Árvore de páginas

Boletim Técnico: Controle Automático de Revisões
Ocorrência
Nova Rotina
Resumo
Com o objetivo de transformar o controle de revisões dos produtos acabados e semi-acabados e um controle automático, e facilitar a utilização do usuário final, foi implementada melhoria nas rotinas de “Pré-Estruturas” (MATA202) e “Estruturas” (MATA200). Com a ativação deste controle, ao realizar inclusões e alterações em pré-estruturas e estruturas, o usuário não mais precisará se atentar ao preenchimento dos campos “Rev. Inicial” (G1_REVINI e GG_REVINI) e “Rev. Final” (G1_REVFIM e GG_REVFIM), pois o sistema fará o incremento do conteúdo destes campos de forma automática, conforme alterações realizadas nos cadastros.
ID do Chamado
SDDG16
Produtos
  • Microsiga 11
  • Módulos
    • SIGAEST
    Portais
    • nenhum
    Países
    • todos
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • todos
    Nome + Fonte
    Estruturas (MATA200), Pré-Estruturas (MATA202)
    Número da FNC
    00000000896/2011
    Ajustes no Compatibilizador
    Sim
    Integridade Referencial
    Não
    Aplicação de Patch
    Não
    Compatibilizador 1
    - U_UPDEST33
    Procedimentos para Implementação

        Importante:

    Antes de executar o compatibilizador U_UPDEST33 é imprescindível:

    a)    Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS_DATA\ SYSTEM”).

    b)    Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.

    c)    Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.

    d)    Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.

    e)    O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

          ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

    *         A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

                  i.        No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).

                 ii.        Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.

                iii.        Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;

               iv.        Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).

                v.        Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).

               vi.        Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.

              vii.        Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     

    1.    Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client Versão 11 digite U_UPDEST33 no campo Programa Inicial.

    2.    Clique em OK para continuar.

    3.    Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.

    4.    Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.

    5.    Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.

    É apresentada uma mensagem explicativa na tela.

    6.    Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.

    7.    Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.

    8.    Clique em OK para encerrar o processamento.

     

    Descrição de Ajustes

    1. Criação do arquivo SX3 – Campos:

    ·       Tabela SG5 – “Revisões de Estruturas”.

    Campo

    G5_USER

    Tipo

    Caractere

    Tamanho

    6

    Decimal

    0

    Formato

    @!

    Título

    Usuário

    Descrição

    Código do usuário

    Nível

    1

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Sim

    Browse

    Não

    Propriedade

    Visualizar

    Contexto

    Real

    When

    INCLUI

    Val. Sistema

    UsrExist(M->G5_USER)

    Help

    Código do usuário que gerou a revisão.

    Procedimentos para Configuração

    1.   Acesse o módulo Configurador (SIGACFG), opção Ambientes / Cadastros / Parâmetros (CFGX017), configure o parâmetro a seguir:

    Nome

    MV_REVAUT

    Tipo

    Lógico

    Cont. Por.

    .T.

    Descrição

    Indica se o controle de revisões será controlado automaticamente, sendo:

    T=Sim;

    F=Não.

     

    2.   Acesse o módulo Estoque/Custos (SIGAEST), opção Atualizações / Engenharia / Estruturas (MATA200) e configure a pergunta de rotina a seguir:

    Descrição

    Atualizar o arquivo de revisões?

    Conteúdo

    Sim

    Procedimentos para Utilização

    1.    No Estoque/Custos (SIGAEST) acesse Atualizações / Engenharia / Pré-Estrutura (MATA202).

    2.    Incluir uma Pré-Estrutura, após a inclusão desta pré-estrutura, acionar a opção Criar estrutura no menu para ser gerada  uma nova estrutura.

    3.    Observar atualização dos campos Rev. Inicial (G1_REVINI) e Rev. Final (G1_REVFIM), ambos serão preenchidos na tabela SG1 de forma automática.

    4.    Alterar uma estrutura criada, incluindo mais componentes na árvore para compor a estrutura do produto acabado. Após confirmação observar que o sistema fará o controle das revisões de forma automática.

     

    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas

    SB1 – Cadastro de Produtos

    SBZ – Indicadores de Produtos

    SG1 – Estruturas

    SGG – Pré-Estrutura

    SG5 – Revisões de Estrutura

    Observações

    Exemplo:

    Considerando-se a estrutura abaixo:

    Caso esta estrutura seja alterada removendo-se o componente MP1 e incluindo-se o componente MP3, automaticamente o sistema irá atualizar a revisão atual do produto PA e da mesma forma irá atualizar os campos Rev. Ini. e Rev. Fim nos componentes para que as alterações efetuadas sejam disponibilizadas em uma nova revisão. Abaixo o resultado das alterações acima descritas quando utilizado o controle automático:

        Importante:

    Após a habilitação do controle automático de revisões, recomenda-se não alterar manualmente o campo Rev. Atual (B1_REVATU), pois o sistema utilizará este campo em conjunto ao conteúdo da tabela SG5 – Controle de Revisões para realizar o controle das revisões. Sugere-se a alteração da propriedade do referido campo para permitir somente a visualização de seu conteúdo.

    O funcionamento desta implementação depende da configuração de um parâmetro global (MV) e também da configuração de uma pergunta de rotina. Maiores detalhes no tópico Procedimento para Configuração.

    O escopo abrangido pelo controle de revisões permanece inalterado, ou seja, somente inclusões e exclusões de componentes geram nova revisão de estrutura. Alterações nos atributos de um componente (quantidade, seqüência, datas...) não irão gerar nova revisão.

     

    • Sem rótulos