Árvore de páginas

Objetivo

Integrar o sistema Datasul e-Procurement ao Datasul EMS 2.

Visão Geral

Por intermédio do sistema Datasul e-Procurement, as empresas podem cotar com vários fornecedores os produtos necessários para as atividades da empresa, agilizando seus processos de compras. Assim, proporciona uma economia com comunicação, pois todas as transações entre os compradores do estabelecimento e os respectivos fornecedores de materiais produtivos, indiretos, bem como de serviços, são feitas pela internet, permitindo que se encontrem os fornecedores adequados às necessidades da empresa. Esses fornecedores são registrados no EMS, e sempre que necessário, são enviados pedidos de cotação para os mesmos, eletronicamente.

Esse processo significa um ganho de tempo no processo de compra, uma vez que haverá a interação automática com um portal de compras, reduzindo digitações e minimizando o esforço na busca por cotações de materiais. Também permitirá aumentar a abrangência de fornecedores, aproveitando os que já estiverem integrados ao portal.

A integração entre os compradores e os fornecedores é realizada por intermédio de sistemas Marketplace disponibilizados pela Datasul mediante o fechamento de parcerias com empresas especializadas nesse segmento de mercado. Essa integração pode ser considerada como a agregação de uma comunidade de compradores e fornecedores realizando transações comerciais suportadas por uma infra-estrutura de serviços de e-business, conforme figura abaixo:

 

 

O sistema MarketPlace funciona da seguinte maneira:

  1. O comprador cria uma RFQ (Request for Quotation – Requisição de Cotação);
  2. O fornecedor visualiza a RFQ do comprador e responde a cotação;
  3. O comprador visualiza as respostas enviadas pelo fornecedor, seleciona a melhor cotação e realiza um pedido de compra;
  4. O fornecedor visualiza o pedido enviado pelo comprador, confirma-o e cria uma nota fiscal;
  5. O comprador visualiza as notas fiscais emitidas pelo fornecedor.

Conceitos

Leilão

RFQ

  • Sem rótulos