Notícias

Produto: TOTVS Gestão Financeira Versão: 11.50

Processo: Geração de Nosso Número e Código de Barras

Subprocesso: Configuração necessária para geração de Nosso Número e Código de Barras.

Introdução

É possível configurar o sistema para a geração automática de Nosso Número e Código de Barras. Assim, tais informações são enviadas aos bancos e poderá ser feita a emissão de boletos bancários no Totvs Gestão Financeira.

Apresentaremos a seguir a configuração geral necessária para que tal processo seja realizado com sucesso.

Desenvolvimento/Procedimento:

1. Primeiramente, devem-se cadastrar os dados bancários no sistema, para que estes dados sejam posteriormente associadas ao Lançamento Financeiro. Este cadastro será feito na seguinte ordem:

a) Acessando o menu Cadastros, escolha a opção Bancos e Agências e crie um novo registro, insira o Código FEBRABAN em questão e os demais dados na pasta Identificação;

b) Com o banco já gravado, selecione-o e vá ao Anexo Agência e informe o Código de sua Agência e suas informações adicionais;

c) Já no Anexo Layout Bancário, defina o tamanho do Nosso Número que será gerado no processo e o Valor que o sistema deve considerar para geração do Código de Barras. Estas informações são de suma importância para o perfeito funcionamento da integração junto ao banco. Para saber o tamanho correto do Nosso Número de acordo com o seu banco e convênio, consulte o manual disponibilizado pela instituição bancária. Normalmente, o Nosso Número é composto de uma numeração sequencial e no final são calculados dígitos verificadores. Para informar o tamanho do Nosso Número considere apenas a numeração sequencial, sem o DV.

d) Com o Banco e a Agência já cadastrados, deve-se acessar o menu Cadastros, ir na opção Contas Correntes e inserir todos os dados necessários para que a integração seja realizada de maneira adequada. Na tela Identificação, o Banco e a Agência já cadastrados serão informados, além do Código da Conta Corrente em questão.

Na pasta Dados Adicionais, deve-se preencher os campos que serão validados no ato da geração do Nosso Número e do Código de Barras, de acordo com a necessidade de cada instituição Bancária. Algumas não validam, por exemplo, o Tipo de Carteira ou o Código do Convênio, entretanto, esta definição deverá partir do Banco. Assim, caso não tenha em mãos estas informações (Carteira, Código do Cedente, Código do Convênio, Tipo de Carteira e Tipo de Cobrança) entre em contato com seu banco e solicite tais dados. Eles são muito importantes para que esta geração ocorra de maneira adequada.

2. Com todas as informações bancárias já gravadas nos respectivos cadastros, associe estas informações na Conta/Caixa que representa esta Conta Corrente, em menu Cadastros > Contas/Caixa > Editando a Conta/Caixa em questão > Pasta Integração Bancária.

Desta forma, ao incluir um novo Lançamento Financeiro e informar na pasta Valores esta Conta/Caixa, os dados bancários serão automaticamente carregados na pasta Integração Bancária deste Lançamento. Assim, bastará ao usuário clicar nos respectivos ícones para que o Nosso Número e o Código de Barras sejam gerados, tanto na edição do lançamento como na visão, quando a informação pode ser gerada para N registros de uma só vez.

3. Com as informações Bancárias já definidas no Lançamento, será possível gerar o Nosso Número e o Código de Barras, de acordo com a definição de cada Banco. Ao realizar este processo, o sistema irá verificar a Conta/Caixa informada no Lançamento e como no cadastro desta existem informações bancárias, o sistema irá ao cadastro da respectiva Conta Corrente obter as informações para a geração do Nosso Número e do Código de Barras.

Esta geração poderá ser realizada por dentro do Lançamento, na pasta Integração Bancária ou através dos ícones existentes na visão de Lançamentos. Quando a geração for feita para vários registros de uma única vez, o processo deverá ser feito pela visão de Lançamentos.

DICAS:

- Lançamentos gerados pelo RM ClassisNet não permitem a geração do Nosso Número e do Código de Barras pelo RM Fluxus. Esta geração deve ocorrer obrigatoriamente pelo aplicativo educacional. Se isso não for feito, apenas na emissão de relatórios é possível gerar tais informações no registro. Neste caso, o relatório utilizado deve possuir nos respectivos campos fórmulas com as funções CODBARRABOLETO e IPTEBOLETO.

- Para geração de Nosso Número e Código de Barras via Totvs Gestão de Estoque Compras e Faturamento, verifique o link abaixo:

http://totvsconnect.blogspot.com/2010/10/como-fazer-geracao-de-boleto-bancario.html

- Vale ressaltar que cada banco e cada convênio possuem suas peculiaridades e desta forma, as informações gerais repassadas acima podem ter alterações. Por exemplo: Para determinado banco a carteira informada no cadastro de Contas Correntes faz com que o tamanho do Nosso Número se altere. Para outras instituições, a informação referente a Carteira não interfere. Também por isso, é muito importante ter em mãos o manual do banco onde estas informações são definidas.

Data de produção do documento: 05/03/2012

  • Sem rótulos