Obrigatoriedade Todos os empregadores/contribuintes/órgãos públicos que tenham remunerado trabalhadores filiados ao RGPS, estagiários e bolsistas, no mês de referência
Pré-requisitos
  • Trabalhadores / estagiários /bolsistas exceto aquele cuja a informação vai no S1202 (Órgão Público);
  • Deve ser enviado um único S1200 para cada funcionário;
  • 2 vínculos no mesmo período de apuração será enviado um único evento de remuneração separado pela matricula de cada vinculo;
  • Em um único S1200 podem ser informado vários demonstrativos (Período)-ideDMdeV.

Observação: Mas detalhes consulte os manuais do eSocial. 

Prazo de EnvioDeve ser transmitido até o dia 7 do mês subsequente
Descrição

São as informações da remuneração de cada trabalhador no mês de referência. 
Este evento deve ser utilizado para todos os trabalhadores filiados ao Regime Geral de Previdência Social – RGPS a serviço do empregador/contribuinte/órgão público, constantes na Tabela 1 – Categorias de Trabalhadores.

Observações:

  • Caso a coligada utilize tomador de Serviços, a estrutura desse evento será criada conforme a distribuição do Sefip, ou seja, as verbas serão discriminadas de acordo com o valor rateado por tomador que terá vínculo a uma Lotação Tributária.
  • Caso o funcionário seja elegível para o lançamento do evento com Código de Cálculo 315 - BASE DE FGTS DE AFASTADOS, e este evento não esteja na ficha financeira ou na distribuição do Sefip, o sistema acusará mensagem de erro informando que o funcionário esteve afastado e não possui o respectivo evento.

Para os funcionários que possuem movimento no período de apuração com todos os eventos gerados, o sistema gerará os eventos S-1200 e S-1210. Caso desejar que não sejam gerados esses eventos, será necessário cancelar a movimentação desse funcionário, pois quando não existe período criado, esses eventos não serão gerados.

Autônomos Externos:

  • Para considerar os autônomos externos neste evento, é necessário realizar a importação do registro do autônomo para o cadastro de Autônomos Externos.

  • Para configurar as verbas de Provento e Desconto que serão utilizadas na integração dos autônomos de outros sistemas, o usuário deve acessar o Parametrizador, selecionar a opção 06.07 - eSocial e avançar até a etapa de Autônomo Externos.

  • É necessário gerar o lançamento financeiro para o autônomo externo com o objetivo de apurar os encargos financeiros antes de realizar a geração do evento S-1200.

  • Após realizar os passos mencionados anteriormente, o usuário deve executar o processo de "Gerar XML" selecionando o evento S-1200 e marcando a flag "Gerar Autônomo Fluxus/Externos".
  • Na integração do evento S-1200 com o TAF, será criado automaticamente um cadastro separado do Autônomo Externo de acordo com as informações presentes no grupo infoComplem.

Diferença salarial Dissídio "Sim":

Clique aqui, para entender como funciona o processo de diferença salarial por dissídio.

Diferença salarial Dissídio "Não":

Quando não se tratar de Dissídio, entende-se que houve inconsistências no pagamento ao funcionário, e é necessário pagar a diferença do que é devido. Para o eSocial, quando foi feito o pagamento incorreto em períodos anteriores, deve ser feita a retificação do eventos envolvidos.

Para tratar tal situação, estamos trabalhando em novas funcionalidades no RM para tornar mais ágil o processo de retificação. Em breve teremos novidades.

Mapeamento Regras de definição entre o TOTVS Folha de pagamento e as tags de composição do xml para eSocial.



  • Sem rótulos