Páginas filhas
  • Implantação de Saldos - SUP9080

Implantação de Saldos - SUP9080

Visão Geral do Programa

As funções padrão do menu (Incluir, Modificar, Excluir, Consultar, Listar, Informar, Processar, Seguinte, Anterior, Cancelar, Help, Zoom, Sobre e Fim) estão detalhadas no capítulo Ambientação Logix.


Esta função será utilizada para implantar automaticamente as informações de estoque no momento da migração do sistema de Estoques ou para interface entre o Logix e outro sistema de Estoques. No caso, por exemplo, de empresas que possuem o apontamento de produção no Logix, mas processam as vendas através de outro sistema, deverão passar as informações de vendas para atualização dos saldos de estoque no Logix.

SUP9080 - Importação de informações de estoque dos itens, se baseia em um arquivo que conterá as informações para geração de movimento de estoque para atualizar o saldo do item. Para isso, o SUP9080 se utiliza de duas tabelas basicamente: estoque_trans e estoque_trans_end.


1. Outros Parâmetros:

  • SUP8780 - Parâmetros Diversos - Tela 2 - Controle importação SUP9080 - Indica se haverá controle dos arquivos já processados na importação de informações do estoque.

    Nesse caso, podem ser consultada as informações dos arquivos utilizados para implantação de saldo de estoque do SUP9080 pelo programa Arquivos Gerados Implantação Saldo - SUP0337.

  • LOG00086 / LOG00087 - Administração Parâmetros em Processo Entradas / Estoques / Movimentações de Estoque - Definir qual o tipo de transação será efetuada no SUP9080?

    G - Geral. Serão processados todos os registros do arquivo no SUP9080, caso algum registro apresente inconsistência todos serão ignorados, ou seja, nenhuma movimentação será importada.
    M - Por movimento. As movimentações serão processadas individualmente no SUP9080, caso algum registro apresente inconsistência,somente essa movimentação não será importada.

  • LOG00086 / LOG00087 - Administração Parâmetros em Processo Adm/Financ - Contabilidade - Integrações - Contabilizar por área estratégica de negócio (AEN)
    Indica se deverá ser contabilizado por AEN ou não. Neste campo ainda poderá ser informado o dígito "4". Esse dígito é verificado pelo Suprimentos, indicando que a contabilização ocorre nos 4 níveis. Mas para a Contabilidade, indicando que contabiliza ou que contabiliza "4" níveis, significa a mesma coisa. A consistência sempre será para toda a estrutura da AEN.
    O Logix trabalha com uma estrutura (Área Estratégica de Negócio), que permite diferenciar os movimentos da empresa.
    Essa estrutura conhecida como AEN ou Área/Linha é composta por quatro campos: linha de produto, linha de receita, segmento de mercado e classe de uso. É cadastrada no VDP0340/VDP10056 - Linha Produto.
    Quando a empresa parametriza para contabilizar por AEN, os lançamentos realizados na Contabilidade e os lançamentos oriundos de sistemas geradores deverão vir com essa informação. O programa CON3950/CON10019 - Consistência e efetivação lotes irá consistir cada AEN de cada lançamento contra o cadastro de AEN.
  • A estrutura do arquivo para importação de estoque via SUP9080 - Opção Importar pode ser vista na FAQ: LEST0045 - SUP9080 - Importação de Informações de Estoque dos Itens
  • A estrutura do arquivo para importação de estoque via SUP9080 - Opção WMS pode ser vista na FAQ: LWMS2037 - Estrutura para importação de estoque via SUP9080


2. Considerações:

a) O arquivo com as informações para este processamento deverá ter as seguintes características:

  • “Layout” igual a tabela de movimentos de estoque.
  • O arquivo deve ser montado de forma que cada linha do arquivo corresponderá a um registro da estoque_trans seguido de um registro da estoque_trans_end, com as informações dos campos na sequencia abaixo. Cada campo deve ser separado pelo caractere pipe (|).Todo campo que for null deixar apenas dois pipes para separar o campo (||).
  • A extensão deverá ser “UNL”.
  • Deverá ser gravado no diretório destinado aos arquivos “UNL”, conforme o cadastro de caminhos disponível no sistema pelos programas LOG1100 (Caminhos de Diretórios) ou LOG1120 (Caminhos de Relatório por usuário).


3. Execução via JOB:

O programa SUP9080 está preparado para executar via agendador da importação do arquivo (Opção Importar normal e Importar tabela). 

Parâmetros necessários para executar o SUP9080 - Importação de informações de estoque dos itens via JOB.

3.1. JOB0003 – Agendador de tarefas Logix:

Parametrizar JOB no agendador de tarefas conforme a Base de Conhecimento: JOB0003 - Agendador de Tarefas.

No programa JOB0003 - Agendador de tarefas devem ser informados seis parâmetros:

  • Parâmetro 1: Empresa: Código da empresa de execução do JOB, responsável por carregar os parâmetros a serem considerados);
  • Parâmetro 2: Usuário: Código do usuário de execução do JOB, responsável para avaliar as permissões nos diretórios);
  • Parâmetro 3: Forma de processamento (T - Tabela ou A - Arquivo);
  • Parâmetro 4: Nome do arquivo: Será utilizado apenas para a forma de processamento igual a A - Arquivo. Caso contrário, informar como em branco/nulo;
  • Parâmetro 5: Consiste quantidade negativa? (S - Sim ou N - Não);
  • Parâmetro 6: Tipo de importação (1 - Implantação do estoque 2 - Reconstituição do estoque).


3.2. LOG00086 / LOG00087 – Administração Parâmetros:

Parâmetros do LOG00086 em Processo entradas / Estoque / Movimentação de estoque:

"email_envio_consist_sup9080" - E-mail do usuário para envio das consistências do SUP9080 (Processo background).


3.3. Considerações específicas do JOB:

a) Observar as informações constantes nos itens 1 e 2 detalhados acima.

b) A opção "WMS" e suas sub-opções não foram previstas para executarem em JOB. Somente a opção "Importar" e suas sub-opções: importar_Normal e importar_Tabela.

c) Ao final da execução do JOB, será enviado um e-mail com o arquivo de consistências geradas no processo de importação das informações pelo SUP9080 (processo"). Será utilizado o parâmetro do LOG00086 / LOG00087 - E-mail do usuário para envio das consistências do SUP9080 (Processo background) . Esse parâmetro está localizado em: Processo Entradas - Estoque - Movimentação de estoque (email_envio_consist_sup9080).

d) Quando for utilizada a opção por importação via arquivo texto e todas as movimentação de estoque forem incluídas com sucesso / sem erros no SUP50003 - Movimentação de Estoque Manual, o arquivo do diretório será apagado. Esse processo visa impedir a reimportação das informações.


Tela Implantação Saldos

Objetivo da Tela:

Possibilitar a implantação do saldo de estoque físico e contábil de cada um dos itens da empresa.

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Importar

Efetua a importação de informações de estoques dos itens, para que estes estoques sejam atualizados conforme as informações contidas no arquivo e/ou tabela.

importar_Normal

Esta opção é utilizada para importar as informações de estoque dos itens através do arquivo texto.

importar_Tabela

Esta opção é utilizada para importar as informações de estoque dos itens através do banco de dados.

Esta opção busca dados da tabela sup_sup9080_normal, esta tabela é alimentada por algum programa ou processo específico do cliente.

WMS

Permite efetuar a importação de informações de estoques dos itens conforme conceito do WMS.

Nota!

- WMS é a sigla em inglês para Warehouse Management System, ou “Sistema de Gerenciamento de Armazém”, em português.

- Para importar arquivos utilizando a opção "Importar WMS" deverá obrigatoriamente informar o código do fornecedor e a estrutura de diretórios correspondentes.

Algumas regras utilizadas nesta opção são:

  • Os diretórios informados deverão ser diretórios válidos;
  • Não será permitido informar diretórios repetidos;
  • Para importar arquivos utilizando a opção "Importar WMS" deverá obrigatoriamente informar o código do fornecedor e a estrutura de diretórios correspondentes no programa Diretórios para Integração de Arquivos Textos das Notas Fiscais e Estoques - SUP5552
  • Caso não seja informado nada no campo "Fornecedor" será assumido fornecedor "Genérico" e os diretórios cadastrados para este fornecedor serão utilizados pelo SUP0552 e SUP9080 na opção "Importar Não WMS".
Importar WMS

Esta opção permite importar as informações de estoque dos itens que possuem WMS através do arquivo texto.

Importar Não WMSEsta opção permite importar as informações de estoque dos itens que não possuem WMS através do arquivo texto.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Nome arquivo


Nome do arquivo que contém as informações para a importação no estoque.

Nota!

Este arquivo deve estar gravado no diretório do sistema "UNL" no LOG1100 (Controle Geral - Cadastros - Caminhos de Diretórios) ou LOG1120 (Controle Geral - Cadastros - Caminhos de Relatório por usuário).

Consiste quantidade negativa?

Quando assinalado, indica que o saldo de estoque do item pode permanecer negativo com a importação.

Nota!

Ou seja, ao marcar o campo "Consiste quantidade negativa?", caso o movimento importado resulte em saldo negativo, será apresentada a mensagem "QUANTIDADE INSUFICIENTE EM ESTOQUE PARA ESTE MOVIMENTO" no relatório de inconsistências.

Tipo importação

Indica o tipo de importação a ser efetuado.

As opções disponíveis são:

  • 1 - Implantação do Estoque: Utiliza quando quer gerar qualquer movimento novo no estoque, normal ou reversão, será gerado movimentos novos no estoque.
  • 2 - Reconstituição do Estoque: Utiliza quando precisa importar a movimentação de estoque sem modificação a transação de estoque na tabela estoque_trans, neste caso o arquivo a ser importado, precisa estar com valor no campo num_transac e o programa manterá este valor.

Selecionar Arquivos de Fornecedores

Quando assinalado, indica que os arquivos dos fornecedores serão selecionados para importação dos dados.