Descrição

Financeiro

Observações

Alterações feitas no TOTVS Gestão Financeira

4.1 Visão por Data Base

Foram desenvolvidas duas novas telas para consulta de registros com a visão na data base, estas telas só estão disponiveis versão com data base e revitalização a partir da versão 12.1.9.

 São elas

Posição Financeira Lançamentos

Posição Financeira Extratos

 
 

Foram adicionados novos status para o campo BAIXAPENDENTE na tabela FLAN. Sempre que um lançamento financeiro estiver com o campo BAIXAPENDENTE  com um valor diferente de 0 (Zero) não será possível fazer a baixa.

Os novos status foram criados para situações onde os planos de financiamento são gerados por processos do TIN e que ainda não estão efetivados.  Como não há mais a redundância de dados do TIN com o financeiro os lançamentos são criados diretamente no financeiro e enquanto seu processo de origem ainda estiver “em preparação” ficam bloqueados evitando assim possíveis baixas indevidas.


Segue abaixo a descrição e motivo do bloqueio.

Status que permite que o lançamento financeiro seja baixado. Este status é aplicado caso nenhum das condições abaixo se apliquem.

Utilização exclusiva do financeiro.

Utilização exclusiva do financeiro.

Utilização exclusiva do financeiro.

As parcelas financeiras recebem este status quando forem criadas pelo processo “Gerar Plano de financiamento” da Venda e permanecem assim até que a venda seja efetivada e os lançamentos desbloqueados através do processo de “Desbloquear Lançamentos Financeiros” (processo existente na visão da venda).

Bloqueio realizado pelo processo de “Bloquear Venda” existente na visão da venda.

Quando uma venda possui um Distrato e ele é efetivado, o sistema aplicada o status =6 nas parcelas do plano de financiamento de venda (receber). Antes da versão de revitalização, estas parcelas era cancelas, mas devido a evolução que permite desfazer um distrato, o cancelamento não é mais aplicado. Desta forma evita-se que parcelas de recebimento de venda de um contrato distratado sejam baixadas indevidamente ou remetidas a banco.

As parcelas financeiras recebem este status quando forem selecionadas (no click) em Aditivos de Venda do tipo Renegociação e Alteração de Vencimento.
Ao efetivar o aditivo de renegociação as parcelas que antes estavam bloqueadas, são canceladas.
Ao efetivar o aditivo de alteração de vencimento as parcelas são desbloqueadas, voltando para o status =0.

As parcelas financeiras recebem este status quando forem criadas pelo processo “Gerar Plano de financiamento” do Distrato da venda e permanecem assim até que o distrato seja efetivado.

As parcelas financeiras recebem este status quando forem criadas pelo processo “Gerar Plano de financiamento” do Aditivo da venda e permanecem assim até que o aditivo seja efetivado.

As parcelas financeiras recebem este status através da ferramenta de “divergências de Valores” que trata valores inconsistentes entre o TIN e o Financeiro, se a inconsistência não for corrigida o sistema bloqueia a parcela, se necessário o usuário deverá entrar em contato com a Central de Atendimento.

São lançamentos criados de parcelas que não estavam vinculadas a lançamentos financeiros. Provavelmente no passado a carga inicial da base de dados importou as vendas e suas parcelas para efeitos de histórico mas os lançamentos financeiros correspondentes a essas parcelas não foram criados. Com a eliminação da redundância de dados a parcela deixa de existir e passa a existir apenas o lançamento financeiro, que precisa ser criado automaticamente para que essas vendas antigas fiquem corretas. Como são valores que não podem ser alterados, baixados, etc. eles nascem com o tipo de bloqueio 11.

4.2 Bloqueios ou travas para Data Base

Afim de garantir a integridade dos registros gravados o sistema passa a bloquear comportamentos que podem gerar conflitos nos valores base

Para habilitar a trava cronológica no financeiro, deve ser habilitado o parâmetro "Bloquear alterações de dados financeiros e baixas, quanto estiver usando Data Base e o mês competência da alteração for diferente do mês da competência do reajuste."


Este log só ocorre se o Financeiro estiver parametrizado para usar o histórico.

Este log só ocorre se o Financeiro estiver parametrizado para usar o histórico.

Se necessário o usuário deverá cancelar a baixa futura para fazer os processos retroativos.


Esta será uma trava parametrizada no TIN, mas o relatório de ficha financeira por data base só poderá ser exibido se esta trava estiver marcada.

A Parcela com baixa parcial só poderá sofrer reajuste com data maior que a data de sua última baixa.

É possível que este comportamento de voltar a parcela com reajuste para o passado, com uma baixa parcial futura, tenha gerado valores de integração negativos.


Alterações de Lançamentos com reajuste Anual ou outras periodicidades

O bloqueio se aplica a:


Exemplo:

Um lançamento está sendo alterado em 03/08/2016 e ele possui dois componentes um de juros de contrato e outro de correção monetária cuja periodicidade é de 12 meses, com as seguintes datas de último reajuste e próximo reajuste.

 

4.3 Congelar Reajuste de Parcela / Descongelar Reajuste de Parcela

Para facilitar o uso do sistema e permitir que haja negociação com seu cliente, foram criados dois processos para congelar e descongelar o reajuste da parcela. (Processos-> Congelar Reajuste da Parcela ou Descongelar Reajuste da Parcela)


Ao executar o congelamento da parcela o sistema passa a ignorar o processo de reajuste apenas para esta parcela. (no banco de dados o campo XVENDAPARCELA.IGNORARREAJUSTE = 1)


Exemplo de Aplicação:

O cliente liga para a Incorporadora e faz uma negociação direta com o financeiro, sem envolver a equipe de contratos (TIN).

Nessa negociação o cliente já está em atraso com a parcela e eles chegam a um acordo que vão congelar o reajuste até o mês de fevereiro, sendo que eles estão no mês de junho. Então, o usuário executa o processo de congelar a parcela no mês de fevereiro.

Dessa forma, a baixa poderá ser executada em qualquer competência sem que a trava do financeiro bloqueia a baixa.

E ainda o usuário deixará de se preocupar com essa parcela caso alguém da equipe do imobiliário execute o reajuste para a outra competência sem avisar a equipe do financeiro.