Árvore de páginas


Busca rápida: 

A  B  C  D  E  F  G  H  I J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  X  W  Y  Z 


Termo

Descrição do Termo

Absenteísmo

Ausência do funcionário do ambiente de trabalho.

Agentes de Risco

São os agentes de riscos que os funcionários da empresa estarão expostos. O agente causador do risco, pode ser Físico, Químico, Biológico, Ergonômico ou Acidente. 

ASO

O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é um documento obrigatório que o médico deve emitir sempre que realizar um exame por motivo ocupacional, podendo ser: admissional, periódico, mudança de função, retorno ao trabalho e demissional. No ASO devem constar, entre outras informações, os dados do trabalhador, os riscos ocupacionais específicos existentes na atividade do empregado, procedimentos médicos a que foi submetido, inclusive os exames complementares e a data em que foram realizados, nome do médico coordenador e CRM, e principalmente, a definição de apto ou inapto para a função.

ASO Admissional

O Atestado Admissional deve ser realizado antes que o trabalhador seja admitido. O conjunto dos exames (clínicos e complementares) depende do tipo de trabalho que o trabalhador vai exercer e dos riscos que estará exposto. É fundamental que o médico responsável pelo exame admissional conheça o ambiente de trabalho da empresa e as atividades que serão desenvolvidas pelo trabalhador.

ASO Demissional

O Atestado Demissional deve ser feito quando o trabalhador sai da empresa. Serve para ver se ele não adquiriu nenhuma doença causada pelo ambiente de trabalho daquela empresa. Deverá ser realizado até a data da homologação da dispensa ou até o desligamento definitivo do trabalhador, nos casos em que não houve a obrigatoriedade de homologação da rescisão contratual.

ASO de Mudança de Função

O Atestado de mudança de Função deverá ser realizado somente se ocorrer mudança do risco a que o trabalhador ficará exposto.

ASO de Retorno ao Trabalho

O Atestado de Retorno ao Trabalho deverá ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto.

ASO Periódico

O Atestado Periódico ocorre pois, a empresa deverá providenciar periodicamente a realização dos exames médicos para acompanhar o controle da saúde do trabalhador. A periodicidade dos exames pode variar de seis meses a dois anos, dependendo da atividade.

Assistente de Convocação

O Assistente de Convocação possibilita a convocação de grupos.

Atendimento Clínico

O módulo Atendimento Clínico apresenta diversos recursos que garantem ao profissional médico um controle absoluto sobre seus pacientes e suas ações. 

Autorização


Ação

São as medidas preventivas de controle para os agentes riscos.

Baixa de ASO

Funcionalidade para finalização de ASOs independente de seu status.

Candidato


CAT

Comunicação de Acidente do Trabalho. A CAT é um documento usado para comunicar o acidente ou doença de trabalho ao INSS.

CIPA

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Convocação


Desvio de Função

Por definição, desvio de função, é o desempenho pelo funcionário de serviços não inerentes ao cargo por ele ocupado.

EPC

Equipamento de Proteção Coletiva, consiste em como o próprio nome sugere, os equipamentos de proteção coletiva, dizem respeito ao coletivo, devendo proteger todos os trabalhadores expostos a determinado risco. Como exemplo podemos citar o enclausuramento acústico de fontes de ruído, a ventilação dos locais de trabalho, a proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos, cabines de segurança biológica, entre outros. 

EPI

Equipamento de Proteção Individual, consiste em todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
Equipamentos de MediçãoSão utilizados para realizar as medições de segurança no ambiente de trabalho.

Exames Complementares


Exame médico admissional

Este exame deve ser realizado antes que o trabalhador seja admitido. O conjunto dos exames (clínicos e complementares) depende do tipo de trabalho que o trabalhador vai exercer e dos riscos que estará exposto. É fundamental que o médico responsável pelo exame admissional conheça o ambiente de trabalho da empresa e as atividades que serão desenvolvidas pelo trabalhador.

Exame demissional

Este exame deve ser feito quando o trabalhador sai da empresa. Serve para ver se ele não adquiriu nenhuma doença causada pelo ambiente de trabalho daquela empresa. Deverá ser realizado até a data da homologação da dispensa ou até o desligamento definitivo do trabalhador, nos casos em que não houve a obrigatoriedade de homologação da rescisão contratual.

Exame médico de mudança de função

Este exame deverá ser realizado somente se ocorrer mudança do risco a que o trabalhador ficará exposto.

Exame médico periódico

Este exame é realizado pois, a empresa deverá providenciar periodicamente a realização dos exames médicos para acompanhar o controle da saúde do trabalhador. A periodicidade dos exames pode variar de seis meses a dois anos, dependendo da atividade.

Ficha Clínica

É a ficha utilizada no consultório médico.

Fonte Geradora

Entende-se por fonte geradora, qualquer máquina ou equipamento que de alguma forma ofereçam riscos à saúde e/ou a integridade física do trabalhador. Serão armazenadas nesse cadastro as fontes geradoras que a empresa tem interesse em controlar, e que posteriormente serão relacionadas ao risco. O objetivo da informação referente à fonte geradora é permitir que você possa identificar claramente o que está causando o risco, é onde o setor de segurança do trabalho deverá atuar para eliminar minimizá-lo.

Funcionário


GSO

Gerenciador de Saúde Ocupacional.

Intercâmbio

É o atendimento estabelecido entre as Unimeds por meio de normas, regras e diretrizes, consolidando a integração no Sistema Unimed e garantindo o seu atendimento em todo o território nacional.  O Intercâmbio de Saúde Ocupacional é gerenciado por meios dos Departamentos de Saúde Ocupacional (DSOs) ou setor Capacitado para tal fim.

Mapa de Implantação

O mapa de Implantação é uma funcionalidade que possibilita a realização de todas as configurações e monitoramentos dos PCMSO das empresas cadastradas no sistema.

Medicina do Trabalho

A Medicina do Trabalho é a especialidade médica que lida com as relações entre homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho, visando não somente a prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida. Tem por objetivo assegurar ou facilitar aos indivíduos e ao coletivo de trabalhadores a melhoria contínua das condições de saúde, nas dimensões física e mental, e a interação saudável entre as pessoas e, estas, com seu ambiente social e o trabalho. O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho e realiza reavaliações periódicas de sua saúde dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais este trabalhador fica exposto.

Meio de Propagação

São os meios de propagação dos agentes de risco existentes no ambiente de trabalho.  
Métodos de AvaliaçãoSão métodos de Avaliação dos Agentes de Riscos, por exemplo: quantitativo, qualitativo, entre outros.

PA

Pronto Atendimento.

PCMSO

É o conjunto dos procedimentos que devem ser adotados pelas empresas com o objetivo de prevenir e diagnosticar precocemente os danos à saúde decorrentes do trabalho. Para identificar esses riscos, ele trabalha em parceria com o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. 

Periculosidade

A periculosidade caracteriza-se pelo fator “fatalidade”, ou seja, a submissão do empregado a risco de vida, em função das atividades por ele exercidas.

PPP

É o módulo Perfil Profissiográfico Previdenciário.

PPRA

É o módulo Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) tem como objetivo estabelecer ações que garantam a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, identificando os riscos existentes em seu ambiente de trabalho. 

Prestador

Médico.

Profissiografia

Profissiografia é o conjunto de conceituações teóricas e regras práticas que definem os parâmetros do psico-tipo e biotipo que definem as características essenciais de um perfil adequado ao exercício de uma profissão ou ocupação de um cargo.

Responsável de Riscos

 Consiste no responsável (ou responsáveis) pelos Riscos Ambientais da empresa.

SESMT

Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

SOWeb

Neste módulo do sistema é possível registrar as informações que serão impressas no Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

Técnica Utilizada

São as Técnicas Utilizadas na avaliação dos riscos existentes.

Via de Penetração

São vias de penetração dos agentes de risco. Entende-se por via de penetração o trajeto pelo qual o agente introduz-se no organismo. As vias principais são: trato respiratório, digestivo, pele, mucosas entre outras. 






  • Sem rótulos