Árvore de páginas



Como fazer backup on-line (dump dinâmico) com c-tree Server

Quando utilizamos o c-tree Server como base de dados e/ou gerenciamento das tabelas ISAM (SXs), existe a possibiliade de configurar uma rotina de backup automático, agendada no próprio servidor do c-tree, onde é gerado um arquivo denominado Dynamic Dump.



Esse arquivo conterá o espelho das tabelas especificadas no momento da execução do mesmo, sem ter a necessidade de parar o c-tree Server.


Criação do arquivo de Dump Dinâmico

O arquivo que contém o script para geração do Dump Dinâmico consiste em um arquivo ASCII/texto.

A seguir, veja um exemplo de script de Dump Dinâmico completo, para um ambiente ERP - Enterprise Resource Planning, em ambiente Linux, onde o c-tree Server é utilizado para gerenciamento dos SXs.

!TIME 01:00:00
!Dump /microsiga/ctreebkp/msdump.bak
!Delay 60
!FREQ 24
!PROTECT
!FILES 
/microsiga/ap_data/sigaadv/sigamat.emp
/microsiga/ap_data/sigaadv/siga*.hl?
/microsiga/ap_data/sigaadv/sigapss.spf
/microsiga/ap_data/sigaadv/six*.dtc
/microsiga/ap_data/sigaadv/sx*.dtc
/microsiga/ap_data/profile/profile.usr
!END


Com essas configurações, o Dump Dinâmico está programado para execução à 01:00, com intervalos de 24 horas (!FREQ 24), aguardando 60 segundos para o encerramento das transações pendentes (!Delay 60) e arquivando os arquivos ISAM (dicionários SXs), do ERP, o cadastro de empresas, os arquivos SuperFile de help e senhas e o profile dos usuários do ERP no arquivo /erp/ctreebkp/msdump.bak.

(aviso) No exemplo acima, os paths dos arquivos foram configurados para uma instalação de Protheus e c-Tree Server em ambiente LINUX. Para uso no ambiente Windows, deve-se usar o path completo dos arquivos, usando as normas de caminho de arquivo do Windows – Unidade de disco seguida por dois pontos ":" e barra inversa "\" como separador de diretório – por exemplo c:\protheus_data\system\sigamat.emp (aviso)

Como realizar a habilitação do Dump Dinâmico no c-tree Server®

  1. Para habilitar a execução agendada do Dump Dinâmico, é necessário criar um arquivo contendo o script do Dump Dinâmico e salva-lo na pasta onde está o servidor c-tree Server®.
    Salve-o com o nome do dynamic.dmp.
  2. Edite o arquivo ctsrvr.cfg (arquivo de configuração do c-tree) e acrescente a linha abaixo, onde especificamos ao c-tree Server® que as configurações para Dump Dinâmico estão no arquivo dynamic.dmp, na pasta atual.
    DUMP dynamic.dmp
  3. É importante a presença da configuração "!PROTECT" no arquivo dynamic.dmp, para tratar o arquivo de senhas do ERP ( sigapss.spf ) de forma diferente pelo c-tree Server®, por ser um arquivo de um tipo diferenciado (conhecido por SuperFile). A cópia deste tipo de arquivo pelo Dynamic Dump em um estado íntegro exige esta configuração. Caso a configuração !PROTECT não seja utilizada, e arquivos do tipo superfile sejam copiados pelo Dynamic Dump, a restauração desses arquivos (SuperFile) podem apresentar a ocorrência de erro 14 (File Corrupt), não sendo possível recuperá-los.

  4. Se as alterações dessas configurações forem realizadas com o c-tree Server® em operação, esta configuração apenas será considerada após o c-tree Server® ser finalizado e reiniciado novamente. No entanto, recomendamos a realização dessas alterações na configuração do c-tree Server® sem que ele esteja em execução. 


Observações - Considerando o exemplo acima
  • Caso o arquivo (/erp/ctreebkp/msdump.bak) já exista no momento da geração do Dump, o mesmo será apagado e um novo arquivo será criado com o este nome.
  • Deve-se arquivar, junto ao Dump, o script de Dump utilizado para montagem do mesmo (no exemplo, dynamic.dmp), pois ele será utilizado também na operação de restauração dos dados.
  • A chave time deve respeitar o formato
    !TIME HH:MM:SS



  • Sem rótulos