Árvore de páginas

Codificação - MATA098

Visão Geral do Programa

Esta rotina define as opções para as características das famílias de produtos.

O código dos produtos, gerado automaticamente pelo configurador de produtos, obedece a uma sequência padrão. O código é composto pelo nome da família, que é informado no campo Conteúdo e a seguir, de acordo com os tamanhos estipulados no campo Tamanho,  os itens tal qual a sequência de cadastramento efetuada na configuração da família.

Exemplo:

Campo Conteúdo

MIC

Itens cadastrados

001

P (Processador)

002

HD (Capacidade do HD)

003

RAM (Capacidade de Memória RAM)

Código Formado

MICPHDRAM

Codificação - MATA098

Objetivo da tela:

Definir as opções para as características das famílias de produtos.


Outras Ações/Ações Relacionadas:
 

Ação:

Descrição:

Visualização Gráfica

Exibe todas as características dos produtos e suas variações para a família de produtos selecionada na ferramenta gráfica de árvore (tree).

EstruturaçãoPermite configurar o código dos produtos de acordo com a sequência padrão ou configurar o código  posteriormente, de acordo com a necessidade.
Definir

Esta opção permite definir as variações das características dos produtos para que sejam utilizadas, posteriormente, na criação dos produtos representados por esta família.

As variações das características podem ser cadastradas, da seguinte forma:

  • Manualmente - Quando as definições das características são incluídas pelo usuário.
  • Por Intervalo - Quando o intervalo de um período é definido, por meio dos parâmetros De e Até.
  • Conjuntos - Quando as definições das características são incluídas por meio do conjunto de características, previamente cadastrados no Conjunto.
  • Cópia - Quando as definições das características são copiadas de uma outra definição de característica, já incluída de forma manual, por intervalo ou por conjunto.

Importante:

Para definições manuais, o sistema valida os caracteres do código, não permitindo o uso de caracteres especiais ("!@#$%¨&*()_{}[]ªº°), pois esta codificação é usada internamente em variáveis da rotina com permissão de uso apenas de letras e números.”

Procedimentos:

Para definir a codificação:

1. Na janela de Manutenção de Codificação, selecione Definir.
Será apresentada a janela de parâmetros com as opções para definição.

2. Selecione a opção de desejada e clique em Ok.

3. Preencha os dados necessários conforme help de campo.

4. Confira os dados e confirme.

Fórmula

Permite cadastrar o uso de produtos em quantidade, permitindo associar um fator multiplicador para cada valor, de determinada característica.

Esta opção pode ser utilizada para agilizar a definição de quantidade dos produtos e diminuir o tempo de digitação, utilizando um fator de multiplicação das características de um determinado produto.

Procedimentos:

  1. Em Configurador de Produtos, opção Incluir, defina o produto, identificando uma família de produto e suas características.
  2. Em Codificação, selecione a opção Incluir e defina as características do produto.
  3. Na opção Fórmula, selecione Incluir e preencha os fatores de multiplicação de cada opção das características. Estes fatores serão utilizados na geração da estrutura do produto, para multiplicar a quantidade definida.
  4. Após a incluir os fatores de multiplicação, retorne à rotina Configurador de Produtos, opção Dados Padrões e preencha corretamente o campo Fórmula Qtd, pois é este campo que fará a associação do componente à Fórmula x Característica, permitindo o cálculo do componente na estrutura na geração do produto.

Dessa forma é possível criar as estruturas do produto, cada uma com a quantidade de seus componentes, correspondentes ao fator definido em Fórmula x Característica.

Interface de grade na codificação de produtos

Tem como objetivo atender empresas que desejam utilizar os facilitadores dessa rotina em conjunto com o recurso de grade de produtos.

Mais informações em: Interface de grade na codificação de produtos.

Interface de Grade na Codificação de Produtos

A interface de grade na codificação de produtos tem como objetivo atender empresas que desejam utilizar os facilitadores dessa rotina em conjunto com o recurso de grade de produtos.

Ela possibilita tratar, na formação codificação, as características comuns à família do produto, junto com o conceito de grade de produtos, agilizando assim o cadastro de produtos que variem em apenas alguns aspectos, mantendo a sua característica principal.

No configurador de produtos, para que se possa definir as regras de codificação e composição dos produtos, já é possível utilizar duas novas características relacionadas à grade de produtos, sendo elas: linha e coluna, respectivamente nessa ordem.

Com essa solução, o Sistema disponibiliza uma ferramenta mais prática e robusta que pode ser aplicada nos diversos processos da indústria de calçados, confecções e demais produtos com variações similares.


Importante:

Premissas para utilização da interface de grade na codificação de produtos:

  • O parâmetro MV_GRADE deve estar habilitado.
  • É obrigatório informar sempre duas características com interface grade linha e grade coluna, uma após a outra, respectivamente. Dessa forma, não se pode informar uma interface grade linha sem que seja informada uma interface grade coluna e vice-versa. Primeiramente, deve-se informar a interface grade linha e, em seguida, a interface grade coluna.
  • Não é permitido incluir nenhuma característica ou expressão entre ou após as interfaces de grade; ou seja, a definição da grade linha e da grade coluna devem estar juntas e como os últimos itens das características do configurador de produto, mesmo que não utilize código padrão na definição da família de produtos.
  • O tamanho de uma característica de interface de grade está limitado ao tamanho dos campos das tabelas de dados que utilizam o conceito de grade de produtos, como por exemplo: o campo Item da Grade (C2_ITEMGRD) da tabela SC2 – Ordem de Produção que está configurado com o tamanho de duas posições. Sendo assim, o tamanho da máscara dos itens de grade, no configurador de produtos, deverá ser menor ou igual a duas posições.

Exemplo de utilização

Configuração do cadastro de família de produtos para a utilização do configurador de produto em conjunto com o recurso de grade de produtos.

Roteiro de utilização:

Gerar, automaticamente, os códigos dos produtos para todas as combinações da família de produtos Tênis, com  suas características.

Esse exemplo demonstra como utilizar a interface de grade no configurador de produtos.

1. No ambiente Configurador, opção Parâmetros, configure o conteúdo do parâmetro MV_GRADE para T (habitado)

2. Em seguida, no ambiente Controle e Planejamento de Produção ou Estoque e Custos, em Codificação, cadastre as características da família de produto:

Características do solado:

Cód. Caract.

01

02

Descrição

Solado sem amortecimento

Solado com amortecimento

Descr. (prd)

Sol. s/ amort.

Sol. s/ amort.

Ativa

Sim

Sim

Características do cadarço:

Cód. Caract.

01

02

Descrição

Cadarço nylon

Cadarço Algodão

Descr. (prd)

Cad. nylon

Cad. algodão

Ativa

Sim

Sim

Características da cor:

Cód. Caract.

AM

AZ

PT

VD

Descrição

Amarela

Azul

Preta

Verde

Descr. (prd)

Cor AM.

Cor AZ.

Cor PT.

Cor VD.

Ativa

Sim

Sim

Sim

Sim

Características do tamanho:

Cód. Caract.

36

37

38

39

Descrição

Tam. 36

Tam. 37

Tam 38

Tam. 39

Descr. (prd)

T.36

T.37

T.38

T.39

Ativa

Sim

Sim

Sim

Sim

3. Após definir as características, o sistema apresenta um tela com a geração automática de todos os códigos de produtos (Tabela SKU), gerados a partir das combinações informadas no cadastro da família do código inteligente e sua codificação.


Tabelas

  • SBQ - Itens do Código Estruturado;
  • SBS - Opções para Características;
  • SBW - Conjuntos;
  • SBX - Opções de Conjuntos;
  • SBP - Base de Código Estruturado.