Árvore de páginas

Objetivo

O módulo Recrutamento e Seleção permite manter um banco de Candidatos Externos e/ou Candidatos Internos, que possibilitará a empresa através de um processo de “triagem” identificar com precisão e rapidez quais candidatos são os mais aptos para participar de um processo de “seleção”, com objetivo de preencher determinada vaga. Também há possibilidade de se controlar/importar Candidatos vindos de agência de emprego e/ou internet.

Permite a administração das Requisições de Pessoal e o relacionamento destas com o Quadro de Lotação. Permite, ainda, a utilização do Quiosque Eletrônico  para que possam ser comunicadas aos funcionários as “vagas” disponíveis, bem como a inscrição destes no processo seletivo relativo a requisição desejada, além de procedimentos complementares como: elaboração de contratos de trabalho, documentos admissionais e controle das informações sobre entrevista de desligamento..

O módulo Recrutamento e Seleção faz parte do sistema Provisão de Pessoal do aplicativo Recursos Humanos do DATASUL HR Framework.

Características

As principais características do módulo são:

  • Administrar Banco de Candidatos Externos

Possibilita armazenar uma grande coleção de dados sobre os “candidatos externos” – currículos, permitindo a utilização eficaz de “filtros”.

Também, permitirá um controle efetivo sobre a situação de cada candidato (ex.: reprovações, requisições em que participou, histórico de etapas)

Candidatos que já tenham pertencido ao banco ou  mesmo ex-funcionários poderão ser identificados, sendo possível “rastrear” informações de ex-candidato ou,  as entrevistas relativas a entrevista de desligamento quando antigos funcionários.

Os candidatos internos (funcionários) poderão também manifestar  intenção de participarem das requisições que estiverem abertas.

  • Administrar Quadro de Lotação

Permite o cadastramento das vagas autorizadas para cada cargo da organização, dentro da estrutura de lotação, desde que respeite a distribuição previamente definida. Sendo que quando ocorrer a rescisão de Requisição de Pessoal o sistema possibilitará consulta ao quadro de lotação (se definido a nível de parâmetro do sistema), que através de “comparativo” irá exibir a realidade entre o autorizado e o existente. Com esta informação o responsável pelo quadro de pessoal poderá liberar ou não a requisição para que possa ser atendida pelo recrutamento.

  • Emitir Requisição de Pessoal

A Requisição para preenchimento de vagas poderá ser gerada diretamente pelo requisitante, sendo especificados nesta, os diversos elementos que irão orientar o Recrutamento a respeito desta Requisição de Pessoal, no decorrer do processo seletivo. Na requisição serão informados entre outros: características da vaga, características desejáveis dos candidatos, anotações a serem consideradas pelo recrutamento.

No decorrer do processo, a requisição poderá ser acompanhada através de consultas, que irão indicar a sua “situação” bem como permitirá verificar detalhes pertinentes as etapas de seleção e candidatos envolvidos.

  • Definir Processo de Seleção

Após a criação da Requisição de Pessoal pelo quadro de lotação o recrutamento dentro das suas possibilidades irá iniciar o atendimento da Requisição, devendo ocorrer num primeiro momento uma “triagem” dos candidatos e em paralelo se definir o processo de seleção. O sistema oferece condições de que previamente possam ser cadastrados “modelos de avaliação de cargo”, em que constarão as etapas e as respectivas informações complementares necessárias a seleção dos candidatos, para o cargo em questão. É importante saber que esta facilidade poderá ser utilizada na integra ou em parte, uma vez que será uma “sugestão” do sistema.

A origem dos candidatos é definida na requisição, caso seja permitido utilizar Candidatos Internos (funcionários) o sistema permite que estes participem também do processo de seleção, o mesmo ocorrendo com candidatos externos que sejam enviados por agências de recrutamento.

Possibilidade de atuar com Agências de Emprego, onde o encaminhamento poderá ocorrer destas para a organização de forma fácil e ágil, utilizando processo convencional de emissão de dados (fax, formulários e etc.) ou então, através da importação de dados através de disquetes ou mesmo arquivos texto que poderão utilizar a Internet como meio de transporte.

Os resultados obtidos por candidatos selecionados no processo (etapas) a medida que forem informados ao sistema, serão analisados conforme as regras (parâmetros) pré-estabelecidos e os que não forem aprovados são identificados e eliminados do processo. Os que obtiverem aprovação continuam no processo e, poderão ser submetidos a  um “ranking” que irá classificar da média mais alta para a menor.

Sendo os melhores candidatos escolhidos pelo requisitante, o recrutamento poderá informar a data em que considera encerrada sua participação no processo. A requisição ainda poderá aguardar algum tempo onde serão efetuadas tarefas relacionadas ao processo admissional (registro de pessoal, contrato de trabalho e outros) para ao final ser encerrada.

  • Administrar Contrato de Trabalho e Documentos Admissionais

O sistema permite gerar contratos de trabalho bem como demais documentos admissionais, para funcionários já cadastrados ou para candidatos que foram  admitidos pelo recrutamento e para os quais tenha sido gerada/associada uma “pessoa física”.

Quando o candidato for admitido pelo recrutamento, este ficará a “espera” do cadastramento do Registro de Pessoal (que deverá providenciar o cadastramento do funcionário). As informações disponíveis do candidato serão utilizadas para agilizar o cadastramento do funcionário sendo que todas as informações já informadas para o candidato são reutilizadas no cadastramento do funcionário, facilitando o Processo.

O usuário poderá criar diversos modelos de texto de contrato de trabalho e, demais documentos admissionais, para que sejam emitidos.

Caso, ocorra modificação de algumas informações do funcionário, o sistema também disponibiliza um procedimento específico para efetuar as devidas atualizações no contrato.

  • Emitir Contrato de Trabalho e Documentos Admissionais

Podem ser criados diversos modelos com textos a serem utilizados pelos contratos de trabalho, sendo que os modelos de textos poderão ser criados utilizando recursos do banco “progress” ou, com a utilização de um editor de texto.

  • Administrar Entrevistas de Desligamento

Podem ser criadas várias formas de entrevistas de desligamento que serão efetuadas juntamente ao desligamento do funcionário.

Há possibilidade de geração de gráficos e relatórios com base nas informações obtidas na entrevista de desligamento que poderão auxiliar no processo de melhoria da organização.

Diferenças existentes com a utilização da Folha de Pagamento Educacional

A diferença está nos campos onde são utilizados os códigos do funcionário (matrícula). Para as empresas que possuem a Folha de Pagamento Educacional é apresentado a Matrícula centralizadora com 6 dígitos e Tipo de Contrato com 2 dígitos. E para as empresas que possuem a Folha de Pagamento, o campo Matrícula é apresentado com 8 dígitos. Para mais detalhes sobre o que é Matrícula Centralizadora e Tipo de Contrato ver no Manual de Referência da Folha de Pagamento Educacional– Capítulo Introdução.

 

 

 

 

Integração com Outros Módulos

 

 

MóduloInformaçãoIntegração

Cargos e Salários

Características do Cargo

São disponibilizadas informações sobre cargo básico, nível do cargo, cargo, habilidades, níveis de proficiência de habilidades, conhecimentos, níveis de proficiência de conhecimentos.

Folha de Pagamento

Informações Gerais

Geração Funcionário

São disponibilizadas informações sobre turno, grau de instrução, empresa, estabelecimento, pessoa física.

Quando o candidato foi admitido pelo recrutamento, ao cadastrar um funcionário é identificado a partir do número da Pessoa Física a que candidato está relacionado. Desta forma as informações referentes ao candidato são incorporadas ao funcionário facilitando o processo através do “aproveitamento” de informações.

Desenvolvimento de Pessoal

Informações Funcionário

Experiência Candidato

São disponibilizadas informações sobre avaliação, situação do funcionário em relação as habilidades/competências exigidas para o cargo atual e para o cargo da requisição de pessoal.

 

Ao ser admitido um candidato é gerado o registro de funcionário para o mesmo, e serão integradas as informações referentes as experiências profissionais que o candidato afirmou possuir.

Administração de Treinamento

Tipo de Custo

Tipo de Curso

São disponibilizados os “tipos de custo” que poderão ser relacionados com os custos, que poderão ser vinculados às requisições de pessoal.

Ao cadastrar um candidato, os cursos que ele alegou ter feito serão utilizados do módulo Administração de Treinamento.

Medicina e Segurança

ASO (Atestado Saúde Ocupacional)

Normalmente como são as últimas etapas do processo de seleção, os Exames Médicos serão disponibilizados pelo módulo Medicina e Segurança do Trabalho.