Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Produto: TOTVS Folha de Pagamento Versão: 11.40

Processo: GPS - Guia de INSS

Subprocesso: Geração da GPS com recolhimento de INSS Autônomos

Introdução

Este roteiro tem como objetivo auxiliar o usuário na parametrização e geração da Guia de INSS (GPS) com valores decorrentes dos funcionários autônomos.

Para a Geração da GPS com os valores de autônomos é importante responder as questões:

1- O pagamento do autônomo foi realizado no sistema TOTVS Folha de Pagamento (RM Labore)?

2- O pagamento do autônomo foi realizado via RPA, no sistema TOTVS Gestão Financeira (RM Fluxus)?

Se a resposta for “Sim” para a pergunta 1, deverá seguir os passos deste “Como Fazer” descritos no item “Parametrização do Pagamento de Autônomos no RM Labore X Geração da GPS no RM Labore”.

Mas, se a resposta for “Sim” para a pergunta 2, deverá seguir os passos deste “Como Fazer” descritos no item “Parametrização de Pagamento de RPA no sistema RM Fluxus X Geração da GPS no RM Labore”.

Observação: Cada empresa utiliza um padrão de pagamento dos seus Autônomos, sendo realizado pelo sistema TOTVS Folha de Pagamento (RM Labore) ou via TOTVS Gestão Financeira (RM Fluxus).

Jamais deverão utilizar os dois sistemas para pagamento do mesmo Autônomo, pois isto implicará em valores duplicados na GPS.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Parametrização do Pagamento de Autônomos no RM Labore X Geração da GPS no RM Labore

Para a geração da GPS, quando o pagamento do autônomo for realizado pelo sistema RM Labore é importante verificar as seguintes parametrizações:

1 – Tipo de funcionário

O Campo Tipo de Funcionário deverá estar preenchido com o tipo “Autônomo”.

2 – Eventos

No sistema deverão existir os eventos com código de cálculo 46 (Honorários) e 85 (INSS Calculado pelo Usuário) devidamente cadastrados.

3 – Movimentação

O usuário deverá lançar na movimentação (envelope) do funcionário os eventos com código de cálculo 46 e 85 com seus respectivos valores (o usuário poderá utilizar o recurso de fórmulas para cálculo dos eventos).

4 – Incidência no Envelope de Pagamento

Ao clicar na guia “Incidência” observe que para o campo “Incide INSS autônomos” será apresentado o valor da incidência de INSS para autônomos.

5 – Geração da Guia de INSS (GPS)

Após estes procedimentos, basta clicar no menu “Relatórios | Guia de INSS” e realizar o preenchimento dos campos corretamente.

Na guia “Parâmetros”, informem os campos de código de quebra, seleção de funcionários, mês/ano de competência, data do recolhimento, percentual de recolhimento da empresa, autônomos e cooperativa. Em caso de recolhimento em atraso, o campo “Recolhimento em atraso” deverá ser preenchido. Em guias especiais, marcar “Guia Normal” para guia normal ou “Guia 13º” para guia de 13º salário. Selecionar a opção “GPS” e em caso de convênio bancário, marcar “GPS Eletrônica”. No campo “Código de Pagamento”, o usuário deverá informar o código de recolhimento para a Guia.

Após o preenchimento dos campos, clicar no botão “Calcula valores” e em seguida no botão “Gerar guia de INSS”.

Observação:

O usuário poderá consultar os valores calculados para a guia, neste caso, após clicar no botão “Calcula valores”, basta clicar na guia “Seções” e em seguida realizar um duplo clique na seção desejada para visualizar os valores na guia “Valores da Seção XX”.

É possível gerar um arquivo texto com os dados dos cálculos realizados na Guia de INSS, para acessar o arquivo devemos marcar o campo “Gera memória da guia”. Outra opção interessante é gerar o arquivo texto da guia e os dados de cada funcionário, para isso, marque as opções “Gerar arquivo texto” e “Detalhado por funcionário”.

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Parametrização de Pagamento de RPA no sistema RM Fluxus X Geração da GPS no RM Labore

Para a geração da GPS, quando o pagamento do autônomo for realizado no sistema RM Fluxus é importante verificar as seguintes parametrizações contidas no como fazer abaixo:

http://totvsconnect.blogspot.com/2010/11/como-fazer-rpa-recibo-de-pagamento.html

Após confirmar que os passos descritos no link acima foram realizados no TOTVS Gestão Financeira (RM Fluxus), a GPS no RM Labore deverá ser gerada com o parâmetro “Verifica Autônomos RM Fluxus / RM Nucleus” marcado:

  • No labels