Árvore de páginas

Os eventos de Manutenção de Títulos (Boletos de Cobrança), Consulta de Título, Baixas e outros serão informados à Central de Boletos da CIP através da transmissão de arquivos ou mensagens padronizados, conforme o catálogo de arquivos e mensagens do DDA

Produto:

NPC, Central de Beneficiários

Versões:

 

Ocorrência:

 

Ambiente:

 

Passo a passo:

1.O monitoramento de arquivos e mensagens transmitidos, bem como o comando manual de transmissão dos mesmos, poderá ser feito a partir do menu principal:

2.Para entender como funciona a comunicação com a CIP e como operar esta transação, veja o restante do conteúdo desta página.

Observações:

 

Na operação diária do sistema, arquivos e/ou mensagens serão transmitidos e recebidos da NPC CIP, a medida em que nos eventos acontecerem. Dentre estes eventos, a maioria destes será provocado por algum sistema externo integrado ao barramento de serviços da solução NPC TOTVS, inclusive as manutenções de títulos (inclusão, alteração e baixa efetiva) originadas no módulo Credimaster TOTVS. Tipicamente, além das manutenções de títulos, consultas de boletos para pagamento e baixas operacionais serão requisitadas por sistemas de atendimento como o Automação Bancária, Internet Banking e outros.

Comunicação via arquivos ADDAnnn

A comunicação através de arquivos requer um software de terceiros para intermediar a comunicação com a CIP, conforme especificações técnicas da Central de Boletos da CIP. Nesta modalidade de comunicação, a aplicação TOTVS é responsável por gerar arquivos em determinadas pastas configuradas no sistema (ver configurações globais do sistema), nos formatos especificados e criptografados. Uma solução fornecida por terceiros, normalmente o Connect:Direct da IBM, faz a transmissão destes arquivos para a CIP, bem como recebe e grava os arquivos de resposta da CIP também em uma pasta determinada, cabendo ao sistema TOTVS ler o conteúdo dos arquivos de resposta recebidos da CIP.


Comunicação via mensagens DDA0nnn

A segunda opção de comunicação com a NPC CIP é a transmissão de mensagens através da RSFN, rede do SPB, via Mensageria. Nesta meio de comunicação também precisamos de uma solução externa para se comunicar com a CIP, tipicamente uma solução SPB fornecida pela TOTVS ou por terceiros. Além disso, a interface entre a Central de Boletos TOTVS (ou a Central de Beneficiários TOTVS) e a RSFN é intermediada por outro módulo TOTVS conhecido como STA Web TOTVS. De fato, o STA Web é responsável pela comunicação direta com as soluções SPB compatíveis e deverá ser configurado adequadamente (ver configurações do STA Web TOTVS). 

Monitoramento e comando manual de transmissão de mensagens ou arquivos NÃO automáticos

Para enviar arquivos ou mensagens da Central de Beneficiários manualmente, é preciso acessar a transação Monitorar a Transmissão de Dados, conforme descrito no Passo a Passo inicial, e adicionar uma transmissão, através da função Adicionar Transmissão:

Ao clicar em , será exibida a tela abaixo:

As opções contidas no quadro vermelho, acima, são aquelas relacionadas à Central de Boletos de Cobrança (as demais opções, acima destas, estão vinculadas à Central de Beneficiários) e deverão ser ativadas quando o usuário desejar comandar manualmente mensagens ou arquivos configurados para envio NÃO automático. Com efeito, cada item representa um grupo de arquivos ou mensagens da Central de Boletos afins:

Central de boletos - Manutenção de Títulos: inclusão e alteração de título;

Central de boletos - Baixa de Títulos: baixa operacional, cancelamento de baixa operacional e baixa efetiva de título;

Central de boletos - Consultas e Outros: consulta de título, consulta de grade horária, consulta de extratos, solicitação de extratos e outros eventos.

Para efetivamente comandar o envio manual de um arquivo ou mensagem vinculado à Central de Boletos, supondo que este arquivo ou mensagem foi configurado para processamento manual (conforme parametrizado em Configurações de Integração), deve-se ativar a opção ou opções de Grupos para Transmissão de Dados desejadas e pressionar o botão [Executar Transmissão de Arquivos].

Esta transação de monitoramento e transmissão de arquivos é única e funciona tanto para a Central de Boletos como para a Central de Beneficiários, todavia, por razões didáticas, o tema é tratado em duas páginas distintas, uma para cada Central, portanto informações adicionais a respeito desta transação poderão ser encontradas em transmissão de arquivos e mensagens da Central de Beneficiários