Árvore de páginas

Manual de Instalação

Está página tem o objetivo de auxiliar os usuários da Linha PROTHEUS na realização do processo de instalação dos softwares que atendem a rotina do eSocial.

    O eSocial é uma nova obrigação que visa a escrituração digitação das obrigações fiscais e trabalhistas. Por meio deste sistema o empregador deverá fornecer ao Governo, de forma unificada, dados relativos aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. O eSocial foi instituído pelo Decreto nº 8373/2014.

    As Tabelas Iniciais e eventos ocorridos no decorrer do mês irão compor o RET (Registro de Eventos Trabalhistas – RET )  e devem ser o “espelho” do ambiente sistêmico da  Folha de Pagamento e Saúde e Segurança do trabalhador da empresa contribuinte e suas respectivas Filiais, assim como os dados referentes aos Tomadores de Serviço, Obras e Processos Administrativos/ Judiciais (que influenciam em cálculos de tributos de Folha). A transmissão de dados é feita através de Web Service, de forma direta com o ambiente da Receita Federal.

     Antes de realizar as instalações, o usuário deve avaliar as orientações para as configurações do ambiente. As informações contidas nos documentos de Portabilidade têm como objetivo apresentar quais os sistemas operacionais e bancos de dados que devem ser utilizados para correto funcionamento dos softwares.


    Microsiga Protheus é um sistema integrado de gestão empresarial (ERP/CRM/HCM/SCM) , criado e desenvolvido pela TOTVS S/A, para atender a todo mercado corporativo.

    O sistema contempla todos os principais processos de empresa, através de seus módulos, onde cada módulo corresponde a uma área especifica de gestão, como por exemplo,

    o módulo FAT (Vendas e Faturamento) que contempla a área de Vendas, fazendo a integração das informações com as demais áreas da empresa. Cada módulo é responsável

    por dezenas de processos de negócios, baseado em práticas do dia a dia de diversos segmentos de negócio.


    Acompanhe a documentação com o pré-requisito no link a seguir:



    O TAF - TOTVS Automação Fiscal é a nova plataforma da TOTVS especializada na consolidação das movimentos fiscais de forma +

    compacta para atender as obrigações acessórias impostas pelo Governo, e tem como objetivo suportar o processo tributário

    permeando as Obrigações Principais e Acessórias pelas Demonstrações, Apurações e Cálculos de Tributos.

    Trata-se de uma plataforma segregada com controles próprios e funcionalidades importantes para conferir as informações e agilizar entregas,

    reduzindo complexidades, removendo e unificando a carga de manutenção das informações, além de possuir um repositório segregado para

    histórico das movimentações declaradas.


    No eSocial o TAF é a ferramenta da Totvs responsável pela consolidação e transmissão de dados solicitados pelo governo.


    Acompanhe a documentação com o pré-requisito no link a seguir:


    O TSS (TOTVS Service SOA) é uma aplicação baseada na arquitetura orientada a serviços, em que o objetivo principal é prover os serviços de emissão e manutenção de documentos fiscais eletrônicos como:

    Nota Fiscal Eletrônica (NFe), Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe), Capa de Lote Eletrônica (CLe), Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDFe),

    Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final (NFCe), Manifesto do Destinatário (MDe) e a mensagem de documentos entre produtos homologados.

    O TSS se conecta exclusivamente com ERPs homologados, sincronizando informações e promovendo o repasse de dados.


    Para eSocial o TSS fica responsável por integrar as informações do TAF com o governo e receber o retorno do governo com o status dos dados enviados.

          


    Para atender o eSocial é necessário realizar a instalação e configuração do TOTVS Folha de Pagamento, TOTVS Automação Fiscal -TAF e TOTVS Service SOA – TSS.

    Primeira instalação - Implantação

    Esse tópico são para os casos onde não existe instalação do Protheus, TAF ou TSS. Podendo pular para etapa 2 "Configuração de Produtos" se os produtos já estão instalados.

    Nos links a seguir você pode acompanhar os manuais de instalação dos softwares destinados a entrega do eSocial:

    Importante

    Para os clientes que possuem o produto de RH Protheus não é necessário executar a etapa de instalação do Produto Protheus 12/11.

    Atualizações mínimas para que seja iniciado o uso do eSocial no sistema protheus.

    Protheus - Atualizações

    Após a instalação do TAF é necessário executar o Wizard de Configuração que tem como objetivo realizar a atualização do ambiente do TAF, será sempre executado no primeiro acesso do usuário, após a atualização do release ou pode também ser executada manualmente através do menu de opções do produto.

    Orientação sobre o TAF

    Também deve ser configurado o TSS que será o responsável por integrar os dados entre o ERP e o Governo.

    Orientação sobre o TSS

    Para parametrização inicial e integração entre Protheus Recursos Humanos e TAF (Totvs Automação Fiscal), acompanhe as orientações dos links abaixo:


    O sistema de Folha de Pagamento foi sendo alterado gradativamente, no decorrer do tempo, conforme liberações e evoluções do leiaute a fim de adaptá-lo as exigências do eSocial. Atualmente o sistema está adaptado para o Leiaute 2.3.

    O usuário deve alimentar os campos criados exclusivamente para o eSocial e demais campos já existentes no sistema que são utilizados também no leiaute. Para tanto é necessário estudo criterioso do cenário da empresa.

    Perguntas como "Quais são as Naturezas de Rubricas das Verbas?", "Existem Processos a serem informados?" , "Existem estagiários na empresa? Se sim quais os dados da Entidade de Ensino?" etc.


    É o primeiro grupo de eventos a ser transmitido ao Ambiente Nacional do eSocial. São eventos que identificam o empregador/contribuinte/órgão público, contendo dados básicos de sua classificação fiscal e de sua estrutura administrativa.

    O empregador deve enviar dados pertinentes a Tabelas de Verbas, Filiais, Centros de Custo, Tomadores e Funções, a fim de "configurar" o ambiente RET, que posteriormente receberá informações de Folha de Pagamento. Chamamos o processo de envio dos Eventos Iniciais para o eSocial de Carga Inicial.


    São aqueles cuja ocorrência tem periodicidade previamente definida, compostos por informações de folha de pagamento, de apuração de outros fatos geradores de contribuições previdenciárias como, por exemplo, os incidentes sobre pagamentos efetuados às pessoas físicas quando da aquisição da sua produção rural, e do imposto sobre a renda retido na fonte sobre pagamentos a pessoa física, feito pelo contribuinte.


    São aqueles que não têm uma data pré-fixada para ocorrer, pois dependem de acontecimentos na relação entre o empregador/órgão público e o trabalhador que influenciam no reconhecimento de direitos e no cumprimento de deveres trabalhistas, previdenciários e fiscais como, por exemplo, a admissão/ingresso de um empregado/servidor, a alteração de salário, a exposição do trabalhador a agentes nocivos e o desligamento, entre outros.




    Para acompanhar as dicas e perguntas mais frequentes relacionadas ao eSocial, clique nos links abaixo: