Notícias
  • 2014
    • Agosto
    • Julho
    • Junho
    • Maio
    • Fevereiro
    • Janeiro
  • 2013
  • 2012

Todas as Notícias

Teste
Estoque com terceiro – Empresa remetente – Remessa e retorno de mercadorias

FAQ: Estoque com terceiro – Empresa remetente – Remessa e retorno de mercadorias

 

Produto:RM
Ambiente:Unspecified
Versão:11.20

 

Avaliação

Como parametrizar e utilizar o recurso de Estoque Terceiro no processo de Remessas quando a Empresa é a Remetente.

 

Descrição do Processo
Consideramos como Remessas, as operações em que a empresa envia produtos/mercadorias ou bens para terceiros, que posteriormente irão retornar sem alteração da sua composição básica.

A empresa remetente da mercadoria irá incluir um movimento de saída ‘Remessa de Mercadoria’ para controle do estoque COM Terceiros e regularização fiscal e contábil da operação. Este movimento irá aumentar o estoque COM Terceiros, sem interferir no estoque total de propriedade da empresa (Saldo Atual). Consideramos que o estoque COM Terceiros é um estoque indisponível para movimentações de saídas, até que seja lançado o retorno da mercadoria. O valor financeiro do estoque COM Terceiros será calculado com base no custo médio das mercadorias já registrado no sistema.

Ao receber o retorno da mercadoria, a empresa remetente irá incluir, através de cópia por referência do movimento de ‘Remessa de Mercadoria’, um movimento de entrada ‘Retorno de Mercadoria Remetida’ para estornar o controle do estoque COM Terceiros e regularização fiscal e contábil do retorno. Este movimento irá diminuir o estoque COM Terceiros. Após inclusão do movimento de retorno, o estoque COM Terceiros voltará a ser considerado como estoque disponível para movimentação.

Identificamos neste tipo de operação, os processos de Remessas / Retornos:

• para Demonstrações;

 

• de Embalagens.

Solução

Parametrização Necessária
Deverão ser criados dois tipos de movimentos, sendo um para a Remessa da Mercadoria e outro para o Retorno da Mercadoria Remetida.

Tipo de Movimento 2.2.XX – Remessa de Mercadorias:

 

Etapa – Estoque
Tipo Controle Estoque Terceiros: Remessa / Entrada de Mercadoria.
Efeito sobre Saldo COM Terceiros: Aumenta

Etapa – Contabilidade:
Parametrizar de acordo com as obrigações contábeis da empresa;

Etapa – Fiscal:
Parametrizar de acordo com as obrigações legais da operação.

Tipo de Movimento 1.2.XX – Retorno de Mercadoria:

 

Etapa – Mov – Outros Dados:
Usar Cópia de Mov. por Referência: Habilitado.
Motivo de Referência: 10 – Retorno de Remessa

 

Etapa – Item – Identificação:
Tipo dos Itens: Produto
Permitir Item Repetido: Habilitado (necessário porque se a mercadoria devolvida tiver saído da empresa em mais de uma nota fiscal, neste caso o sistema irá criar um item relacionado para cada nota fiscal de remessa);

Etapa – Estoque
Efeito sobre Saldo COM Terceiros: Diminui
Etapa – Contabilidade: Parametrizar de acordo com as obrigações contábeis da empresa;
Etapa – Fiscal: Parametrizar de acordo com as obrigações legais da operação.

Aplicação do Processo
Para um melhor entendimento sobre o processo, iremos utilizar um caso pratico de remessa e retorno de dois produtos (Produto Demonstração e Produto Embalagem).

1 - Saldo dos Produtos antes das movimentações de Remessa/Retorno:

Demonstração Embalagem
Saldo Atual = 10 Saldo Atual = 25
(-) Saldo Com Terceiro = 0 (-) Saldo Com Terceiro = 0
Saldo Disponível = 10 Saldo Disponível = 25

2 – Inclusão do Movimento 2.2.XX Remessa de Mercadoria

 

O usuário deverá acessar o movimento parametrizado para este fim e incluir os produtos “Demonstração” e “Embalagem”.
Quantidade utilizada na movimentação:
Produto Demonstração: 4
Produto Embalagem: 5

3 – Saldo dos Produtos Após Movimentação de Remessa

Demonstração Embalagem
Saldo Atual = 10 Saldo Atual = 25
(-) Saldo Com Terceiro = 4 (-) Saldo Com Terceiro = 5
Saldo Disponível = 6 Saldo Disponível = 20

4 – Inclusão do Movimento 1.2.XX Retorno de Mercadoria

 

O usuário deverá acessar o movimento parametrizado para este fim e em processo “Assistente de Copia Por Referência” filtrar o(s) movimento(s) da remessa, tópico 2. Após a seleção do(s) mesmo(s) selecionar os itens desejados e “executar” o assistente para a criação do movimento de Retorno. Com a visão do movimento de Retorno aberto altere as quantidades conforme desejado e salve o movimento.

Quantidade utilizada na movimentação:
Produto Demonstração: 3
Produto Embalagem: 5

OBS: Caso o usuário deseje visualizar os dados do movimento de Remessa, basta editar o movimento de Retorno de Remessa e acessar a guia “Consultas, Sub-Guia / Copia por Referencia”.

5 – Saldo dos Produtos Após Movimentação de Remessa

Demonstração Embalagem
Saldo Atual = 10 Saldo Atual = 25
(-) Saldo Com Terceiro = 1 (-) Saldo Com Terceiro = 0
Saldo Disponível = 9 Saldo Disponível = 20

 

Informações Adicionais

  • Consideramos para o Controle do Estoque Terceiros, os estoques de propriedade da empresa que estão COM Terceiros (fisicamente localizado nas dependências de terceiros).
  • O estoque COM Terceiros compõe o Saldo Atual da mercadoria/produto, porém não esta disponível para movimentações de saídas enquanto não retornar. Em todas as movimentações que afetam o estoque, o sistema irá considerar como saldo disponível para movimentação, a diferença entre o Saldo Atual e o saldo COM Terceiros.

Estoque Disponível = Saldo Atual – COM Terceiros

  • O sistema bloqueará a utilização do Controle de Estoque de Terceiros, se o parâmetro geral de Controle de Estoque (Opções / Parâmetros / RM Nucleus / Gestão de estoque / Definições de estoque / Saldo de Estoque) estiver permitindo trabalhar com estoque Negativo no saldo atual, proporcionando uma consistência real dos dados.
  • A mercadoria/produto que possui estoque COM Terceiros, terá o custo médio único na empresa (conforme critério de cálculo do custo médio adotado pela empresa – por local ou por filial).
  • O sistema permitirá que o estoque em poder de terceiros utilize o custo por filial que irá conduzir os dados de custo médio por local de estoque para o custo médio por filial.
  • O saldo do estoque COM Terceiros poderá ser consultado através da opção ‘Consulta de Saldos e Custos’ (CTRL + T) do sistema.
  • Para a gestão desse controle no sistema, foram criadas as tabelas TESTOQUETERCEIROS ‘Estoque DE/COM Terceiros’ e TRELSLDTERCEIROS‘ Ficha Física dos Produtos DE/COM Terceiros’.
  • Todas as movimentações relacionadas ao controle estoque de terceiros serão gravadas na tabela TMOVRELAC e TITMMOVRELAC, sendo o campo TIPORELAC=‘T’.

 

Utilização de Tabela Default para Evento

Produto: TOTVS Gestão Financeira                                                                                                             

Processo: Integração Contábil

Subprocesso: Amarração de dados contábeis para utilização em Lançamentos.

 

 

Introdução

 

É possível associar informações contábeis em tabelas específicas para que as informações contábeis sejam automaticamente carregadas no Lançamento Financeiro, de acordo com a necessidade de cada transação financeira.

 

As Tabelas que podem ser utilizadas para alocação de tais informações são as Tabelas Opcionais do RM Fluxus e o cadastro de Tipo de Documento.

 

 Desenvolvimento/Procedimento:

  1. 1.       Definir a Tabela que será utilizada como Tabela Default para Evento através do Assistente de implantação de processos / 02.05.01 – Contabilização > Etapa 1 – Contab. Financeiro > Nome do campo: ‘Tabela Default para Evento’. Neste local, será definido o cadastro onde serão associados os Eventos Contábeis necessários para contabilização de cada processo realizado pela empresa.
  2. 2.      Depois de definida a Tabela a ser utilizada, deve-se acessar o menu Cadastros > Clicar na opção definida como Tabela Default para Evento > Editar os itens desta tabela e, dentro de cada item definir o Evento Contábil a ser utilizado, de acordo com cada situação.

 

Exemplo de associação:

  1. Suponhamos que nos parâmetros da Integração Contábil, citado acima, foi definido como Tabela Default para Evento o cadastro de Tipos de Documento.

 

  1. Desta forma, ao acessar o menu Cadastros, escolher a opção Tipos de Documento e editar um Tipo de Documento específico, serão apresentados na aba Dados Adicionais os campos onde os Eventos Contábeis referentes a cada situação poderão ser informados. As opções disponíveis são Evento Contábil, Evento Contábil para Baixa, Evento Contábil para Baixa Contábil, Baixa por Acordo e Baixa de gerados por Acordo.

 

  1. Assim, se tal associação foi feita no Tipo de Documento referente a Duplicatas, por exemplo, toda vez que este Tipo de Documento for informado na inclusão de um Lançamento Financeiro os dados Contábeis do título serão obtidos de acordo com as informações definidas nos campos citados acima, no cadastro do Tipo de Documento em questão.

 

O sistema irá carregar no Lançamento Financeiro de forma automática o Evento Contábil associado na Tabela Default para Evento, de acordo com o processo que estiver sendo realizado (Inclusão de Lançamentos com Tipo Contábil ‘Contábil’, Baixa de Lançamentos, geração de Extratos de Caixa, etc.).

 

  1. As definições contábeis poderão variar de Tipo de Documento para Tipo de Documento, de acordo com a necessidade de cada operação e com o processo que estiver sendo realizado (inclusão de Lançamento, Baixa, geração de Acordo, etc.).

 

Com tal associação, o Evento Contábil será automaticamente carregado no lançamento, evitando que o usuário tenha que preenchê-lo a todo o momento. Além de automatizar o processo de contabilização dos Lançamentos, isso evitará erros causados por falha do usuário ao definir o Evento Contábil.

 

 DICAS:


  1. Se a Tabela Default para Evento definida for o cadastro de Tipos de Documento, não será possível definir um Evento Contábil default para o Extrato de Caixa, já que não existe campo referente ao Tipo de Documento no Extrato. No caso da Tabela Default ser uma Tabela Opcional, será apresentado além das opções citadas acima, o campo Evento Contábil para o Extrato.

 

Data de produção do documento: 01/11/2010


Introdução

A partir da versão 11.80, teve alteração no processo de lançamento de abonos em decorrência da mudança do menu Dados Individuais para Dados Individuais(.NET). Objetivo deste documento é auxiliá-lo neste novo processo, familiarizando – o com as novas telas do sistema.

Processo de Lançamento de Abonos

Acessar Menu Cadastros | Funcionários | Dados Individuais(.Net)

Selecionar o Funcionário | Botão ‘Anexos’ | Movimento do Ponto | Espelho

 

Verifique que no dia 01/09/2011 o funcionário possui 2h de atraso. Iremos realizar o abono destas horas.

 

 

Para lançar o abono Selecione o dia | Botão ‘Anexos’ | Abono Funcionário

Abrirá a tela de Abonos para preenchimento, conforme abaixo:

 

 

Insira um novo registro através do botão  |Novo e insira as informações de Data de Início, Hora Início, Data Término, Hora Fim, Código do Abono, Selecionar os intervalos que deverão ser abonados e Salvar o registro.

 

Após Salvar o registro será exibida a mensagem abaixo e o abono será criado:

Para atualizar a visão do espelho, acesse o botão   | Recalcular.

Após o recálculo efetuado, será possível visualizar no espelho os abonos lançados.

 

 

 

 

 

 

Produto

:

TOTVS Educacional 12.0.0

Processo

:

Exportar para XML

Subprocesso

:

Não se aplica

 

A funcionalidade de exportação para XML possibilita que o usuário exporte os dados da visão das telas de cadastro de cursos, cadastro de turmas e cadastro de turmas/disciplina para um arquivo XML num local definido.

 

Desenvolvimento/Procedimento

A rotina de exportação de dados para arquivos XML está disponível para:

 

  • Cadastro de Cursos;
  • Cadastro de Turmas;
  • Cadastro de Turmas/Disciplinas;

 

Abaixo segue o passo a passo para execução dessa rotina em cada uma das telas:

 

Cadastro de Cursos

  • Acesse Currículo e Oferta | Cursos

 

  • Selecionar um filtro que exiba na tela os dados desejados;
  • Clicar sobre o botão de exportação e selecionar a opção “Exportar para XML”;
  • Informar o nome de diretório onde o arquivo será gravado e concluir.

 

 Cadastro de Turmas

  • Acesse Currículo e Oferta | Turmas

 

  • Selecionar um filtro que exiba na tela os dados desejados;
  • Clicar sobre o botão de exportação e selecionar a opção “Exportar para XML”;
  • Informar o nome de diretório onde o arquivo será gravado e concluir.

 

Cadastro de Turmas/Disciplinas

  • Acesse Currículo e Oferta | Turmas/Disciplinas

 

  • Selecionar um filtro que exiba na tela os dados desejados;
  • Clicar sobre o botão de exportação e selecionar a opção “Exportar para XML”;
  • Informar o nome de diretório onde o arquivo será gravado e concluir.

 

> Informações Adicionais:

Essa funcionalidade não possui nenhuma parametrização. Sendo necessário apenas que existam registros sendo exibidos na visão para que os mesmos sejam exportados para o arquivo XML definido pelo usuário.

 

> Informações Técnicas:

Não se aplica. 

Parâemetro de exceção de matrícula e rematircual

Produto

:

TOTVS Educacional 12.00

Processo

:

Parâmetro de exceção de matrícula e rematrícula

Subprocesso

:

N/A

 

            O processo seletivo RM e o terceirizado podem ter seu comportamento alterado de acordo com os parâmetros do sistema e os definidos no perfil do usuário. Estes em conjunto, podem determinar a exibição de um erro ou de um aviso ao final desses processos. Por exemplo, o parâmetro para “bloquear a matrícula de alunos inadimplentes” possui seu correlato no perfil do usuário que “permite a matrícula de alunos inadimplentes”, desta forma ao tentar matricular um aluno inadimplente e apenas o primeiro estiver marcado é emitida uma mensagem de erro, no entanto se ambos estiverem marcados é emitido um aviso.

                Com base nestas definições o sistema dependendo das parametrizações sempre irá bloquear ou permitir com ressalvas a matricula do aluno. A partir desta constatação identificou-se a necessidade de adicionar uma nova etapa para os usuários que possuam em seu perfil permissões especiais para matrícula. Para estes usuários será disponibilizada uma nova etapa que possibilitará a alteração do valor dos parâmetros antes da execução do processo. É importante salientar dois pontos:

  •   Os usuários só poderão alterar os parâmetros em que contenham permissão especial definida
  •   A nova etapa do processo só estará disponível se o usuário atual possuir permissão especial para pelo menos um parâmetro relacionado à matrícula.

Exemplo: o sistema está parametrizado para bloquear inadimplentes e o usuário atual possui em seu perfil a permissão para matricular alunos inadimplentes, desta forma nos processos seletivos RM e Terceirizado será possível que o este usuário escolha entre bloquear ou não bloquear a matrícula dos alunos inadimplentes.

 

 

Desenvolvimento/Procedimento

 

 

  1. 1.      Processo Seletivo RM

1.1.   Matricular

Para a execução do processo seletivo RM, o usuário deve acessar o seguinte caminho no sistema:

 

Acesse: Educacional | Matrícula e Avaliação | Processo Seletivo RM | Matricular

 

  •   Ao abrir a tela de execução do processo, será exibida a tela inicial, clique no botão “Avançar”.

 

  •   Definir as áreas ofertadas a serem avaliadas no processo.

 

  •   Selecionar os alunos aprovados que serão matriculados.

 

  •   Definir as informações acadêmicas e financeiras para a matrícula dos alunos. Nesta etapa para os usuários que possuam pelo menos uma permissão especial para os itens relacionados a matrícula será disponibilizada a aba “Perfil do Usuário”.

A aba “Perfil do Usuário” exibirá todos os parâmetros relacionados a matrícula existentes no cadastro do perfil do usuário, no entanto só estarão habilitadas as opções que o usuário tiver permissão no perfil, as outras opções serão exibidas sem permitir alteração. A ideia é permitir que o usuário escolha no momento da execução do processo se deseja fazer uso da permissão existente no perfil do usuário.

 

  1. 2.      Processo Seletivo Terceirizado

 

2.1.   Candidatos e Matriculas

Para a execução do processo seletivo terceirizado, o usuário deve acessar o seguinte caminho no sistema:

 

Acesse: Educacional | Matrícula e Avaliação | Mais... | Processo Seletivo Terceirizado

 

  •   Ao abrir a tela de processo seletivo terceirizado, será exibido um grid com os processos seletivos cadastrados, escolha um processo existente e em seguida clique no botão “Candidatos e Matrículas ...”.

 

  •   Selecionar a aba “Chamadas/Matrículas” e “Classificados | Processos | Matricular

 

  •   Ao abrir a tela de execução do processo, será exibida a tela inicial, clique no botão “Avançar”.

 

  •  Definir as informações acadêmicas para a matrícula dos alunos.

 

  •  Definir as informações financeiras para a matrícula dos alunos.

 

  •   Para os usuários que possuam pelo menos uma permissão especial, para os itens relacionados a matrícula, será disponibilizada uma nova etapa no processo exibindo estas opções.

Nesta nova etapa será exibido todos os parâmetros relacionados a matrícula existentes no cadastro do perfil do usuário, no entanto só estarão habilitadas as opções que o usuário tiver permissão no perfil, as outras opções serão exibidas sem permitir alteração. A ideia é permitir que o usuário escolha no momento da execução do processo se deseja fazer uso da permissão existente no perfil do usuário.

Produto

:

RM + TOTVS Educacional + 1200

Processo

:

Atividades de formula visual para bolsa do aluno e concessão de bolsa   futura.

Subprocesso

:

 

Com as atividades da bolsa do aluno e de concessão de bolsa futura, o cliente irá conseguir personalizar o sistema com regras de negocio de acordo com sua necessidade, ele poderá criar uma fórmula visual para incluir, excluir, alterar, cancelar uma bolsa do aluno e/ou incluir, excluir, alterar uma bolsa futura.

 

Acompanhe o procedimento necessário para a configuração deste processo.

 

Desenvolvimento/Procedimento

 

  1. 1.       Criando uma formula visual para Incluir ou Alterar uma Bolsa de Aluno.

 

                Acesse: Gestão| Formula Visual| Formula Visual | Adicione uma nova formula visual |Adicione a atividade “Incluir ou Alterar uma Bolsa de Aluno” na formula visual.

               

1.1 Incluindo uma Bolsa de Aluno.

  1. A.      Preencha todos os campos necessários para a inclusão da bolsa do aluno, caso a bolsa preenchida já exista na base de dados será feita uma atualização do mesmo, se não existir será realizada a inclusão.
  2. B.      Após o preenchimento dos dados clique em “Salvar e Executar”.
  3. C.      Caso a execução tenha ocorrido com sucesso a bolsa do aluno será incluída.

 

                1.2 Alterando uma Bolsa de Aluno.

  1. A.      Preencha todos os campos, caso a bolsa preenchida já exista na base de dados será feita a atualização do mesmo, se não será realizada uma inclusão.
  2. B.      Após o preenchimento dos dados clique em “Salvar e Executar”.
  3. C.      Caso a bolsa informa exista e a execução tenha ocorrido com sucesso a bolsa do aluno será atualizada.

 

  1. 2.        Criando uma formula visual para Excluir uma Bolsa de Aluno.

              Acesse: Gestão| Formula Visual| Formula Visual | Adicione uma nova formula visual |Adicione a atividade “Excluir Bolsa Aluno” na formula visual.

  1. A.      Preencha todos os campos necessários para a exclusão da bolsa do aluno.
  2. B.      Após o preenchimento dos dados clique em “Salvar e Executar”.
  3. C.      Caso a bolsa informa exista e a execução tenha ocorrido com sucesso a bolsa do aluno será excluída.
  4. 3.       Criando uma formula visual para Cancelar uma Bolsa do Aluno.

              Acesse: Gestão| Formula Visual| Formula Visual | Adicione uma nova formula visual |Adicione a atividade “Cancelar Bolsa Aluno” na formula visual.

 

  1. A.      Preencha todos os campos necessários para o cancelamento da bolsa do aluno.
  2. B.      Após o preenchimento dos dados clique em “Salvar e Executar”.
  3. C.      Caso a bolsa informa exista e a execução tenha ocorrido com sucesso a bolsa do aluno será cancelada.

 

  1. 4.       Criando uma formula visual para Incluir ou Alterar uma Concessão de Bolsa Futura.

              Acesse: Gestão| Formula Visual| Formula Visual | Adicione uma nova formula visual |Adicione a atividade “Inclui ou Altera uma Bolsa Futura” na formula visual.

 

                4.1 - Incluindo uma Concessão de Bolsa Futura.

  1. A.      Preencha todos os campos necessários para a inclusão da concessão da bolsa futura, caso a bolsa preenchida já exista na base de dados será feita uma atualização do mesmo, se não existir será realizada a inclusão.
  2. B.      Após o preenchimento dos dados clique em “Salvar e Executar”.
  3. C.      Caso a execução tenha ocorrido com sucesso a concessão de bolsa futura será incluída.

 

                4.2 Alterando uma Concessão de Bolsa Futura.

  1. A.      Preencha todos os campos, caso a bolsa preenchida já exista na base de dados será feita a atualização do mesmo, se não será realizada uma inclusão.
  2. B.      Após o preenchimento dos dados clique em “Salvar e Executar”.
  3. C.      Caso a concessão de bolsa futura informa exista e a execução tenha ocorrido com sucesso a concessão de bolsa futura será atualizada.

 

  1. 5.       Criando uma formula visual para Excluir uma Concessão de Bolsa Futura.

              Acesse: Gestão| Formula Visual| Formula Visual | Adicione uma nova formula visual |Adicione a atividade “Excluir Bolsa Futura” na formula visual.

  1. A.      Preencha todos os campos necessários para a exclusão da concessão da bolsa futura.
  2. B.      Após o preenchimento dos dados clique em “Salvar e Executar”.
  3. C.      Caso a concessão de bolsa futura informa exista e a execução tenha ocorrido com sucesso a concessão de bolsa futura será excluída.

 

000082 Boletim Técnico - v. 1200 TOTVS Educacional - Criar Turmas em Lote

Produto

:

TOTVS Educacional 1200

Processo

:

Cadastro de turma e turma/disciplina

Subprocesso

:

Não se aplica.

 

Esta implementação trata-se da alteração do assistente “Cadastro de Turma e Turma/Disciplina”, localizado no menu Atividades Acadêmicas ->Assistentes, para que o mesmo possa permitir a criação de turmas e turmas/disciplinas em lote. Também foi  implementado a geração de horários  e a associação dos professores nestas novas turmas/disciplinas.

 

Desenvolvimento/Procedimento

 

1º Passo) Acesso à Funcionalidade:

 

A funcionalidade está disponível através do TOTVS Educacional , no menu Atividades Acadêmicas à Assistentes à  Cadastro de Turma e Turma/Disciplina.

 

2º Passo) Após avançar pela tela de apresentação do processo, informe os campos abaixo, conforme exemplificado na figura abaixo:

 

 

 3º Passo)  Ao avançar no passo anterior, informe os dados para a criação das turmas.  A geração em lote pode acontecer de duas formas:  “Criar uma turma para cada turma/disciplina” ou conforme o campo destacado de vermelho, que permite criar “n” turmas, cada uma com o conjunto de turmas/disciplinas que será selecionada em um passo mais adiante.

  

 

 4º Passo)   Avance e Informe dados da Turma/Disciplina.

 

5º Passo)   Em seguida, escolhas as disciplinas.

 

6º Passo)   Em seguida, o usuário pode associar à disciplinas escolhidas, o horário e professor:

 

7º Passo)   Em seguida, avance e execute o processo:

 

8º Passo)   Agora iremos testar a geração em lote criando uma turma para cada turma/disciplina, para tal, clique no checkbox “Criar uma turma para cada turma/disciplina”, além de informar os dados pertinentes e comuns às turmas a serem criadas.

 

9º Passo) Avance e repita o 4º passo. 

 

10º Passo)  Escolha novamente as disciplinas, porém com uma diferença, iremos entrar com a quantidade de turmas a serem geradas por turma/disciplina, conforme figura abaixo:

 

 

11º Passo)  Repita o 6º passo, veja que as disciplinas estão repetidas conforme a quantidade informada. Pode-se fazer a associação dos horários e professores da mesma forma feita no passo 6.

 

 

 12º Passo)   Em seguida, avance e execute o processo para finalizar.

 

 

Atenção: Necessária  definição da máscara da turma no cadastro do curso.

 

 Em caso de dúvidas consulte o help do aplicativo ou entre em contato pelo Help Desk. 

000083 Boletim Técnico - v. 1200 TOTVS Educacional - Campos Complementares Recursos/Instalações

Produto

:

RM + TOTVS Educacional + 1200

Processo

:

Campos Complementares Recursos/Instalações

Subprocesso

:

 

 

Foram adicionados Campos Complementares (Configurações – Campos Complementares) aos seguintes cadastros:

-Prédio

-Bloco

-Sala

-Recurso

 

Os mesmos foram adicionados também na configuração por Nível de Ensino (Configuração – Níveis de Ensino).

 

Desenvolvimento/Procedimento

 

Através do menu “Configuração – Campos Complementares” é possível fazer o cadastro de novos campos complementares para formulários específicos.

1-      Escolha para qual formulário deseja cadastrar novos Campos Complementares através do menu “Configuração – Campos Complementares” .

2-      Cadastre o novo campo complementar.

 

Para que os novos campos complementares possam ser visualizados, é necessário configurar os mesmos para o nível de ensino desejado através do menu “Configuração – Níveis de Ensino”.

1-      Acesse o menu  “Configuração – Níveis de Ensino” e escolha o nível de ensino desejado.

2-      Marque os campos complementares já cadastrados que devem ser visualizados para aquele nível de ensino.

 

Para utilizar os novos Campos Complementares cadastrados acesse o formulário desejado.

1-      Abra o formulário desejado e edita um registro.

2-      Acesse a aba Campos Complementares e insira/edite o valor do campo.

Produto

:

RM + TOTVS Educacional + 1200

Processo

:

Integração Matrículas - TOTVS Educacional x Contratos - TOTVS Gestão   de Estoque, Compras e Faturamento

Subprocesso

:

Associação de matrículas no período letivo com itens de contrato

 

O TOTVS Educacional, agora, permite o vínculo de matrículas realizadas em um período letivo com um item de contrato do TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento.

Dessa forma, todo o financeiro é gerenciado pelo TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento associado às regras de um contrato no módulo de Contratos.

Esse tipo de vínculo permite o gerenciamento financeiro, através de um contrato, de turmas fechadas ou de um grupo de matrículas.

 

  1. 1.       Parametrização

 

               Para utilização do processo de associação de matrículas com um Item de Contrato é necessário informar ao sistema que essa integração está habilitada.

               Para isso, é necessário acessar o parametrizador do sistema e habilitar o parâmetro que disponibiliza esse serviço.

 

               Menu: Configurações | Parâmetros

                               Processos: 15.05 - Integração | 15.05.03 – Financeiro

                                               Parâmetro: Fin – Geral 3/3 | “Utilizar integração com o módulo Contratos”

 

               Através dessa tela de parametrização, também, é possível informar se o sistema levará em consideração a inadimplência financeira, dos contratos associados, na realização de uma nova matrícula pelo aluno.

 

Menu: Configurações | Parâmetros

                               Processos: 15.05 - Integração | 15.05.03 – Financeiro

                                               Parâmetro: Fin – Geral 3/3 | “Bloquear matrícula por inadimplência financeira”

 

  1. 1.       Processo para associação de matrículas com Itens de Contrato

 

               Esse processo tem a finalidade de associar matrículas realizadas em período letivo a um Item de Contrato cadastrado no módulo Gestão de Estoque, Compras e Faturamento.

 

               Processo: Associar matrículas a um item de contrato                 

                               Módulo: Educacional | Educacional

                                               Menu: Financeiro/Contábil | Assistentes

 

               Para execução do processo é necessária a seleção de um Contrato e um Item de Contrato que serão utilizados na associação às matrículas.

               Serão disponibilizados apenas contratos que se enquadram no item abaixo:

  • Contratos e Itens de Contrato que não estão cancelados;

 

               Através do mesmo processo é possível associar e desassociar uma matrícula a um Item de Contrato. A desassociação acontecerá, caso a caixa “Remover associação entre matrículas e item de contrato” esteja marcada.

              

               Caso o aluno já tenha algum Contrato gerado no Educacional, não será possível realizar a associação a um Item de Contrato do módulo de Gestão de Estoque, Compras e Faturamento.

              

               Somente será possível associar a matrícula do aluno uma vez. Caso, seja executado o processo novamente, será registrado no log do processo um erro informando que a associação existe.

              

               Para associar uma matrícula a outro Item de Contrato, será necessário executar o processo para a desassociação da matrícula antes de uma nova associação.

 

  1. 2.       Cadastro de Contratos e Itens de Contratos

 

               O Cadastro de Contratos e Itens de Contratos utilizados para a realização dessa associação, serão cadastros no módulo Gestão de Estoque, Compras e Faturamento, através do menu:

 

               Módulo: BackOffice | Gestão de Estoque, Compras e Faturamento

                               Menu: Contratos | Manutenção de Contrato

 

  1. 3.       Visualização das matrículas associadas

 

               Todas as matrículas associadas podem ser visualizadas no cadastro do Item de Contrato associado.

 

               Módulo: BackOffice | Gestão de Estoque, Compras e Faturamento

                               Menu: Contratos | Manutenção de Contrato| Itens| Itens

                                               Item de Contrato: Educacional | “Matrículas de alunos”

 

               A visualização das matrículas estará disponível, somente, quando um Item de Contrato tiver associação com alguma matrícula de aluno do Educacional.

 

Atenção: 

A validação por inadimplência financeira do contrato, somente, acontecerá se o sistema estiver parametrizado para bloquear a matrícula de alunos inadimplentes.

 Verificar os parâmetros: 

  • 15.05 - Matrícula -> Movimento 1/4 -> Bloquear matrícula para inadimplentes
  • 15.05 - Matrícula -> Movimento 1/4 -> Bloquear mudança de situação de matrícula para inadimplentes
  • 15.04 - RM Portal -> Portal - Geral 2/6 -> Exibir aviso de inadimplência no quadro de avisos
  • 15.04 - RM Portal -> Portal - Matrícula/Geral 3/4 -> Débitos financeiros - Bloquear alunos
  • 15.04 - RM Portal -> Portal - Matrícula/Geral 3/4 -> Débitos financeiros - Alertar alunos
  • 15.05 - Integração -> 15.05.03 – Financeiro -> Fin – Geral 3/3 -> Bloquear matrícula por inadimplência financeira 

Em caso de dúvidas consulte o help do aplicativo ou entre em contato pelo Help Desk.

000080 Boletim Técnico - v. 1200 TOTVS Educacional - Copiar turmas em lote

 

                

 

Produto

 
 

:

 
 

TOTVS Educacional  1200

 
 

Processo

 
 

:

 
 

Copiar turmas entre períodos letivos 

 
 

Subprocesso

 
 

:

 
 

Não se aplica.

 

  

Esta implementação trata-se da alteração do processo  “Copiar turmas entre períodos letivos”, localizado no menu Currículo e Oferta à Turma à Processo "Copiar turmas entre períodos letivos", para que o mesmo possa permitir a cópia de turmas e turmas/disciplinas em lote.

 

Desenvolvimento/Procedimento

 

1º Passo) Acesso à Funcionalidade:

 

  A funcionalidade está disponível através do TOTVS Educacional , no menu Currículo e Oferta à Turma à Processo "Copiar turmas entre períodos letivos", como se vê na figura abaixo:

 

 

2º Passo) Informe o período letivo destino e o número de turmas da geração em lote, neste caso não utilizaremos a opção do código de próxima turma:

 

 

3º Passo)  Ao avançar no passo anterior, informe os itens que serão copiados.

 

 

4º Passo)   Após avançar no passo anterior,  execute o processo.

 

                                          

 

Vigência de Valores Fixos
Avaliação

Produto: Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento
Versão: 11.20
Processo do Sistema: Compras
SubProcesso: Movimentação

Sintoma
Ao tentar incluir/alterar um movimento é apresentada as seguintes mensagens:

  • Geração Lançamentos RM Fluxus: Verificar existência/vigência de valor fixo para dedução de IRRF por dependente.
  • Verificar existência/vigência de valor fixo para Valor do salário mínimo.
  • Verificar existência/vigência de valor fixo para Valor limite de salário família.
  • Verificar existência/vigência de valor fixo para Teto para pagamento do salário família.
  • Verificar existência/vigência de valor fixo para Valor de salário família abaixo do limite.
  • Verificar existência/vigência de valor fixo para Valor de salário família acima do limite.
Solução
  1. Acessar | Opções | Parametros | RMNucleus | Integrações | Financeira | Contas a Pagar | Geração de IRRF - PF / Geração de IRRF - PJ / Geração de INSS | e verificar a data utilizada para geração de INSS ou IRRF PF e PJ de acordo com a mensagem informada.
  1. Acessar Totvs Gestão Financeira, menu | Cadastros | Dados Fiscais | Valores Fixos |, e cadastrar/alterar o período para o valor fixo de acordo com a finalidade informada na mensagem.

Obs1.: Caso o cliente utilize o Totvs Folha de Pagamento, os cadastros deverão ser realizados neste sistema.

Obs2.: Para verificar a data utilizada na geração dos tributos (INSS ou IRRF PF e PJ) para a retenção dos lançamentos financeiros gerados pelo Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento deverá acessar | Opções | Parâmetros | RMNucleus | e selecionar o processo no qual o tipo de movimento utilizado está configurado. Avançar a etapa | Fin. Faturamento | e verificar a data default do campo “Emissão a Partir” ou “Vencimento a Partir” conforme parametrização do TOTVS Gestão Financeira para geração dos tributos.

 

 

Informações Adicionais
As possíveis datas que podem ser utilizadas como default para geração de IRRF PF ou PJ e INSS são:

IRRF - PF:

  • Data de Emissão
  • Data de Vencimento
  • Data de Contab. Inclusão
  • Data da Baixa

IRRF – PJ:

  • Data de Emissão
  • Data de Vencimento
  • Data de Contab. Inclusão

INSS:

  • Data de Emissão
  • Data de Vencimento

Mensagens referentes à geração de IRRF:

  • Geração Lançamentos RM Fluxus: Verificar existência/vigência de valor fixo para dedução de IRRF por dependente.

 

 

Mensagens referentes à geração de INSS:

  • Verificar existência/vigência de valor fixo para Valor do salário mínimo.
  • Verificar existência/vigência de valor fixo para Valor limite de salário família.
  • Verificar existência/vigência de valor fixo para Teto para pagamento do salário família.
  • Verificar existência/vigência de valor fixo para Valor de salário família abaixo do limite.
  • Verificar existência/vigência de valor fixo para Valor de salário família acima do limite.

 

Consultas para verificar se as vigências dos Valores Fixos:

Obs: A data a ser informada para a consulta deverá ser o dia 1º do mês da geração do imposto. No exemplo descrito abaixo é 01/01/2011, que deverá ser alterada conforme o período determinado para a geração o tributo (IRRF e INSS).

Limite Salário Família
SELECT CODIGO, VALOR, * FROM PVALFIX WHERE (CODCOLIGADA = 1) AND (FINALIDADE = 1) AND (INICIOVIGENCIA <= '20110101') AND (FINALVIGENCIA >= '20110101')

Salário Família abaixo do Limite
SELECT CODIGO, VALOR, * FROM PVALFIX WHERE (CODCOLIGADA = 1) AND (FINALIDADE = 2) AND (INICIOVIGENCIA <= '20110101) AND (FINALVIGENCIA >= '20110101')

Salário Família acima do Limite
SELECT CODIGO, VALOR, * FROM PVALFIX WHERE (CODCOLIGADA = 1) AND (FINALIDADE = 3) AND (INICIOVIGENCIA <= '20110101) AND (FINALVIGENCIA >= '20110100')

Valor a deduzir de IRRF por Dependente
SELECT CODIGO, VALOR FROM PVALFIX WHERE (CODCOLIGADA = 1) AND (FINALIDADE = 4) AND (INICIOVIGENCIA <= '20110101') AND (FINALVIGENCIA >= '20110101')

Valor do Salário Mínimo
SELECT CODIGO, VALOR, * FROM PVALFIX WHERE (CODCOLIGADA = 1) AND (FINALIDADE = 7) AND (INICIOVIGENCIA <= '20110101') AND (FINALVIGENCIA >= '20110101')

Obs.: para conhecimento, segue identificação de valores para Finalidade:

Finalidade

Valor

Limite Salário Família

1

Salário Família abaixo do limite

2

Salário Família acima do limite

3

Valor a deduzir de IRRF por Dependente

4

Valor do Salário Mínimo

7

 

Os dados dos Valores Fixos ainda podem ser importados através do Totvs Folha de Pagamento, menu | Utilitários | Importação de Dados RMLabore | guia | Parâmetros II | na opção | Valores Fixo |.

Vigência da tabela de IRRF e INSS
Avaliação

Produto: Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento
Versão: 11.20
Processo do Sistema: Compras
SubProcesso: Movimentação

Sintoma
Ao tentar incluir/alterar um movimento é apresentada as seguintes mensagens:

 

  • Verificar existência/vigência da tabela de INSS.
  • Geração Lançamentos RM Fluxus: Verificar existência/vigência da tabela de cálculo de IRRF.

 

 

Causas
Tipo de Movimento está parametrizado para Geração de IRRF e/ou INSS e não existe tabela de IRRF e/ou INSS cadastrada para o ano vigente.

Solução

 

  1. Acessar | Opções | Parametros | RMNucleus | Integrações | Financeira | Contas a Pagar | Geração de IRRF - PF / Geração de IRRF - PJ / Geração de INSS | e verificar a data utilizada para geração de INSS ou IRRF PF e PJ de acordo com a mensagem informada.
  1. Acessar Totvs Gestão Financeira, menu | Cadastros | Dados Fiscais | Tabelas de Cálculo de IRRF/INSS |, e cadastrar tabela de IRRF e/ou INSS, de acordo com a mensagem.

Obs1.: Caso o cliente utilize o Totvs Folha de Pagamento, os cadastros deverão ser realizados neste sistema.

 

Obs2.: Para verificar a data utilizada na geração dos tributos (INSS ou IRRF PF e PJ) para a retenção dos lançamentos financeiros gerados pelo Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento deverá acessar | Opções | Parâmetros | RMNucleus | e selecionar o processo no qual o tipo de movimento utilizado está configurado. Avançar a etapa | Fin. Faturamento | e verificar a data default do campo “Emissão a Partir” ou “Vencimento a Partir” conforme parametrização do TOTVS Gestão Financeira para geração dos tributos.

Informações Adicionais
As possíveis datas que podem ser utilizadas como default para geração de IRRF PF ou PJ e INSS são:

IRRF - PF:

  • Data de Emissão
  • Data de Vencimento
  • Data de Contab. Inclusão
  • Data da Baixa

IRRF – PJ:

  • Data de Emissão
  • Data de Vencimento
  • Data de Contab. Inclusão

INSS:

  • Data de Emissão
  • Data de Vencimento

Mensagens referentes à geração de IRRF:

  • Verificar existência/vigência da tabela de INSS.

 

 

Mensagens referentes à geração de INSS:

  • Geração Lançamentos RM Fluxus: Verificar existência/vigência da tabela de cálculo de IRRF.
  • Consultas para verificar se as vigências dos Valores Fixos.

Obs: A data a ser informada para a consulta deverá ser o dia 1º do mês da geração do imposto. No exemplo descrito abaixo é 01/01/2011, que deverá ser alterada conforme o período determinado para a geração o tributo (IRRF e INSS).

Vigência de INSS:

SELECT CODIGO, INICIOVIGENCIA, FINALVIGENCIA FROM PTABCALC WHERE (CODCOLIGADA = 1) AND (FINALIDADE = 1) AND (INICIOVIGENCIA <= '01/01/2011') AND (FINALVIGENCIA >= '01/01/2011')

Vigência de IR:

SELECT CODIGO, INICIOVIGENCIA, FINALVIGENCIA FROM PTABCALC WHERE (CODCOLIGADA = 1) AND (FINALIDADE = 2) AND (INICIOVIGENCIA <= '01/01/2011') AND (FINALVIGENCIA >= '01/01/2011')

Obs.: para conhecimento, segue identificação de valores para Finalidade:

Finalidade

Valor

Vigência de INSS

1

Vigência de IRRF

2

 

Os dados da Tabela de IRRF e INSS ainda podem ser importados através do Totvs Folha de Pagamento, menu | Utilitários | Importação de Dados RMLabore | guia | Parâmetros II | na opção | Tabela de Cálculo |.

Período de Contabilização
Avaliação

Sintoma
Ao tentar incluir/alterar a contabilização é apresentada a seguinte mensagem:

“Erro na gravação do movimento em Exportação da contabilidade.
Lançamento contábil está fora do Período Contábil”

Causas
A Data da Contabilidade que está sendo inserida não está dentro da data parametrizada para contabilização do “Totvs Gestão Contábil”.

Solução
  1. Acessar Opções / Parâmetros / RMNucleus / Integrações / Contábil / Integração Contábil / Período Contábil / no campo “Período Contábil” verificar qual o período de movimentação definido nos campos “Data Inicial” e “Data Final”
  1. Nos parâmetros do tipo de movimento, etapa Movimento – Datas verificar a data default do campo “Data do Movimento Default”, caso não esteja informada, defina uma data para ser considerada no período de movimentação. Lembrando que a data escolhida também deverá estar habilitada para ser utilizada no tipo de movimento, onde sua edição deverá ser diferente de “Não Edita”.

Exemplo: A data default do movimento é a Data Extra1. No qual a Data Extra1 também deverá ser habilitada e sua edição deverá ser “Edita”, Edita Obrigatoriamente“ ou Mostra”, conforme conveniência do cliente.

  1. Após verificadas as parametrizações confirmar se durante a inclusão/alteração do movimento a data definida como default do movimento esta dentro do período de movimentação definido. No caso do exemplo acima a data extra1.
     

Informações Adicionais

As possíveis datas que podem ser utilizadas como default de data do movimento são:
 

  • Data de Emissão;
  • Data Entrada/Saída;
  • Data Extra1;
  • Data Extra2;
  • Data do Sistema;
  • Data de Processamento.