Árvore de páginas

 

Consumo Interno Documento de Sugestão

 

Descrição do processo


Consumo Interno

Cadastro
Cadastro da Classificação Mercadológica para Consumo Interno
Depto, Seção, Grupo, Subgrupo
Cadastrar o Departamento na tabela 16
Cadastrar a Seção na tabela 31


Cadastro das Agendas:
Compra Mercadoria Consumo Interno
Devolução Mercadoria Consumo Interno
Transferência de Saída Consumo Interno
Transferência de Entrada Consumo Interno
Transferência Interna de Saída Consumo Interno
Transferência Interna de Entrada Consumo Interno


Cadastrar as agendas na tabela 14

Cadastro da Tabela Contábil:
Compra Mercadoria Consumo Interno
Devolução Mercadoria Consumo Interno
Transferência de Saída Consumo Interno
Transferência de Entrada Consumo Interno
Transferência Interna de Saída Consumo Interno
Transferência Interna de Entrada Consumo Interno
Para a tabela contábil de transferência Interna de Entrada Consumo Interno, no campo de integração de especificar a contabilização por seção:


Para cada agenda cadastrada, verifique as especificações da Integração com o Contador para definir o caminho das informações dentro do sistema

Cadastro dos Fornecedores

Todos os fornecedores alternativos devem estar cadastrados e cadastrar um fornecedor genérico para consumo interno e utilizar no cadastro do produto.

Sugerimos o cadastro de um Fornecedor Genérico para que todos os produtos estejam associados ao código genérico e os fornecedores alternativos não terão nenhum item associado a ele.

Cadastro dos Produtos

Todos os produtos devem:
Ser cadastrados na classificação mercadológica criada de preferência em um único fornecedor, cadastrando com classe D, para não integrar o PDV com os fornecedores alternativos por item.

Podemos iniciar a descrição de todos os produtos de consumo interno com as inicias CI (Consumo Interno).

Especifique o produto como classe D, para que não seja exportado para o PDV.

Especifique todos os fornecedores alternativos para o item.

Podemos trabalhar com o estoque padrão e o percentual de reposição para cada item, estabelecendo assim um limite máximo e mínimo para o estoque de cada item.
Com o estoque padrão e o percentual de reposição cadastrados, podemos trabalhar com a sugestão automática de compras.

Preços

A tabela de Fornecedor deve ser digitada normalmente por fornecedor/distribuidor para contemplar as condições de cada fornecedor alternativo.

Digite a tabela por fornecedor alternativo, cada fornecedor deve entregar sua tabela e a digitação deve ser realizada por distribuidor.

Na digitação da tabela identifique todos as condições comercias para cada item, bem como condições de pagamento, desconto, bonificação, frete, IPI, despesa acessória, para que na emissão do pedido os valores estejam corretos.

Compras

Centralizada: a loja sugere quantidade para o corporativo efetuar a cotação e o pedido para os fornecedores entregarem diretamente nas lojas. Para os produtos que serão abastecidos através desta política, os produtos deverão estar cadastrados com sistemática de abastecimento 10.
Cross Docking: a loja sugere a quantidade para o corporativo, que efetua a cotação e os pedidos emitindo uma grande com as quantidades para cada loja. Depois de recebida a mercadoria no depósito ou no corporativo, emite-se a transferência para as lojas conforme a grade. Para os produtos que serão abastecidos através desta política, os produtos deverão estar cadastrados com sistemática de abastecimento 11.
Depósito: o corporativo mantém um estoque regulador das mercadorias de CI, a loja emite um pedido de transferência das mercadorias para o corporativo e o corporativo emite a transferência das mercadorias conforme o estoque existente. Neste caso pode-se trabalhar com o agendamento e a sugestão automática. Para os produtos que serão abastecidos através desta política, os produtos deverão estar cadastrados com sistemática de abastecimento 01.
Direta: a loja efetua a cotação e emite os pedidos, recebendo as mercadorias diretamente na loja. Para os produtos que serão abastecidos através desta política, os produtos deverão estar cadastrados com sistemática de abastecimento 20.
Depois de definida a sistemática para cada item, o processo para sugestão ou de compra é o mesmo dos produtos de comercialização, com a particularidade de que "Todas as compras serão realizadas através da Cotação de Preços."
No processo de seleção podemos selecionar o Fornecedor Genérico, o Fornecedor Alternativo ou a seção, grupo e subgrupo.
Podemos também utilizar a opção de Sugestão para utilizar os dados de frequência de visita, data de visita e prazo de entrega para sugerir a compra.




Depois da ordem de compra formada com as quantidades desejadas de compras, vamos utilizar o processo de Cotação, para verificar qual o fornecedor alternativo oferece o melhor preço de venda.

Depois de digitado os preços de todos os concorrentes, o sistema indica através da função analisa o concorrente que possui o melhor preço.
Na cotação tenho que informar o preço, a quantidade disponível e a quantidade pedida para cada fornecedor. A soma da quantidade pedida dos fornecedores não pode ultrapassar a quantidade pedida na ordem de compra.
Depois de confirmado, o sistema irá gerar uma ordem de compras para cada fornecedor com as quantidades pedidas, se a quantidade pedida nos fornecedores alternativos for menor que a quantidade pedida na ordem de compra, o sistema irá manter a diferença no fornecedor que foi gerado a ordem.

Depois de gerada a ordem de compra, podemos finalizar os pedidos informando a data de entrega do pedido que o fornecedor deverá respeitar.

Recebimento

O recebimento das mercadorias devem respeitar as mesmas políticas adotadas pela empresa para recebimento de mercadorias e as especificações da tabela contábil e devem ser lançadas na agenda especifica de Compra de Mercadoria de Consumo Interno ou de Transferência Entrada de Mercadoria de Consumo Interno.
Tratando todas as divergências apontadas, com a validação da Nota Fiscal confrontada com o pedido.

A digitação da Nota Fiscal deve seguir os mesmos procedimentos das NF de Mercadorias para comercialização e todas as validações devem ser realizadas, para que possa assegurar que a negociação, o cadastro e a legislação está sendo cumprida.
Se o fornecedor que está entregando a mercadoria estiver com o tipo de Frete Fob, podemos digitar o conhecimento do frete na digitação da NF de entrada da mercadoria, para que este valor seja calculado no custo da mercadoria ou podemos digitar o frete como uma NF de despesa, utilizando a opção de Conhecimento de Transporte na tela inicial do módulo de Recebimento/Manutenção de NF.

Faturamento

Matriz, Loja e Depósito - Emitirão as transferências no módulo do faturamento nas agendas especificas de Saída de Mercadorias de Consumo Interno conforme solicitação, utilizando o módulo faturamento e também as devoluções para fornecedor na agenda especifica de Devolução de Mercadoria de Consumo Interno.


Acompanhamento do Processo de Transferência Interna

Emissão do Pedido

O departamento autorizado deverá digitar o pedido de transferência interna na agenda especifica de Transferência Interna de Saída de Consumo Interno no módulo de faturamento, digitando a capa e os itens do pedido de faturamento.

Informe no destino o mesmo código da loja, pois esta movimentação não é fiscal.

Emissão do Romaneio de Coleta de Transferência Interna, escolha a opção Romaneio


Emissão e Autorização do Romaneio de Carga da Transferência Interna

Escolha a opção de Romaneio de Carga para confirmar a quantidade a ser faturada e solicitar a autorização do departamento solicitante para emissão da Nota Fiscal.

Neste relatório solicite a Autorização.

Emissão da NF de Transferência Interna

Como este processo não é fiscal, o formulário emitido é somente para constar o registro de movimentação do item. Anexe ao pedido e ao Romaneio para constar a finalização do processo.

Lançamento da NF Transferência Interna de Entrada

Depois de emitida a NF de saída do setor de Consumo Interno, efetuar o lançamento de entrada no setor solicitante.

Este lançamento será sem itens, servindo somente para contabilizar os valores nos setores correspondentes.
O lançamento deverá ser efetuado no módulo de Extra Fornecedores

Inventário

O inventário será realizado item a item nos produtos que ainda estão na seção de Consumo Interno, o procedimento será o mesmo de um inventário normal.
Os produtos que já foram transferidos internamente para os setores não devem ser contados no inventário, pois os valores destes itens já foram contabilizados como despesa.

Contas à Pagar

As notas fiscais atualizadas nas agendas indicadas para integrar o Contas à Pagar estarão disponíveis nos módulos como os demais lançamentos, através do processo de integração.
Deverá integrar apenas a agenda de Compra Mercadoria Consumo Interno

Contas à Receber

As notas fiscais atualizadas nas agendas indicadas para integrar o Contas à Receber estarão disponíveis nos módulos como os demais lançamentos, através do processo de integração.
Deverá integrar apenas a agenda de Devolução Mercadoria Consumo Interno

Contabilidade

Os lançamentos estarão integrando a contabilidade conforme as contas especificadas nas Tabelas Contábeis. A transferência interna de Entrada deve estar com as contas contábeis integrando por seção.

Gerenciamento

Sugestão de Relatórios.

Resumo das Entradas e Saídas

Demonstrativo de Itens por Agenda

Situação das Agendas

Conciliação das Transferências

Transferência por Seção

Demonstrativo de Itens por Agenda

Situação das Agendas

Conciliação das Transferências

Transferência por Seção