Atividade Comum

É a atividade workflow comum do Fluig. É a unidade básica da separação de um processo workflow em atividades . Deverá ser executado por um usuário para que a solicitação workflow para dar andamento a solicitação workflow.

 Atividade usuário

Bastante semelhante a atividade comum poderá mais restritiva. Essa notação determina que obrigatoriamente um usuário deverá executar esta tarefa e que ela é controlada e registrada pelo Fluig.

 Atividade de serviço

Está atividade permite consultar dados de um serviço externo e passar para o processo dados provindos desses serviços externos. Nas propriedades da atividade é possível selecionar um serviço cadastrado no fluig e editar um script javascript que fará acesso aos métodos e dados desse serviço . Fazendo uso das apis hAPI, e hForms é possível passar os dados obtidos na consulta do serviço para dentro do fluig.

Exemplo de código gerado para iniciar o trabalho de integração com serviço:

try {
	var Service = ServiceManager.getService('rm');
	var serviceHelper = Service.getBean();
	var serviceLocator = serviceHelper.instantiate('classe.locator');
} catch(erro) { 
	log.error(erro);
}

O código gerado nesse script será incoporado ao evento afterStateEntry relacionado a este processo e será processado no momento que  solicitação entrar na atividade de serviço.

 Atividade de Envio de mensagem

Esta atividade permite o envio de uma mensagem de email para um endereço externo ao endereço a ferramenta fluig. É possível configurar o tipo e email (texto ou html) o assunto e o texto do email em tempo de modelagem. 

 Atividade manual

Atividade manul representa uma atividade externa ao sistema que não necessariamente precisa ser executada por um usuário usando a tela de movimentação de processos. Um exemplo prático seria o usuário buscar um documento que acabou de ser impresso. Essa notação deve ser usada em casos em que essas atividades externas ao sistema precisam ser colocadas no diagrama de processos para fins de documentação de processo.

 Atividade de negócio.

O Objetivo desse tipo de atividade é consultar regras de negócio que não estejam internalizados no Fluig. Essa consulta se dará por meio de um script javascript consultando um serviço pré-cadastrado no fluig. O comportamento interno desta atividade será o mesmo comportamento da atividade  de serviço.

 Atividade de script

Essa atividade faz a execução de um script ao ser executada. Em tempo de modelagem esse script deverá ser desenvolvido em linguagem javascript e poderá fazer uso de todas as apis de infra-estrutura que o fluig oferece como a hApi e hForm.

Subprocesso

 Atividade de negócio.

O Objetivo desse tipo de atividade é consultar regras de negócio que não estejam internalizados no Fluig. Essa consulta se dará por meio de um script javascript consultando um serviço pré-cadastrado no fluig. O comportamento interno desta atividade será o mesmo comportamento da atividade  de serviço.

 Sub-Processo

Permite selecionar outro processo préviamente exportado para o servidor do fluig como sub-processo.

AtributoDescrição
CódigoCódigo da atividade.
NomeNome da atividade.
DescriçãoDescrição da atividade.
SubprocessoProcesso que será iniciado ao iniciar esta atividade.
Transfere AnexosTrasfere anexos do processo pai ao processo filho (o inverso não ocorre).
Cancelamento conjunto com solicitação principalCancela todos os subprocessos iniciados pela solicitação caso ela seja cancelada.

Hoje, os anexos de workflow de um subprocesso não são transferidos ao pai a menos que haja alguma customização para tal, porém os anexos do pai podem ser transferidos ao filho através da flag Transfere Anexos.