Árvore de páginas


Procediementos

Na atualização automática, é aplicada a seguinte regra:

  1. A leitura para geração dos índices é realizada a partir dos Índices Mensais Calculados (QEV).
  2. É posicionado o registro do fornecedor corrente para obtenção da Nota de IQS.
  3. Se no arquivo Produto X Fornecedor (SA5), o campo "Situação" (A5_SITU) estiver definido como "1 - Assegurado" e o campo "Skip-lote" (A5_SKPLOT) estiver definido como "01 - Controla todas as entradas", e ainda o conteúdo do parâmetro MV_QASSIQS estiver configurado como "N", indicando que o arquivo Produto X Fornecedor (SA5) possui a situação "Assegurado" sem Nota de IQS definida, então a nota mínima será verificada para que se mantenha a condição "Assegurado". Esta nota é informada no parâmetro MV_QIQSASS e, se maior ou igual à nota obtida a partir dos Índices Mensais Calculados (QEV), a situação sofre demérito e assume a classificação "2 - Qualificado".
  4. Se no arquivo Produto X Fornecedor (SA5), o campo "Situação" (A5_SITU) estiver definido como "2 - Qualificado" e houver definição da Nota de IQS, será verificado se a nota obtida a partir dos Índices Mensais Calculados (QEV) é maior ou igual à nota mínima definida no parâmetro MV_QIQSQUA. Caso contrário, a situação sofre demérito e assume a classificação "3 - Pré-qualificado".
  5. Após estas verificações, a situação alterada é estendida às demais lojas/filiais com a mesma referência do arquivo Produto X Fornecedor (SA5) e que possuam o campo "Atualização Automática" (A5_ATUAL) definido como "S". A cada loja/filial atualizada, é gravado automaticamente o histórico desta alteração.
  6. É posicionado o registro do Skip-lote (QEF).
  7. Caso o campo "Situação" (A5_SITU) seja definido como "3 - Pré-qualificado" ou "4 - Não-habilitado" no arquivo Produto X Fornecedor (SA5), o campo "Skip-lote" (A5_SKPLOT) é regravado em branco para garantir que a inspeção seja definida como: Inspeção 100% e Não realiza Inspeção, respectivamente.
  8. Caso o conceito de skip-lote de 25% esteja definido no parâmetro MV_QUTSK25 configurado como "S", é verificado no arquivo Produto X Fornecedor (SA5) se o campo "Situação" (A5_SITU) está definido como "2 - Qualificado" e se, na Tabela de Skip-lote (QEF), o campo "Unidade do Skip-lote" (QEF_UNSKLT) é igual a "D - Diária" ou "E - Entradas". Estando estas condições satisfeitas, é verificado o campo "Quantidade de Entradas a Controlar" (QEF_QTDE), na Tabela de Skip-lote (QEF) e, se este for igual a "4" (skip-lote = 25%), o novo skip-lote é definido conforme faixa anterior.

  
Exemplo:

Se igual a "1 a cada 4", a faixa anterior será "1  cada 3".

Caso o conteúdo do parâmetro MV_QUTSK25 seja "N" e o campo "Situação" (A5_SITU) no arquivo Produto X Fornecedor (SA5) for definido como "2 - Qualificado" e, enquanto o campo "Unidade do Skip-lote" (QEF_UNSKLT) da Tabela de Skip-lote (QEF) for controlado como "D - diária" ou "E - Entradas", a pesquisa do Critério do Skip-lote é realizada a partir do campo "Quantidade do Skip-lote Anterior" (QEF_QTDE).

9. Realizadas estas verificações, caso o skip-lote anterior seja diferente do atual definido, este será gravado no arquivo Produto X Fornecedor (SA5), no campo "Skip-lote" (A5_SKPLOT) e seu histórico atualizado no arquivo Justificativas (QA3), com a chave definida como MATA060L.

10. A próxima etapa verifica o skip-lote vinculado ao IQS, definido como "S" no parâmetro MV_QSKLIQS, realizando o seguinte cálculo, desde que haja nota de IQS definida:

  • Nota = IQF Acumulado + Nota de IQS
    2
  • em seguida a nota é pesquisada no arquivo Critérios de Skip-lote (QEX) a fim de selecionar novo critério para o skip-lote a ser gravado.
  • não havendo Nota de IQS determinada para o fornecedor, é definida nota constante das duas faixas anteriores atuais do skip-lote.
  • caso a Nota de IQS seja menor do que a definida na faixa do skip-lote atual, é determinada a faixa de skip-lote classificada como Inspeção 100% (primeira faixa).

Se o conteúdo do parâmetro MV_QSKLIQS for igual a "N", a Nota de IQF Acumulado (QEV) é pesquisada no Arquivo de Critérios de Skip-lote (QEX).

11. Na verificação do item 10, os procedimentos constantes nos itens 6, 7, 8 e 9 são repetidos, definindo o processo para cálculo da situação nos arquivos Produto X Fornecedor (SA5) e Skip-lote (QEX).

12. Os procedimentos dão continuidade de cálculo enquanto houver novos índices a serem filtrados pelos parâmetros "Mês Refer." e "Ano", conforme configuração do usuário.