Árvore de páginas


CONTEÚDO

01. MACRO DO FLUXO DE EXPORTAÇÃO


02. MACRO DO FLUXO DE IMPORTAÇÃO

03. INTEGRAÇÃO COM O BDCC

O Banco de Dados Comum de Credenciamento (BDCC®) é um sistema de cadastramento e emissão de crachás de identificação necessários para o acesso de pessoas e veículos (opcional) aos Recintos Alfandegados e a todos os locais do Porto de Santos.

O BDCC® foi desenvolvido em conformidade com a Portaria ALF/STS n.º 200/2011, recebeu a autorização da autoridade aduaneira e deverá ser utilizado por toda a comunidade portuária (importadores, exportadores, fornecedores, despachantes, transportadores e funcionários) como sistema para a confirmação eletrônica da autorização prévia de acesso, mediante consulta em tempo real por todos os terminais alfandegados.

De acordo com a Portaria ALF/STS n.º 111/2012, a partir de 01 de Julho de 2012, nenhuma pessoa ou veículo (opcional) poderá transitar em área alfandegada sem estar cadastrado no referido banco de dados.

De acordo com o Ofício Circular ALF/STS/GAB n.º 113/2012, a gravação dos dados do BDCC nos crachás de identificação ocorrerá de forma gradativa em alguns postos a serem comunicados brevemente pela alfandega de Santos, sendo o tempo limite para essas gravações é de, no máximo, 1 (um) ano.

Os motoristas autônomos, despachantes aduaneiros e Trabalhadores Portuários Avulsos (TPA) deverão estar cadastrados no referido sistema, vinculados ao seu representante patronal (Associação, Sindicato, entre outros), mas aqueles que ainda não estiverem cadastrados terão seu acesso liberado desde que tenham um motivo para a entrada no local alfandegado ou estejam prestando serviço a uma empresa (CNPJ) autorizada no referido banco de dados. A obrigação para essas pessoas se dará, especificamente, quando da implantação do Sistema Integrado de Controle de Acesso (SICA), previsto para meados de 2013.

3.1. BDCC x Módulo Controle de Acesso

Esta rotina exibe a lista negra e a lista branca de crachás conforme o BDCC da ABTRA, permitindo enviar solicitação via WebService para atualização das listas.

Esta rotina possibilita ainda a exportação das listas para arquivo Excel e a visualização do histórico de atualização das listas.

Para obter mais informações acesse: Módulo Controle de Acesso/Lista BDCC.

3.1.1. Cadastro de Pessoas

Ao realizar a associação da pessoa a um crachá MIFARE posicionado em uma leitora, o sistema executa as seguintes ações:

    1.  Leitura e descriptografia dos dados contidos nos setores de gravação exclusiva do BDCC.
    2.  Apresenta em tela o CPF gravado no crachá.
    3.  Permite a associação do crachá somente se o ID real do crachá (Fabricante) for igual ao ID gravado.
    4.  Apresenta um aviso se o crachá não estiver na lista branca ou estiver na lista negra do BDCC.

3.1.2. Entrada e Saída

Ao registrar a entrada ou saída de pessoas por meio de um crachá Mifare posicionado no leitor, o sistema executa as seguintes ações:

    1.  Não permite registrar a entrada se o ID real do crachá (Fabricante) for diferente ao ID gravado pelo BDCC.
    2.  Não permite registrar a entrada se o CPF da pessoa a qual o crachá está vinculado for diferente ao CPF gravado pelo BDCC.
    3.  Não permite o registro da entrada se o crachá não estiver na lista branca do BDCC.

3.2. BDCC x Servidor de Catraca

O sistema bloqueia o acesso a catraca se o crachá não estiver na lista branca do BDCC.

3.3. BDCC x Módulo Portaria

Na emissão do CESV, ao carregar os dados do motorista por meio de um crachá MIFARE posicionado no leitor, o sistema executa as seguintes ações:

    1. Apresenta em tela o CPF gravado no crachá.
    2. Apresenta mensagem de aviso se o ID real do crachá (Fabricante) for diferente ao ID gravado pelo BDCC.
    3. Apresenta mensagem de aviso se o crachá não estiver na lista branca do BDCC.
    4. Apresenta mensagem de aviso se o crachá estiver na lista negra do BDCC.

04. WEBSERVICE SARAWS

O SARAWS é um WebService do sistema SARA que realiza o recebimento de informações solicitadas ao Sistema de Gerenciamento do Banco de Dados Comum de Credenciamento (SGBDCC) como, por exemplo, a atualização das listas brancas e negras.

O SARAWS faz a recepção das informações enviadas pelo SGBDCC e realiza a integração destas informações com o sistema SARA.

4.1. Visualização no Browser do WebService SARAWMS

4.2. Diagrama Integração SARA X SGBDCC (Atualização de Listas)

4.3. Fluxos do Controle de Acesso

4.3.1. Controle de Acesso - Integração Com Hardware

4.3.2. Controle de Acesso - Entrada e Saída Manual

05. INTEGRAÇÃO SARA X OCR

O SARA está integrado ao sistema de OCR por intermédio do banco de dados do Sistema de Reconhecimento de Imagens, o qual efetua a leitura das informações de acesso dos veículos, bem como, das imagens que são exibidas.

5.1. Módulo Portaria

Com esta integração é possível manter um controle no acesso de veículos pelo sistema, permitindo a automatização da digitação da placa para o veículo posicionado em frente a câmera. Também possibilita uma visualização da imagem capturada no momento do reconhecimento da placa. Desta forma, o reconhecimento da placa dos veículos é realizado pelo sistema de OCR, que então grava as imagens e informações da placa em banco de dados, possibilitando a recuperação das informações pelo SARA.

Para auxiliar na pesquisa da placa reconhecida, existe um cadastro que relaciona a Portaria com uma ou mais câmeras do sistema de OCR. Para mais informações acesse: Módulo Portaria > Cadastro > Análise Imagens Portaria > Câmeras por Portaria.

Ao efetuar o cadastro de um CESV, a placa do veículo deve permanecer em branco. Depois de informar os demais campos, o sistema verificará se a Portaria em que está sendo realizado o acesso possui câmeras cadastradas, efetuando então a pesquisa da placa do veículo reconhecida pelo OCR.

Depois da associação da placa do veículo para o CESV cadastrado é possível visualizar a imagem com a placa por meio do módulo Consulta.

Em caso de alteração do CESV, a placa do veículo, bem como todas as informações do CESV, permanecem gravadas em log.

5.2. Módulo Consulta

Por meio da Consulta Genérica, o sistema permite a visualização da imagem que gerou o reconhecimento da placa, podendo ser pesquisada pelo código do CESV, data ou placa.

Ao informar o número do CESV e clicar em Consulta é exibida a imagem capturada.

Também são apresentadas as seguintes informações:

    1. Ano/CESV.
    2. Direção do Veículo.
    3. Portaria.
    4. Câmera.
    5. Placa.
    6. Horário da captura do evento.
    7. Horário da captura da imagem.

5.3. Fluxo de Dados da Integração