Árvore de páginas
Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Numa conexão bem sucedida do smart client desktop com o appserver via broker temos 3 arquivos de log envolvidos: log da DLL do broker, log do broker, e log do appserver.

Log da DLL do broker

Este log mostra várias informações úteis, como a versão da DLL, o host onde o smart client está rodando, ip e porta do broker, id do handshale, e hora de início e finalização da conexão.

Neste exemplo, temos que:

   versão da DLL: 2.0.16

   host onde está rodando o smart client: tec-***** (ip 10.172.78.66)

   ip e porta do broker: 127.0.0.1:50000

   id do handshake: AEF50...52F4F9 (utilizado para rastrear a conexão no log do broker)

   hora de início da conexão: 14:43:34

   hora de finalização da conexão: 14:45:26

O importante neste exemplo é notar que como a conexão aconteceu sem erros, aparece a linha com a mensagem "sucesso na criação de nova conexão", e depois de um certo tempo (tempo que o usuário operou o smart client) aparece a linha com a mensagem "conexão cliente fechada remotamente", após o usuário ter fechado o smart client de maneira normal.

Log do broker

No log do broker correspondente também temos várias informações úteis, mas o interessante neste exemplo são as sequências de inicialização e finalização da conexão do smart client.

Podemos ver na linha com a mensagem ""recebeu handshake inicial do cliente" o mesmo id AEF50...52F4F9 que aparece no log da DLL. Esta linha mostra uma outra informação importante: o "contexto" associado a esta conexão: ctx:008. Todas as mensagens no log referentes a esta conexão vão estar associadas a este contexto "ctx:008". Desta maneira, podemos isolar as mensagens referentes a conexões específicas, mesmo que muitos smart clients utilizem o mesmo broker.

A sequência de inicialização de uma conexão bem sucedida começa com a mensagem "recebeu handshake inicial" e vai até a linha "sucesso na criação de nova conexão". A partir deste ponto o smart client está conversando normalmente com o appserver (vai aparecer no monitor do server).

A sequência de finalização normal começa com a linha "conexão cliente fechada remotamente" (isto é, o smart client fechou a conexão) e vai até a linha "erro, conxão fechada pelo servidor em modo standby". O motivo desta linha de "erro" é que o broker não sabe que a conexão está sendo fechada normalmente. Por causa disso quando o smart client fecha a conexão o broker deixa a conexão em standby, mas logo em seguida o appserver fecha a conexão (o que é normal), causando esta mensagem de "erro" no log do broker.

Notar que neste exemplo de teste havia apenas um smart client sendo usado, então todas as linhas referentes a este smart client apareceram em sequência no log do broker. Num cenário normal com muitos smart clients as mensagens referentes aos vários smart clients aparecem misturadas.

Log o appserver

O log do appserver referente a esta conexão mostra o início e o final, sem outras informações adicionais porque o teste consistiu apenas de algumas trocas de telas. Notar novamente que, como havia apenas um único smart client conectado, as mensagens de início e final da conexão aparecem em sequência, uma logo em seguida da outra.

É interessante observar as marcações de tempo nos 3 logs. No log da DLL o início efetivo da conexão foi às 14:43:34, no log do broker também às 14:43:34, e no log do appserver às 14:43:37. O fechamento aparece no log do appserver às 14:45:26, no log do broker às 14:45:26, e no log da DLL também às 14:45:26.

  • Sem rótulos