Notícias
Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Produto

:

RM - Gestão Financeira 11.50

Processo

:

Histórico de Devolução de cheques

Subprocesso

:

Histórico de Devolução de Cheques Recebidos

Data da publicação

:

19/06/12

O processo de Histórico de Devolução consiste em permitir o acompanhamento do histórico de todos os cheques devolvidos e reapresentados relacionados a um ou vários lançamentos financeiros, e o conseqüente acompanhamento do histórico de cheques devolvidos de um cliente.

Desenvolvimento/Procedimento

Para iniciar o processo de devolução, o lançamento deverá estar baixado com meio de pagamento “Cheque”, ou incluído Recebimento Via Cheque e em seguida baixado.

Devolução

Para executar o processo de devolução de cheque pela primeira vez, será preciso:

- Selecionar o (s) lançamento (s) relativo ao cheque na Visão de Lançamentos.

- Através do anexo “Baixas do lançamento” selecionar o menu Processos “Devolver Cheque Recebido”.

- Neste momento, será exibida a tela de processos com os dados do cheque já emitido, sem permissão para alteração, ao avançar será preciso informar, a data, Motivo da devolução.

- Após a execução do processo de devolução do cheque, a coluna “Tipo de Processo” é prenchida como “Devolvido”, ficando assim registrado no Histórico de Devolução de Cheques, mas que poderá ser cancelado.

- Será permitido devolver mais de um cheque para o mesmo lançamento.

- Cheque Devolvido.

Cancelar devolução

Para executar o processo de Cancelamento de devolução de cheque pela primeira vez, o usuário deverá:

- Na visão de lançamentos através do anexo selecionar o menu Histórico de Devolução de Cheques Recebidos, será exibida a linha do Histórico com o Tipo de Processo “Devolvido”, no Menu Processos selecione a opção "Cancelar Devolução”.

- A devolução do cheque será cancelada.

Reapresentação

Para reapresentar um cheque devolvido, o usuário deverá:

- Na visão de lançamentos através do anexo Histórico de Devolução de Cheques Recebidos ou Cheques Recebidos, selecione a linha do Histórico com o Tipo de Processo “Devolvido” em seguida, selecione no menu Processos “Reapresentar Cheque” onde será exibido a tela para preenchimento da data da reapresentação.

- Após a execução do processo de Reapresentação do cheque, o sistema insere uma nova linha e preenche o “Tipo de Processo” como “Reapresentado”, ficando assim registrado no Histórico de Devolução de Cheques, e que poderá ser cancelado a qualquer momento.

-Ao executar o processo de Reapresentação pelo Anexo “Cheques Devolvidos” o status de Devolução será mantido e o status da Reapresentação será preenchido com “Reapresentado”.

- Cheque Reapresentado.

Cancelar Reapresentação

- Na visão de lançamentos através do anexo selecionar o menu Histórico de Devolução de Cheques Recebidos, será exibida a linha do Histórico com o Tipo de Processo “Devolvido” e “Reapresentado”, no Menu Processos selecione a opção "Cancelar Reapresentação”.

A Reapresentação do cheque será cancelada, ficando apenas o Tipo de Processo “Devolvido” na tela.

Devolver Cheque pela segunda vez

Se depois de reapresentado o cheque for novamente devolvido, o usuário deverá:

- Na visão de lançamentos através do anexo selecionar o menu Histórico de Devolução de Cheques Recebidos, ou Cheques Recebidos, selecionar a linha do Histórico com o Tipo de Processo “Devolvido” ou “Reapresentado”, em seguida no menu processos selecione a opção “Devolver Cheque pela Segunda Vez”, onde será exibido a tela para preenchimento da data da devolução e o motivo.

- Após a execução do processo de Segunda Devolução o sistema insere uma nova linha e preenche o “Tipo de Processo” como “Devolvido Segunda Vez”, ficando assim registrado no Histórico de Devolução de Cheques, e que poderá ser cancelado a qualquer momento.

- Cheque Devoldido pela Segunda Vez.

Cancelar Devoluçao do Cheque pela segunda vez

- Na visão de lançamentos através do anexo selecione o menu Histórico de Devolução de Cheques Recebidos, será exibida a linha do Histórico com o Tipo de Processo “Devolvido” , “Reapresentado” e “Devolvido Segunda Vez”, no Menu Processos selecione a opção "Cancelar Segunda Devolução”.

A Segunda Devolução será cancelada, ficando apenas o Tipo de Processo “Devolvido” e “Reapresentado” na tela.

Finalizar Cheque

O processo de “Finalizar Cheque" tem como objetivo concluir o processo devolução de cheques recebidos.

- Na visão de lançamentos através do anexo Histórico de Devolução de Cheques Recebidos, ou Cheques Recebidos, selecionar a linha do Histórico com o Tipo de Processo “Devolvido” , “Reapresentado” ou “Devolvido pela Segunda Vez”, em seguida no menu processos selecione a opção “Finalizar Cheque”, onde será exibido a tela para preenchimento da data da Finalização e o motivo.

- Após a execução do processo de Finalizar Cheque o sistema insere uma nova linha e preenche o “Tipo de Processo” como “Finalizado”, ficando assim registrado todo processo no Histórico de Devolução de Cheques.

-Ao executar o processo de Finalizar Cheque pelo Anexo “Cheques Devolvidos” o status de Devolução será alterado para “Finalizado e o status da Reapresentação será mantido com “Reapresentado”.

- Cheque Finalizado.

- Os cheques finalizados não poderão mais ser devolvidos ou reapresentados.

- Ao executar este processo o sistema cancela a baixa do lançamento estornando a contabilização no extrato de caixa.

Observação

Os processos de Devolução, Reapresentação, Segunda Devolução e Finalizar cheque poderão ser executados também através do anexo “Cheques Devolvidos”, na Visão de Lançamentos.

Informações Técnicas

Foi criada uma estrutura no banco de dados para armazenar os dados relativos aos processos de devolução e reapresentação de um cheque.

Cheque Devolvido - FCHEQUEDEVOLVIDO - Registra a devolução do cheque.

Cheque Lançamento - FCHEQUELAN - Registra o relacionamento do lançamento com o cheque.

Histórico de Devolução - FCHEQUEPROCESSO - Registra todo processo do Histórico de devolução de cheques recebidos.

  • Sem rótulos