Árvore de páginas

Parâmetros Gerais da Integração do Operador Logístico

Produto:

Datasul

Versões:

12.1.19 ou Superior

Ocorrência:

Descrever os Parâmetros necessários para configurar o Datasul para integração com a Plataforma do Operador Logístico

Passo a passo:

  • Qual o Objetivo desta Função?
    Descrever todos os parâmetros necessários para configurar o Datasul como um Operador Logístico, realizando a Integração com o TMS Protheus e/ou WMS Logix.

  • Quais são as Configurações possíveis de Integração?
    O Datasul pode ser parametrizado para integrar com a Plataforma do Operador Logístico das seguintes formas:
    - Operador Logístico - Solução mais completa, que consiste na integração WMS Logix + TMS Protheus + BackOffice Datasul;
    - Transportes - Cliente que são Transportadores e irão utilizar o TMS Protheus integrados com o BackOffice Datasul;
    - Armazenagem - Clientes que trabalham no ramo de Armazenagem (regime ou filia) e que irão utilizar o WMS Logix integrado com o BackOffice Datasul.

  • Como é feita esta Configuração no Datasul?
    Foram disponibilizadas no Datasul duas novas funções que estão disponíveis nos "Parâmetros Funções do Produto" (HUB), conforme abaixo:
    - TMS Transportador - Deve ser ativada para trabalhar como um Transportador (Integração com TMS Protheus);
    - WMS Operador Logistico - Deve ser ativada para trabalhar como Operador de Armazenagem (Integração com WMS Logix).
    Para trabalhar com a solução completa "Operador Logístico", basta ativar as duas Funções.

  • Como as informações são trocadas entre as Linhas (Datasul/Protheus/Logix)?
    Para realizar a comunicação das informações entre as linhas Datasul, Protheus e Logix é utilizada a funcionalidade EAI, por meio da troca de mensagens XML, utilizando o Conceito de Mensagem Única TOTVS.

  • Se os Códigos das Empresas e Estabelecimentos forem diferentes entre as Linhas Protheus/Logix e Datasul, como é feita a tradução destas informações?
    Quando o EAI do Datasul recebe uma mensagem de outra Linha, realiza a tradução dos Códigos de Empresa e Estabelecimento por meio do conceito de "de-para", configurado no próprio EAI do Datasul. Neste processo, a informação será traduzida para a Empresa/Estabelecimento do Foundation e do Industrial.
    Se a mensagem for direcionada para o Financeiro, as informações de Empresa/Estabelecimento serão traduzidas novamente, utilizando o conceito de Matriz de Tradução Organização Externa, já existente no Produto. A matriz de Tradução utilizada neste processo será a que estiver parametrizada na Rotina “Parâmetros do Operador Logístico” (CD00596). Caso a matriz não tenha sido informada nos Parâmetros, será utilizada a matriz padrão chamada “EMS2”.

  • No Financeiro, preciso criar uma Matriz de Tradução Organizacional específica para esta Integração?
    Sim, é recomendado. Para as traduções de Unidade Organizacional, poderia ser utilizada a matriz padrão "EMS2" ou atual utilizada para integração com o Industrial mas, para as Mensagens enviadas ao Financeiro que utilizam Moeda, é utilizada a Matriz de Tradução de Finalidade Externa informada na Matriz de Tradução de Organizacional Externa, que, para integração com o Industrial é informada a Moeda "0" (Zero) para representar a Moeda Corrente do País. Acontece que, para as linhas Protheus e Logix, geralmente a moeda corrente é a com o código "1". Desta forma, é necessário criar uma Matriz de Tradução de Finalidade Externa específica para esta integração, parametrizando a moeda externa "1" com a "Corrente" no Financeiro, e informar esta nova Matriz de Tradução de Finalidade em uma nova Matriz de Tradução de Organizacional Externa. Esta nova Matriz de Tradução de Organizacional Externa, deve ser informada na Rotina Parâmetros do Operador Logístico” (CD00596).

  • Nesta Integração, é realizada a replicação de algum cadastro?
    Sim, os seguintes cadastros são replicados entre as linhas:
    - Cliente;
    - Fornecedor;
    - Local de Entrega;
    - Item.

  • Para os Cadastros de Cliente e Fornecedor, como é realizado o Controle do Código?
    Para o controle do Código dos Cadastros entre as linhas, o Operador Logístico poderá ser parametrizado para funcionar das seguintes formas:
    - Controle Individual: Cada linha irá fazer o controle do seu código, e o relacionamento será feito por intermédio da Pessoa (mesmo CNPJ/CPF e Inscrição Estadual/RG). Portanto, por exemplo, no Datasul poderemos ter o código 10 apontando para o João, mas no Protheus o João terá o código 7. Este será o controle padrão, sem necessidade de parametrização adicional;
    - Código Único: Todas as linhas irão compartilhar o mesmo código, portanto se no Datasul o João for o código 10, no Protheus ou Logix, o João também será o código 10. Detalhes sobre o funcionamento e as parametrizações necessárias, podem ser encontradas aqui: DUFN0021 - Controle de Código Único Cliente/Fornecedor/Transportador.

  • Todos os Cadastros de Cliente/Fornecedor realizados no Datasul serão replicados para o Protheus/Logix, ou existe alguma forma de indicar quais devem ser replicados?
    Sim, é possível indicar, pois nem todos os Cadastros realizados no Datasul precisam ser replicados para o Protheus/Logix, por exemplo, o Cadastro de um Fornecedor de Material de Escritório. Este controle é feito por meio do Grupo de Cliente e Fornecedor.
    Por intermédio da Rotina "Parâmetros do Operador Logístico" (CD00596), no Grupo de Parâmetros "Grupos utilizados para replicação de Cliente/Fornecedor", é possível indicar quais Grupos de Cliente e de Fornecedor devem sem considerados para replicação. Por padrão, todos os Grupos serão considerados, mas é possível indicar um ou mais Grupos.

  • Para inclusão de um Cliente/Fornecedor no Datasul, algumas informações são obrigatórias, por exemplo, o "Grupo de Cliente". Mas, no Protheus/Logix não existe esta informação. Como são tratadas estas informações que são obrigatórias, mas não são enviadas na replicação?
    Por intermédio da Rotina "Parâmetros do Operador Logístico" (CD00596), no Grupo de Parâmetros "Grupo Padrão para criação de Cliente/Fornecedor", é possível indicar qual Grupo de Cliente e Fornecedor deve sem considerado para criação de um novo registro. A partir do Grupo informado, são buscadas as demais informações. Exemplo: Portador, Carteira, Tipo de Fluxo Financeiro e Representante.
    Importante:
    - Ao parametrizar os Grupos de Cliente e Fornecedor nos Parâmetros do Operador Logístico, deve ser revisado o Cadastro destes Grupos para verificar se as informações de Portador, Carteira, Tipo de Fluxo e Representante estão parametrizados corretamente;
    - Esta tratativa somente é realizada na inclusão de um novo registro. Para alteração, estas informações não serão afetadas, continuaram as mesmas que foram informadas pela última vez no cadastro.

Observações: