O TOTVS Developer Studio foi construído sob a plataforma
Eclipse (acessado em Maio/2015). Que é uma ferramenta de uso geral configurável e extensível para várias tarefas. Caso você tenha familiaridade com o Eclipse, verá que o funcionamento do TOTVS Developer Studio é praticamente o mesmo de quando o utilizamos para desenvolvimento em Java ou outras linguagens por ele suportadas.

Se você não conhece o Eclipse, passaremos aqui as informações primordiais, para que possa utilizar o TOTVS Developer Studio e caso queira se aprofundar, recomendamos a leitura de Eclipse Luna Documentation (acessado em Maio/2015).

Atentar que algumas informações disponíveis nesta documentação podem não existir ou ser diferentes no comportamento ou em algum detalhe em função das especificidades do ambiente Protheus e neste caso, será aqui tratado.

Para obter material sobre o Eclipse em sue idioma, efetue uma busca em sítios de buscas, que há farto material disponibilizado por terceiros.

O TOTVS Developer Studio é uma ferramenta de desenvolvimento integrada (IDE), fornecendo ao desenvolvedor ou administrador TOTVS uma vasta gama de funcionalidades, tais como edição de programas, execução, depuração, administração de produtos TOTVS e muitas outras funcionalidades.

Janela principal

Menus e barra de ferramentas

Na parte superior da janela principal, você tem várias opções de menu, que dão acesso as principais funcionalidades do TDS e logo abaixo a barra de ferramentas, que lhe dará acesso as funcionalidades mais utilizadas e esta pode variar bastante dependendo do contexto em que você se encontra.

Sugerimos que você abra cada um dos menus e leia as opções oferecidas de forma a se familizar-se com elas e algums termos, mas sem acionar nenhuma opção apresentada. Sobre a barra de ferramentas, passeie com o mouse e veja as dicas que são apresentadas.h3. Barra de status

Na parte inferior da janela principal, temos a barra de status que é utilizada para nos fornecer informações, tais como seleção e estado do elemento corrente. Também podemos encontrar algumas funcionalidades a disposição. Da mesma forma que a barra de ferramentas, esta pode variar bastante conforme o contexto em que se encontra.

Entre o menu e barra de status

Esta região é onde ocorre toda a ação do TDS. Editores, diálogos, assistentes, são apresentados nesta região.

Adicionais

O TDS é extensível e customizável e isso ocorre através de adicionais (plugings). Estes adicionais podem ser feitos por nós, pela organização Eclipse ou terceiros. A principio qualquer adicional construído para o Eclipse Luna, pode ser utilizado no TDS sem problemas.

Visões

O ambiente de trabalho contém uma coleção de elementos com abas. Tipicamente, as visões são utilizadas para navegação hierárquica em um modelo de documentos ou opções, agrupados a atender determinada funcionalidade.

Os elementos em destaque na tela acima, são exemplo de algumas visões. Dependendo dos adicionais instalados, o TDS pode chegar a uma centena (ou mais) de visões.

Para ter acesso a outras visões e com isso a mais funcionalidades, acione o menu @Janela | Mostrar Visões | Outras..."@. Selecione a visão desejada e confirme.

A visão selecionada será apresentada na tela principal.

Todas as visões são acopláveis, ou seja, você pode arrastá-las pelo título e posicioná-las onde achar melhor, além de serem redimencionáveis arrastando-se as suas bordas.Também pode fechar uma visão que não tenha mais interesse, acionando o que aparece ao lado do título ao posicionar o ponteiro do mouse sobre ele.

Perspectivas

São utilizadas para você customizar o leiaute da área principal, organizando as visões de forma a atender melhor as suas necessidades e gosto.

Perspectivas pré-definidas

Os adicionais, costumam vir com perspectivas pré-definidas com as visões mais comuns a determinadas tarefas. No canto superior a direita, repare que há uma série de denominações. Estas são as perspectivas abertas e a rebaixada é a corrente.

Você pode trocar rapidamente entre elas, acionando o mouse sobre a perspectiva desejada. Caso ela não esteja aberta, acione o primeiro botão em destaque ou acione o menu @Janela | Abrir Perspectiva | Outras...@. Selecione a deseja e confirme.

Após selecionar uma perspectiva, repare que o leiaute foi modificado, sendo apresentado outras visões ou em posição diferente.

Criando as suas próprias perspectivas

Selecione uma perspectiva que esta mais próxima das suas necessidades. Adicione, feche, reposicione ou redimencione as visões. Se encerrar o TDS neste momento, o novo leiaute será salvo na perspectiva atual. Antes de sair, pode salvar esse novo leiaute em uma perspectiva customizada.

Acione o menu de contexto sobre o botão da perspectiva corrente e acione @Salvar Como...@. Informe um novo nome e confirme.

Se você acionar o menu de contexto da perspectiva, veja que há outras opções: