Árvore de páginas

Produto:Microsiga Protheus®
Ambiente:SIGAFAT - Faturamento
Ocorrência:

Fluxo de Liberações e Causas de Bloqueios do Pedido de Vendas



O Processo de emissão de um Documento de Saída no módulo Faturamento (SIGAFAT), quando iniciado pela inclusão do Pedido de Vendas (MATA410), necessita que este pedido passe pela etapa de Liberação.

Ao realizar a liberação do pedido, o sistema efetua a gravação da tabela SC9 e a partir desse ponto pode-se verificar se o pedido estará:

  • Bloqueado por Crédito;
  • Bloqueado por Estoque;
  • Apto a Faturar.

Caso o pedido possua um bloqueio por Regra de Negócios (FATA100), não será possível realizar sua liberação. Estando com algum dos bloqueios, o Pedido não estará em condições de ser faturado, sendo necessário identificar a causa do bloqueio e realizar a manutenção, para que a liberação do pedido seja reprocessada.


Observações

  • Ao alterar o pedido de vendas e salvar esta alteração (ainda que não modifique nenhuma informação) o sistema realiza o estorno da liberação, submetendo o pedido à uma nova análise.
  • O estorno também pode ser realizado através da rotina “Docs de Saída” (MATA460A) pelo menu de “Outras Ações” na opção “Estornar liberação”.
  • Para informações a respeito do Help A410LIBER, consulte a documentação do link: https://tdn.totvs.com/x/YHQxE

TIPOS DE LIBERAÇÃO DE PEDIDOS DE VENDA

    Liberação Automática:

    Pode ser realizada:

    1- Na inclusão do Pedido de Vendas (MATA410), durante a gravação do Pedido, para isso basta:

    • Acessar a rotina Pedidos de Venda (MATA410);
    • Pressionar a tecla F12 (o sistema apresentará uma tela de parâmetros);
    • Preencher o parâmetro "Sugere Qtde Liber. ?" como "Sim".

    Ao preencher os itens do Pedido de Vendas, o sistema irá preencher o campo "Qtd.Liberada" (C6_QTDLIB) automaticamente e, ao salvar o pedido, o mesmo será gravado com a legenda amarela (Liberado).


    2- Através da rotina de Liberação de Pedidos de Venda (MATA440)

    Realizada através do botão "AUTOMÁTICA" → Permite realizar a liberação dos pedidos de venda em lote por:

    • Intervalo de números de pedido (Pedido de / Pedido até);
    • Intervalo de códigos de clientes (Cliente de / Cliente até);
    • Intervalo de datas de entrega (Data Entrega de / Data Entrega até);
    • Intervalo de lojas de cliente (Loja De / Loja Até).

    Liberação Manual:

    Pode ser realizada:

    1- Na inclusão do Pedido de Vendas (MATA410):

    • Preenchendo o campo "Qtd.Liberada" (C6_QTDLIB) com a quantidade desejada;
    • Após salvar o Pedido de Venda o mesmo será gravado com a legenda amarela (Liberado).


    2- Através da rotina de Liberação de Pedidos de Venda (MATA440)

    Realizada através do botão "LIBERAR" → Permite realizar a liberação dos itens do pedido de venda parcialmente , através do preenchimento do campo “Qtd.Liberada” (C6_QTDLIB).

    • Após salvar a Liberação o Pedido de Venda passará da legenda da cor verde (Aberto)  para cor amarela  (Liberado).

    Observação

    Ao pressionar a tecla F12 na tela da rotina Liberação de Pedidos de Venda (MATA440), o sistema apresenta uma tela de perguntas.

    Caso a pergunta "Sugere Qtde Liber. ?" esteja como "Sim", ao clicar no botão "LIBERAR" o sistema realiza o preenchimento do campo “Qtd.Liberada” (C6_QTDLIB) automaticamente. 

    Caso a pergunta "Sugere Qtde Liber. ?" esteja como "Não", ao clicar no botão "LIBERAR" será necessário preencher manualmente o campo “Qtd.Liberada” (C6_QTDLIB).  


    Ao clicar nesta opção, o sistema exibe a tela do pedido de vendas e todos os seus itens, permitindo alterar algumas informações no cabeçalho do pedido, sem estornar as liberações, como:

    • Transportadora (C5_TRANSP);
    • Frete, Seguro e Despesas (C5_TPFRETE, C5_FRETE, C5_SEGURO, C5_DESPESA, C5_FRETAUT, C5_RECFAUT, C5_REDESP);
    • Peso, Volume e Espécie (C5_PSOL, C5_PBRUT, C5_VOLUME1/2/3/4, C5_ESPECI1/2/3/4);
    • Mensagem da Nota (C5_MENNOTA);


    É possível bloquear a opção de Liberação Manual do Pedido de vendas, saiba como através da documentação do link: https://tdn.totvs.com/x/VUBtDQ

    Observação

    O parâmetro "MV_LIBACIM" indica se o sistema deve Bloquear ou não a Liberação de Pedidos de Venda com quantidade liberada superior a quantidade do pedido.

    Caso o parâmetro esteja Desativado (F), o sistema permitirá indicar uma quantidade liberada no campo "Qtd. Liberada" (C6_QTDLIB) maior que a "Quantidade Vendida" (C6_QTDVEN).

    Observação

    Campo C6_BLQ: pode impedir a liberação do item caso seja inserida informação de Eliminação de Resíduo manual ou automática.

    Possíveis conteúdos para o campo (Tabela F1 - Status do bloqueio da SX5):

    • Sim (S) - Pedido Bloqueado;
    • Não (N) - Não Bloqueado;
    • Resíduo (R) - Eliminado Resíduo.


    Campo C6_QTDLIB: O campo Quantidade Liberada (C6_QTDLIB) possui como característica o preenchimento em tela, ou seja, o campo é editável, porém, ao gravar o pedido de vendas, o conteúdo do campo não é gravado no Banco de Dados, o sistema utiliza o conteúdo dele para criar o registro de liberação na tabela SC9, mas o conteúdo não é gravado na tabela SC6. 



    STATUS / LEGENDAS DO PEDIDO DE VENDAS

    Na rotina Pedidos de Venda (MATA410) não é demonstrado se há Bloqueio de Crédito ou Estoque, os Status (legendas) disponíveis na rotina são:


    Indica que o pedido foi incluído, não possui bloqueio de Regra / Verba, porém ainda não passou pelas demais liberações (Não possui registro na tabela SC9).

    Pedido já passou por todas as liberações e foi faturado.

    O pedido já passou pela avaliação de Regra / Verba e foi submetido à análise de Crédito e Estoque.

    O pedido está bloqueado por Regra de Negócio e não será submetido à análise de Crédito e Estoque.

    O pedido possui desconto maior que o estipulado na Regra de Negócio, possui Verba de Venda, porém o valor da verba não cobre o desconto concedido.

    Para mais informações a respeito das Legendas dos Pedidos de Venda (MATA410), acesse o Link: https://tdn.totvs.com/x/Z32ZDg 



    Os bloqueios por Crédito / Estoque são demonstrados em suas rotinas específicas:

    • Analise de Crédito de Pedido de Venda (MATA450);
    • Analise de Crédito de Cliente (MATA450A);
    • Liberação de Estoque (MATA455);
    • Liberação de Crédito / Estoque (MATA456);
    • Documentos de Saída (MATA460A).

    Estas rotinas baseiam-se nos registros da Tabela SC9 onde estes bloqueios são indicados nos campos C9_BLEST (Bloqueio de Estoque) e C9_BLCRED (Bloqueio de Crédito).

    Para mais informações a respeito dos bloqueios gravados na tabela SC9, consulte a documentação: https://tdn.totvs.com/x/Zk1tDQ



    FLUXO DE ANÁLISES PARA FATURAMENTO DO PEDIDO DE VENDAS


      1ª Análise: Liberação de Regras de Negócio / Verbas de Venda

      Importante

      A avaliação de bloqueio por Regra / Verba ocorre antes da liberação do Pedido de Vendas (antes da gravação da tabela SC9), ou seja, o pedido somente segue para Análise de Crédito ou Estoque caso não possua Bloqueio por Regra / Verba.

      Esta etapa avalia se o Pedido incluído está de acordo com as Regras de Negócio (FATA100) da organização e, caso o Pedido esteja fora da regra, ocorre Bloqueio por Regra.

      Caso a Regra de Negócios possua restrição quanto ao percentual máximo de desconto a ser aplicado e o pedido exceda esse percentual, o sistema avalia se há Verbas de Vendas para compensação da diferença, as verbas de venda são cadastradas na rotina “Verbas de Venda” (FATA190).

      Se o Pedido for bloqueado por Regras de Negócio (C5_BLQ ou C6_BLOQUEI = 1) ou por Verbas de Venda (C5_BLQ ou C6_BLOQUEI = 2), ele deve ser liberado, manualmente, através da Rotina Liberação de Regras (FATA210).


      Saiba mais a respeito das Regras de Negócio e Verbas de Venda através do link: https://tdn.totvs.com/x/S_fjH

      2ª Análise: Liberação de Crédito de Cliente

      A análise de crédito do pedido ocorre antes da análise de estoque, para que o pedido seja submetido à análise de crédito basta que o parâmetro “MV_BLOQUEI” esteja ativado (T) e que seja realizada a liberação do pedido.

      Esta etapa avalia se o Cliente possui Saldo de Crédito disponível, veja aqui as configurações e parametrizações para análise automática de crédito: https://tdn.totvs.com/x/Trl3DQ

      Caso o pedido seja Bloqueado por Crédito, ao tentar realizar seu faturamento através da rotina de Pedidos de Venda (MATA410), o sistema apresentará a tela abaixo informando a impossibilidade de faturamento:

      Caso o Pedido seja avaliado com Bloqueio de Crédito (C9_BLCRED), significa que não há limite de crédito disponível para este Cliente. Para identificar o que o sistema está validando para chegar a essa conclusão, consulte o link: https://tdn.totvs.com/x/z2k-Dg


      O Pedido com Bloqueio de Crédito poderá ser liberado através das rotinas:

      • Análise de Crédito por Pedido (MATA450);
      • Análise de Crédito por Cliente (MATA450A);
      • Liberação de Crédito e Estoque (MATA456).

      Observação

      Para entender a diferença entre as rotinas “Análise de Crédito por Pedido” (MATA450) e “Análise de Crédito por Cliente” (MATA450A), acesse: https://tdn.totvs.com/x/d9sGEQ

      Ao identificar a causa do bloqueio deverá optar por:

      • Liberação Manual: Este tipo de liberação ignora se o cliente possui ou não crédito disponível e “força” a liberação do pedido.
      • Sanar a causa do bloqueio, e reprocessar a Liberação Automática ou estornar a liberação do pedido e submeter novamente à análise;  

      Importante

      Caso necessite retirar a permissão para Liberação de Crédito Manual, acesse o link: https://tdn.totvs.com/x/VUBtDQ

      Após liberar o Pedido na etapa de Análise de Crédito, ele está apto à avaliação do Saldo de Estoque. O que nos leva à próxima etapa de análise.

      3ª Análise: Liberação de Saldos de Estoque do Produto

      Para submeter os itens do Pedido de Vendas (MATA410) à Análise de Estoque, basta que o “Tipo de Entrada e Saída” (MATA080) possua o campo “Atu.Estoque” (F4_ESTOQUE) com o preenchimento “S-Sim”.

      Esta etapa avalia se os itens inseridos no Pedido de Vendas (MATA410) possuem Saldo de Estoque Disponível.

      Observação

      Diferente da Análise de Crédito no Protheus, a Análise de Estoque não possui um parâmetro para ser desabilitada, ou seja, se o “Tipo de Entrada e Saída” (MATA080) possuir o campo “Atu.Estoque” (F4_ESTOQUE) preenchido com “S-Sim”, não havendo saldo disponível, o item/pedido ficará com Bloqueio de Estoque pela Análise Automática (C9_BLEST preenchido).

      Para identificar o que o sistema está validando para chegar ao Bloqueio do Pedido por Estoque, consulte a FAQ: https://tdn.totvs.com/x/zGk-Dg

      Ao identificar a causa do bloqueio, é possível realizar a Liberação do Estoque a partir das rotinas:

      • Liberação de Estoque (MATA455);
      • Liberação de Crédito e Estoque (MATA456).



      TIPOS DE LIBERAÇÃO DE ESTOQUE

        Realizada através do botão "AUTOMÁTICA" → Após identificar a causa do Bloqueio de Estoque e recompor o saldo do produto, esta opção Reprocessa a Análise, havendo saldo, ela libera o pedido, caso ainda não haja saldo suficiente, o pedido permanece Bloqueado.

        Realizada através do botão “MANUAL” → Por esta opção, o sistema Ignora o Saldo do Produto em estoque e realiza a Liberação do Bloqueio, deixando o saldo do produto negativo, mesmo que o parâmetro MV_ESTNEG esteja habilitado.

        Para mais informações a respeito do parâmetro MV_ESTNEG e o módulo de Faturamento, consulte a documentação do link: https://tdn.totvs.com/x/oLx3DQ

        Importante

        A Liberação Manual de Estoque não poderá ser realizada caso o produto controle Lote, Sublote ou Endereço.

        Dúvidas Frequentes