informado o % Consenso. 

16. Acessar aba Acompanhamento.

17. Assinalar se notifica responsável.

Caso esta opção seja assinalada, o responsável pela atividade em questão será notificado via e-mail do início da atividade. 

18. Assinalar se notifica requisitante.

Caso esta opção seja assinalada, o requisitante da solicitação será notificado via e-mail do início desta atividade. 

19. Assinalar se notifica gestor.

Caso esta opção seja assinalada, o gestor do processo será notificado via e-mail do início desta atividade. 

20. Acessar aba Atraso.

21. Assinalar se notifica responsável, do atraso da atividade. Caso assinalado, informar a tolerância e a frequência de notificação.

Caso esta opção seja assinalada, o responsável pela atividade em questão será notificado via e-mail que a atividade em questão está atrasada. O valor informado no campo Tolerância será o tempo que o Fluig irá aguardar após o vencimento do prazo da atividade para começar a enviar o e-mail de notificação de atraso, e o valor informado no campo Frequência será o intervalo de tempo entre cada envio do e-mail de notificação de atraso.

22. Assinalar se notifica requisitante, do atraso da atividade. Caso assinalado, informar a tolerância e a frequência de notificação.

Caso esta opção seja assinalada, o requisitante da solicitação será notificado via e-mail que a atividade em questão está atrasada. O valor informado no campo Tolerância será o tempo que o Fluig irá aguardar após o vencimento do prazo da atividade para começar a enviar o e-mail de notificação de atraso, e o valor informado no campo Frequência será o intervalo de tempo entre cada envio do e-mail de notificação de atraso.

23. Assinalar se notifica gestor, do atraso da atividade. Caso assinalado, informar a tolerância e a frequência de notificação.

Caso esta opção seja assinalada, o gestor do processo será notificado via e-mail que a atividade em questão está atrasada. O valor informado no campo Tolerância será o tempo que o Fluig irá aguardar após o vencimento do prazo da atividade para começar a enviar o e-mail de notificação de atraso, e o valor informado no campo Frequência será o intervalo de tempo entre cada envio do e-mail de notificação de atraso.

24. Acessar aba Esforço.

25. Selecionar o tipo de Cálculo do Esforço da atividade.

As opções disponíveis são:
   • Não controlar esforço: Quando selecionada, determina que o esforço não seja controlado. Nesta situação, não será possível utilizar indicadores na CAP que considerem o esforço e o custo das atividades.
   • Baseado no Esforço Estimado: Quando selecionada, determina que seja considerado o esforço estimado para o cálculo. Este valor é proveniente do campo Esforço Previsto.
   • Baseado no Apontamentos de Horas: Quando selecionada, determina que seja considerado o esforço informado no apontamento de horas. Nessa situação, para concluir a tarefa, o usuário é obrigado a informar a quantidade de horas trabalhadas na atividade.
   • Baseado no Tempo de Conclusão: Quando selecionada, determina que seja considerado o tempo de conclusão como esforço da atividade. É considerado como tempo de conclusão o tempo em que a atividade permaneceu com o usuário, considerando o expediente e feriados.
Para mais detalhes da utilização do recurso CAP, verificar a funcionalidade Central de Análise de Processos.

26. Caso o tipo de Cálculo de Esforço for diferente de Não Controla Esforço, informar o Esforço Previsto.

O esforço previsto é a quantidade de horas previstas para a realização da atividade.

27. Acionar Confirmar.

 

Incluir Fim

 

01. Arrastar o elemento Fim do menu lateral para o local desejado da área de design do processo.

O elemento Fim indica a finalização do fluxo do processo. Todo processo deve ter pelo menos um Fim.

02. Acionar a opção Propriedade do elemento Fim.

Para acionar a opção Propriedade é necessário mover o mouse sobre o elemento para as opções ficarem visíveis.

03. Informar o nome.

04. Assinalar se notifica responsável.

Caso esta opção seja assinalada, o responsável pela atividade em questão será notificado via e-mail do fim da solicitação.

05. Assinalar se notifica requisitante.

Caso esta opção seja assinalada, o requisitante da solicitação será notificado via e-mail do fim da solicitação.

06. Assinalar se notifica gestor.

Caso esta opção seja assinalada, o gestor do processo será notificado via e-mail do fim da solicitação.

07. Acionar Confirmar.

 

Incluir Atividade Automática

 

01. Arrastar o elemento Automático do menu lateral para o local desejado da área de design do processo.

A Atividade Automática é um mecanismo que, dependendo do resultado obtido, determina para qual atividade, dentre as possíveis, o fluxo do processo deve ser encaminhado.

02. Acionar a opção Propriedade do elemento Automático.

Para acionar a opção Propriedade é necessário mover o mouse sobre o elemento para as opções ficarem visíveis.

03. Informar o nome

04. Acessar aba Condições.

Na aba Condições serão inseridas as condições que farão a atividade ter comportamento automático. Deverá ser cadastrada a condição, a atividade de destino desta condição e o mecanismo de atribuição, este último é opcional.
Importante: Os fluxos de saída da atividade automática já devem estar definidos, para que seja possível configurar suas condições.

05. Acionar o botão Adicionar.

Também é possível editar uma condição existente acionando o botão Editar ou remover uma condição existente acionando o botão Remover.
Importante: O Fluig irá obedecer a ordem de inclusão das condições para executa-las, assim sendo, a solicitação será movimentada para a atividade definida na primeira condição verdadeira encontrada.

06. Inserir as expressões lógicas para a condição.

As expressões lógicas pode ter o formato de qualquer expressão lógica que é utilizada na linguagem JavaScript. O retorno destas expressões deve ser obrigatoriamente um valor lógico.
Importante: A configuração das expressões de uma atividade automática somente deve ser efetuada após o cadastramento do fluxo de atividades do processo.

07. Selecionar, entre as atividades do processo, qual deve ser a atividade Destino.

A atividade destino será a atividade para qual a solicitação será movimentada quando a condição em questão for verdadeira.

08. Selecionar um Mecanismo de Atribuição a ser considerado na seleção de usuários para executar a atividade destino.

São exibidos apenas os tipos de mecanismo de atribuição que podem ser utilizados em atividades do tipo Automático.

A configuração de um mecanismo de atribuição para uma condição é opcional.

Caso seja selecionado um mecanismo de atribuição, o mesmo será utilizado em conjunto com o mecanismo de atribuição da atividade destino para definir o responsável pela atividade, retornando um conjunto de usuários comuns entre os dois mecanismos de atribuição.

Caso não seja selecionado um mecanismo de atribuição, será utilizado somente o mecanismo de atribuição da atividade destino.

09. Caso tenha sido selecionado um mecanismo de atribuição, acionar Configurar para realizar a configuração do mecanismo de atribuição selecionado.

Ao utilizar um mecanismo de atribuição é necessário detalhar as informações a serem consideradas para seu correto funcionamento.

10. Acionar Confirmar.

 

Incluir Subprocesso

 

01. Arrastar o elemento Subprocesso do menu lateral para o local desejado da área de design do processo.

O Subprocesso são processos que fazem parte de um processo principal.

02. Acionar a opção Propriedade do elemento Subprocesso.

Para acionar a opção Propriedade é necessário mover o mouse sobre o elemento para as opções ficarem visíveis.

03. Informar o nome.

04. Informar a descrição.

05. Selecionar entre os processos disponíveis, qual deve ser utilizado como Subprocesso.

Qualquer processo adicionado ao Fluig pode ser utilizado como um Subprocesso. Quando movimentada a solicitação para o Subprocesso, a solicitação do processo principal é finalizada e uma nova solicitação do Subprocesso é criada. Caso o fluxo de movimentação permita retorno, quando movimentada a solicitação do processo principal para o subprocesso, uma nova solicitação para o subprocesso é criada e a solicitação do processo principal ficará bloqueada até o término da solicitação do subprocesso. Assim que a solicitação do subprocesso for finalizada, a solicitação do processo principal é movimentada para a atividade anterior à do subprocesso, podendo continuar sua execução.

06. Assinalar se transfere anexos.

Quando assinalado a opção Transfere Anexos, todos os anexos presentes na solicitação do processo principal serão copiados para a nova solicitação que será criada para o Subprocesso em questão.

07. Acionar Confirmar.

 

Incluir Fork

 

01. Arrastar o elemento Fork do menu lateral para o local desejado da área de design do processo.

O Fork representa o início de atividades paralelas, todas as atividades e fluxos que estão após o Fork e antes do Join serão executadas paralelamente.

02. Acionar a opção Propriedade do elemento Fork.

Para acionar a opção Propriedade é necessário mover o mouse sobre o elemento para as opções ficarem visíveis.

03. Informar o nome.

04. Acionar Confirmar.

 

Incluir Join

 

01. Arrastar o elemento Join do menu lateral para o local desejado da área de design do processo.

O Join representa o fim de atividades paralelas. Todo fluxo que veio de um Fork em algum momento do processo deve ir para um Join. Quando existem atividades paralelas pendentes, o processo fica posicionado no Join, até que todas as atividades sejam concluídas. Quando as tarefas forem concluídas, o processo é movimentado automaticamente para a próxima atividade.

02. Acionar a opção Propriedade do elemento Join.

Para acionar a opção Propriedade é necessário mover o mouse sobre o elemento para as opções ficarem visíveis.

03. Informar o nome.

04. Acionar Confirmar.

 

Incluir Anotação

 

01. Arrastar o elemento Anotação do menu lateral para o local desejado da área de design do processo.

O elemento Anotação é utilizado para prover informações adicionais no diagrama do processo.

02. Acionar a opção Propriedade do elemento Anotação.

Para acionar a opção Propriedade é necessário mover o mouse sobre o elemento para as opções ficarem visíveis.

03. Informar a anotação.

No momento que a anotação é adicionada na área de design é apresentada uma caixa de texto onde é possível também informar a anotação.

04. Acionar Confirmar

 

Incluir Swimlane

 

01. Arrastar o elemento Swinlane do menu lateral para o local desejado da área de design do processo.

O elemento Swinlane é utilizado para representar visualmente uma entidade participante do fluxo do processo. Desta maneira, é possível organizar as atividades de acordo com a entidade responsável pela sua execução, facilitando a visualização e entendimento do fluxo do processo.

02. Acionar a opção Propriedade do elemento Swinlane.

Para acionar a opção Propriedade é necessário mover o mouse sobre o elemento para as opções ficarem visíveis.

03. Informar o nome.

04. Selecionar a cor do Swinlane.

05. Acionar Confirmar.

 

Incluir Documento

 

01. Arrastar o elemento Documento do menu lateral para o local desejado da área de design do processo.

O elemento Documento é utilizado para prover um acesso a um determinado documento do Fluig no diagrama do processo.

02. Acionar a opção Propriedade do elemento Documento.

Para acionar a opção Propriedade é necessário mover o mouse sobre o elemento para as opções ficarem visíveis.

03. Selecionar um documento.

Para selecionar um documento deve ser acionado o ícone de Lupa e na tela apresentada navegar pelas pastas e documentos. Ao localizar o documento desejado, assinalar o mesmo e acionar o botão Selecionar.

04. Acionar Confirmar.

 

Incluir Fluxos

 

01. Acionar a opção Fluxo do elemento de origem.

Fluxos são mecanismos que definem para qual atividade o processo pode seguir. Para acionar a opção Fluxo é necessário mover o mouse sobre o elemento para as opções ficarem visíveis.
Importante: Os elementos Subprocesso e Fim apenas podem ser utilizados como atividade destino. Quando realizado este procedimento nos elementos Documento e Anotação não será criado um fluxo, e sim uma associação, visto que os mesmos não são considerados atividades de processo.

02. Arrastar o fluxo até o elemento destino.

03. Acionar a opção Propriedade do fluxo criado.

Para acionar a opção Propriedade é necessário mover o mouse sobre o fluxo criado para a opção ficar visível.

04. No campo Ativ. Fluxo, inserir texto a ser utilizado para identificar a ação de avanço da atividade origem para a atividade destino no fluxo do processo. Saiba Mais

Nota:
O texto informado é apresentado como opção de ação ao usuário no momento da execução da atividade origem. O mesmo é opcional e caso não seja informado será utilizado o nome da atividade destino.
Fechar

05. Caso necessário, selecionar a opção Fluxo Automático.

Quando assinalado, determina que a atividade será movimentada automaticamente para a atividade destino quando seu prazo de conclusão vencer. Para que isto aconteça, é necessário configurar um agendamento do tipo Fluxo Automático. Para mais detalhes de como configurar um agendamento, verificar a funcionalidade Agendador de Tarefas.

06. Caso necessário, selecionar a opção Permite Retorno.

Quando assinalado, determina que a atividade destino pode efetuar ação de retorno para a atividade origem.

07. No campo Ativ. Fluxo, inserir o texto a ser utilizado para identificar a ação de retorno da atividade destino para a atividade origem no fluxo do processo.

O texto informado é apresentado como opção de ação ao usuário no momento da execução da atividade destino. O mesmo é opcional e caso não seja informado será utilizado o nome da atividade origem. 

08. Acionar Confirmar.

 

Caminhos alternativos

 

Eliminar Atividades e Fluxos

 

01. Para eliminar uma atividade, fluxo ou qualquer outro elemento do processo, é necessário acionar a opção Excluir (representada pelo ícone de lixeira) do elemento que se deseja eliminar.

Para acionar a opção Excluir é necessário mover o mouse sobre o elemento desejado para a opção ficar visível.

 

 

Falando de Configurar Atividades e Fluxos...

Nesta configuração de atividades e fluxos, são definidas as principais informações a serem consideradas durante uma solicitação de processo. Dessa forma, é necessário definir com atenção essas informações, garantindo assim o correto funcionamento do processo.

É possível definir a disposição das atividades, subprocessos, atividades automáticas e demais elementos para uma melhor visualização e entendimento de todo o processo. Ao definir os mecanismos de atribuição dos itens do processo, somente são exibidos os tipos de mecanismo que podem ser utilizados conforme o tipo de atividade. Para a atividade do tipo Início, por exemplo, os mecanismos "Para um grupo" e "Para um papel" não são exibidos como opção, pois esses tipos não podem ser utilizados nesse tipo de atividade.

No menu lateral da tela de configuração são disponibilizados os elementos para a criação do processo: Início, Fim, Atividade, Automático, Documento, Anotação, Swinlane, Subprocesso, Fork e Join. Também é disponibilizado o acesso à tela de configuração do processo através do item Propriedades.

Outra forma de adicionar elementos é através do menu disponível quando movido o mouse sobre um determinado elemento. Quando se utiliza deste recurso, o fluxo (ou associação caso o elemento selecionado seja um Documento ou Anotação) entre os dois elementos também é criado.

Também é possível exportar a documentação do processo, gerando um documento com informações referentes ao processo e suas atividades, ou a imagem do fluxo do processo.