Árvore de páginas


O objetivo deste documento de referência é explicar o conceito de Mão de Obra (MOD), sua regra de negócio e como o sistema Protheus trata produtos do tipo Mão de Obra.


Conceitos

Mão de obra é o termo utilizado para se referir, geralmente, ao trabalho manual empregado na fabricação de um bem ou serviço.

O custo da MOD representa a parcela de custo que o trabalho empregado representa no custo total do produto ou bem gerado.


Exemplo:

Na produção de um copo de vidro foi empregada uma mão de obra que é o funcionário que molda o vidro. O custo desse trabalhador deve ser

embutido no custo total do copo de vidro para que a venda do mesmo possa custear a mão de obra utilizada na fabricação.

GGF são gastos envolvidos direta ou indiretamente na produção do produto. Mas que não podem ser apropriados diretamente a cada unidade produzida.


Exemplo:

Água, energia elétrica, depreciação de máquinas, aluguel do prédio e etc...

Produto MOD no Protheus

O Protheus trata o custo da mão de obra e dos gastos gerais de fabricação em um único tipo de produto, o produto tipo MOD.

Logo, podemos entender que no sistema o MOD é:


É possível incluir no sistema um produto MOD de duas maneiras:

  • Cadastrar o produto com o campo Código (B1_COD) = MOD + Código do Centro de Custo
    Importante: Essa forma de cadastrar irá fazer com que todo valor do centro de custo seja alocado no produto.
  • Informar o campo CC p/ Custo (B1_CCCUSTO) = Código do Centro de Custo.
    Importante: Se for necessário dividir o valor do centro de custo entre mais de um produto, informar o campo Gr Cnt Custo (B1_GCCUSTO),
    para utilizar o conceito de Grupo dentro do Centro de Custo.


Há duas formas de fazer o processo de um produto MOD dentro de um período:



Nesse processo o cálculo do custo da MOD é feito da seguinte forma pelo sistema:

Custo da Movimentação do MOD = Custo Médio do Produto MOD (B2_CM1) * Quantidade da Requisição do produto MOD para a OP (D3_QUANT)


Importante: Ao executar o Recálculo do Custo Médio, a pergunta "Calcula MOD" deve estar como "Não", pois o custeamento das requisições de MOD e das ordens de produção são feitas de forma on-line. Nesse processo, devido ao Recálculo não processar os produtos MOD, os campos com as quantidades e valores finais da tabela de Saldos em Estoque (SB2) não são atualizados.

Para um passo a passo mais detalhado verifique o documento abaixo:

PEST06024 - Fluxo de processo de um produto MOD sem integração com o contábil



Nesse processo o cálculo do custo da MOD é feito da seguinte forma pelo sistema:

Custo da Movimentação do MOD = (Soma dos Lançamentos Contábeis no Centro de Custo (CT2_VALOR) / Soma das Quantidades Requisitadas do produto MOD para a OP (D3_QUANT)) * Quantidade da Requisição do produto MOD para a OP (D3_QUANT)


Importante: Ao executar o Recálculo do Custo Médio, a pergunta "Calcula MOD" deve estar como "Sim", pois o custeamento das requisições de MOD e do produto acabado é realizado ao rodar o Recálculo do Custo Médio, através da obtenção do saldo no centro de custo atrelado, e valorizando os movimentos de MOD de acordo com os valores obtidos.

Para um passo a passo mais detalhado verifique o documento abaixo:

PEST06019 - MATA330 - Como configurar o Calculo de MOD e GGF no Protheus (B1_CCCUSTO, B1_GCCUSTO, MOD, Mão-de-Obra)