Árvore de páginas

 

Vendasweb Implantação e Configuração

 

Objetivo


Este documento descreve como implantar o sistema Vendas Web e como configurá-lo.

Conceito


Campo de Aplicação
Governança de Serviços


Implantação

Procedimento
O pacote do Vendas Web contém o serviço necessário para que um pedido externo seja processado no banco RMS. Para a implantação, basta definir uma pasta para o sistema (geralmente na inetpub\wwwroot\vendasweb, mas não necessariamente), e publicá-la no IIS. É necessário também definir o arquivo VendasWebService.asmx como documento padrão, e caso o sistema operacional seja 64 bits, habilitar aplicativos de 32 bits no pool de aplicativos.

Permissões
O usuário do IIS deve ter acesso de leitura para a pasta onde o Vendas Web estiver armazenado, além de acesso de escrita e leitura para a pasta onde serão escritos os logs (definida no arquivo log4net.config).

Pré-requisitos
O IIS deve estar instalado, assim como o framework 3.5. A máquina onde o sistema está implantado deve ter pelo menos 1GB RAM, e com o Windows Server 2003 ou superior. É recomendável também reservar espaço em disco para os logs.

URL do Serviço
host/vendasweb/vendaswebservice.asmx

Configuração
As configurações do sistema Vendas Web são feitas através dos arquivos sqlmap.config, web.config, log4net.config e providers.config. Serão listados apenas os parâmetros relevantes para a configuração. Os outros parâmetros existentes no arquivo são para uso interno do sistema.

Providers.Config

Descrição
O Provider.config guarda as informações sobre o provedor de acesso ao banco de dados. O RMS usa o Oracle como banco de dados, e as informações deste provedor já estão configuradas no arquivo.

Parametrização

Parâmetros

providers – Guarda todos os provedores de acesso ao banco de dados.
provider – Um provedor de acesso. Como o RMS trabalha com o banco de dados Oracle, o mesmo já vai estar configurado.
Log4net.Config

Descrição
As informações sobre o arquivo de log gerado pelo sistema estão no Log4net.config. A geração e escrita no arquivo de log está amarrada a existência do arquivo de configuração, e sua ausência implica na não geração de log.

Parâmetros
appender – Guarda informações sobre o arquivo e a forma da mensagem.
param File – Caminho e nome do arquivo gerado pelo log.
SqlMap.Config

Descrição
O SqlMap.Config é responsável por fornecer a string de conexão com o banco, além de mapear o uso das tabelas do banco.

Parâmetros
database – Informações sobre o banco de dados usado.
provider – Provedor de acesso ao banco. O nome do provedor deve ser o mesmo que está mapeado no arquivo provider.config.
dataSource – String de conexão com o banco de dados.

Web.Config


Descrição
O Web.config é onde estão os parâmetros de configurações do sistema.

Parâmetros
Europa – Indica se a loja usa regras europeias ou brasileiras.
0 – base Brasil.
1 – base Europa.
UsaLojaOrigem – No momento da compra, o sistema faz uma consulta sobre informações de embalagem e estoque dos produtos. Este parâmetro informa qual loja será consultada.
0 – Usa loja Compras.
1 – Usa Loja Origem.
UsaPedidoRMS – Ao cadastrar um pedido, o código do mesmo pode ser gerado pelo RMS, ou o sistema pode usar o código do pedido que foi informado na solicitação. No segundo caso, o controle da unicidade dos códigos dos pedidos fica sob responsabilidade do emissor.
0 – Usa o número do pedido passado no xml.
1 – Usa o número do pedido gerado no rms.
VersaoBanco - Versão do banco RMS.
567.
568.
5681.
CapturaAutomatica – Quando um pagamento por cartão é feito, uma das etapas é a captura, que consiste na transferência do valor do pagamento para a loja. Existem casos em que a loja prefira que a captura seja feita de forma manual, num momento posterior. Nestes casos, o pedido ficará com o status "Suspenso", devendo ser alterado manualmente para "Cadastrado" ao se confirmar a captura do valor.
0 – Não.
1 – Sim.
ChamaProcGravaPedido – Chama a procedure para gravar na tabela INT_PED_SEPARACAO e INT_PED_SEPARACAO_ITEM
0 – Não.
1 – Sim.
GravaClienteComplemento – Quando um pedido é lançado no Vendas Web, existe a atualização do cliente varejo, e a possibilidade de atualização das informações complementares do mesmo.
0 – Não grava.
1 – Grava.
MaxCPFCliente – Valor máximo do Código / CPF (AG1CDCNF - CNF_CODIGO) livre para um cliente. Caso o valor não esteja disponível, será decrementado em uma unidade e a verificação da disponibilidade será feita novamente, até um valor ser encontrado. Usado apenas quando o parâmetro "Europa" possuir valor 1.
UsaEntidadeTipo – Informa se o sistema irá buscar na base de entidades do RMS o cliente. Caso ele não exista (ou a busca não seja feita), será utilizado o cliente varejo padrão.
0 – Não usa.
1 – Usa.
IniciaDepartamento – A loja eletrônica possui quatro degraus de hierarquia para a classificação mercadológica (seção, grupo, subgrupo e categoria) enquanto o RMS utiliza cinco (departamento, seção, grupo, subgrupo e categoria). Este parâmetro indica se a importação das classificações começará por departamento ou seção.
0 – Não.
1 – Sim.
UsaLogistica – Algumas lojas possuem o seu próprio sistema de entrega, onde a logística dos pedidos é calculada pelo RMS. Caso a loja não possua tal sistema, as entregas são feitas por terceiros. Este parâmetro informa se o pedido passará pela logística feita pelo RMS.
0 – Não.
1 – Sim.
UsaControlePedido – Parâmetro utilizado para lançar um pedido na tabela de controle de pedidos quando for usado a forma de pagamento "Boleto".
0 – Não.
1 – Sim.
UsaDescontoPercentual – Informa se o valor do desconto será passado em percentual.
0 – Não.
1 – Sim.
TokenVendasWeb – Token utilizado pelo sistema para validação de solicitações de importação (produtos, classificações).