Árvore de páginas

SIB - Geração

Visão Geral do Programa

Este programa tem por objetivo gerar dados para enviar, mensalmente, os dados de atualização cadastral dos beneficiários da operadora de plano de saúde para a ANS (Agência Nacional de Saúde).

Programa acessado via aplicativo TOTVS Saúde - Foundation WEB.

O que é SIB?

É o Sistema de Informações de Beneficiários. Sistema que as operadoras de planos, privados, de saúde, utilizam para enviar, mensalmente, os dados de atualização cadastral de seus beneficiários para a ANS (Agência Nacional de Saúde). O envio desses dados é regulamentado pelas Resoluções Normativas RN nº 295, de 9 de maio de 2012 e RN nº 303, de 03 de setembro de 2012, e pela Instrução Normativa IN nº 50/DIDES, de 26 de setembro de 2012.

O envio, dos arquivos de atualização cadastral, pode ser diário e a operadora têm até o dia 5 de cada mês para enviar as informações referentes aos procedimentos de inclusão, retificação, mudança contratual, cancelamento e reativação, ocorridos até o último dia do mês imediatamente anterior.

Após a recepção do arquivo, são realizadas críticas das informações enviadas e a avaliação do formato do arquivo e da coerência das atualizações. As informações relativas ao processamento do arquivo são devolvidas às operadoras por meio do Arquivo de Resultado de Processamento (RPX). Os registros que estão em conformidade com os requisitos estipulados pelo SIB/ANS são processados e passam a incorporar o cadastro de beneficiários da operadora na ANS.

Além do Arquivo de Resultado de Processamento, a ANS, mediante solicitação da operadora, gera o Arquivo de Conferência (CNX) em até 20 (vinte) dias, onde indica a situação atualizada de todos os dados cadastrais de beneficiários da operadora, ativos e inativos, processados com sucesso pela ANS. Este arquivo permite à operadora comparar o seu cadastro com o cadastro existente na ANS e corrigir as informações divergentes. A solicitação do Arquivo de Conferência deve ser feita por meio do SIB-WEB.

Gerando o SIB no sistema Gestão de Planos/Foundation Saúde

Abaixo, uma demonstração de como o processo de geração acontece:

Inicio: Para iniciar uma geração, o usuário acessa o Foundation Saúde, e na página de geração do SIB, o mesmo solicita o envio de todas as informações pendentes até a data atual. Observação: conforme novas regras do sistema, não é possível selecionar apenas um mês para envio, o aplicativo seleciona todos os beneficiários que estiverem pendentes de serem enviados para a ANS.

  1. No primeiro passo do processo, o Sistema Foundation faz uma conexão com o AppServer (Serviço do Progress/GPS) solicitando a execução das procedures referentes ao processo, passando, como parâmetros, os dados de entrada e mantendo um agente do AppServer ocupado até o processo finalizar.
  2. No segundo passo, o AppServer acessa o programa do Gestão de planos responsável (atbo/bogeneratedsib) para realizar todo o processamento dos dados que deverão ser entregues a ANS. Dentro desse programa, diversas regras são aplicadas a fim de consistir os dados a serem enviados, pois é vantajoso não enviar dados incorretos do que a ANS recusar uma movimentação.
  3. Os dados são criados em tabelas “temporárias” do GPS, no banco SRCADGER
  4. Agente do AppServer é liberado.
  5. O sistema Foundation, através de uma conexão SQL no banco SRCADGER, consulta as tabelas temporárias gerando o arquivo SBX (envio – SIB). Em seguida as tabelas temporárias são limpadas.

 

Fim: O sistema Foundation, gera o arquivo de envio (SBX) com os dados vindos do GPS e, também, faz mais uma consistência para que o arquivo SBX não esteja com formatos inválidos na validação de layout da ANS.

Assim que todos esses processos estiverem finalizados, o usuário pode fazer o download do SBX na página do sistema Foundation e processar o mesmo no aplicativo da ANS.

 

Processo de Retorno do SIB

Em poucos dias, após o envio do arquivo SBX, a ANS disponibiliza o arquivo RPX, que o cliente deve baixar e processar em sua base. 

 

Como isso funciona?

O arquivo RPX deve ser processado no sistema Foundation, no menu referente ao processamento de retorno ou conferência. Em seguida, o processo segue o mesmo processo da geração, porém a fonte de dados vem do sistema Foundation, ou seja, o mesmo envia uma tabela com os dados do retorno e no GPS será chamado o programa que fará a população dos registros incluídos na ANS (para registros que foram incluídos na ANS é gerado o CCO(Código de Controle Operacional)), a marcação de quais foram rejeitados para serem reenviados e a criação de uma tabela temporária de acompanhamento que será devolvida para o Foundation. Assim que finalizar o processo, o usuário pode baixar no Foundation o relatório para análises.

 

Processo de Conferência

O Processo de conferência é muito simples, pois o sistema carrega o arquivo CNX (arquivo que contêm toda a massa de beneficiários contidos na ANS da operadora em questão) e com o mesmo processo de conexão ao GPS os dados são comparados com a base do cliente, emitindo um relatório onde serão informadas as diferenças entre as bases.

 

Qual a finalidade de processar o arquivo de Conferência?

No arquivo de conferência pode ser utilizado para comparar as bases entre a ANS e Cliente. Alguns dados também podem ser atualizados na base do cliente.

 

Quais dados serão atualizados ao processar a conferência marcando o “flag” de atualizar dados do GPS?

Serão atualizados os seguintes dados ao rodar a conferência: (PIS/PASEP, Declaração de Nascido Vivo, Código do Cartão Nacional de Saúde e Nome da Mãe do beneficiário).

 

Processos do Sistema para gerar o SIB

Como o sistema GPS sabe qual beneficiário e como deve ser gerado no SIB?

Todos os programas que são envolvidos com algum processo que altere informações do beneficiário têm a chamada da trigger {trs/wrusuario.i} e a mesma chama rotinas no sistema, que por sua vez analisa a alteração feita no beneficiário e cria um registro na tabela de históricos, com o tipo de movimentação e a data que foi realizada.

Por exemplo:

Um beneficiário foi incluído e excluído no mesmo dia. O sistema vai criar sua inclusão e ao excluir vai perceber que existe uma inclusão deste beneficiário. Neste caso, o sistema vai apagar os históricos da inclusão e ignorar o movimento de exclusão.

 

Como o sistema sabe que os registros que estão no histórico já foram enviados e em que período foram enviados?

O sistema possui uma tabela de remessa, que serve para fazer a ligação dos registros do histórico a um registro de remessa. A tabela remessa guarda, também, o nome do arquivo SBX em que os movimentos foram gerados.

 

O nome do arquivo SBX é formado pelos seguintes dados:

Registro da Operadora na ANS (6 digitos) + Data e Hora .SBX

Exemplo: 310247+2013+02+01+16+19+01.SBX

 

Editor SIB

Qual a finalidade do Editor do SIB XML ?

O editor do SIB XML deve ser utilizado para fins de correção do arquivo SBX, tanto para ajuste de dados quanto para a exclusão de movimentação. Ao finalizar as edições, o editor recalcula o hash, conforme o que foi realizado, e o arquivo fica disponível para download e transmissão à ANS.

 

O editor reflete as alterações na base do GPS ?

Não. Qualquer alteração não é refletida na base do GPS, e desta forma o cliente pode deixar, os registros de sua base incorretos/inconsistentes. As alterações realizadas com essa ferramenta são de total responsabilidade do cliente.

 

Em que situações o editor pode causar “inconsistência na base” ?

Em diversas situações, pois, qualquer alteração de cadastro não será refletida no GPS, fazendo com que os dados na ANS sejam diferentes dos dados do cliente.

Outra situação é a exclusão de movimentos do arquivo, como um movimento de inclusão, por exemplo, que se for excluído, o beneficiário não estará ativo na ANS e em seguida, toda a movimentação enviada para o mesmo não será aceita por se tratar de um beneficiário inexistente.

 

O editor tem algum tipo de validação nos dados ?

Sim. O editor valida os dados do arquivo conforme o “schema” da ANS, sinalizado por “flags” que se estiverem “Vermelhas”, significa “inválido” e se estiverem “Verde”, significa “válido”.

 

Fluxo do Processo no GPS 

Parametrização Necessária:

  • Mensagens de Erro SIB (AF0210D): parametrizar as mensagens de erro do SIB.
  • SIB – Sistema Informações Beneficiários – Manutenção Associativa Motivo cancelamento ANS (AF0510J): parametrizar os motivos de cancelamento do SIB.
  • Manutenção Beneficiário: cadastrar beneficiários e parametrizar:
    • Na aba “Dados ANS”: se o campo “Sem validação Nome Beneficiário no SIB” for marcado, irá permitir que, ao gerar o SIB, o beneficiário seja enviado no arquivo para a ANS.
    • Na aba “Dados ANS”: se o campo “Sem validação Nome Beneficiário no SIB” for desmarcado, não irá permitir que, ao gerar o SIB, o beneficiário seja enviado no arquivo para a ANS, pois está com nome inválido.
    • Na aba “Dados SIB ANS”, é possível visualizar os registros pendente de geração do SIB e o CCO (Código de Controle Operacional).
    • Manutenção dos Parâmetros da Pessoa:  na aba “Regras de Validação”, marcar o campo “Permitir que sejam incluídos beneficiários com alguma parte do nome abreviado”, para poder digitar um beneficiário com uma parte do nome abreviado. Utilizado quando há a necessidade de gerar informações para o SIB sem validar o nome do beneficiário. Para casos, excepcionais, onde o primeiro nome do beneficiário tem apenas uma letra, comprovado pelo cliente, junto à ANS. Exemplo: "S HITCOC A STAR".
    • Manutenção Pessoa Física (hvp.DemographicView): marcar o campo “Sem validação Nome Beneficiário no SIB” para permitir que ao gerar o SIB, o beneficiário, que possui uma parte do nome abreviado (caso excepcional informado acima), seja enviado no arquivo para a ANS. Caso não seja marcado, não será permitido exportar o beneficiário para a geração do SIB, caso ele possua um nome abreviado, conforme caso excepcional descrito acima.
    • Manutenção Parâmetros Vendas de Planos/Manutenção de Cadastros(VP0210O): o campo “Obrigatório Cartão Nacional de Saúde Beneficiário” indica se é obrigatório informar o  Cartão Nacional de Saúde no beneficiário para que não ocorra erro na geração do SIB.
      • Se informado “SIM”, neste campo, para os programas que fazem a inclusão e modificação do beneficiário SERÁ OBRIGATÓRIA a informação de um Cartão nacional de Saúde válido, e caso não informado, será emitida mensagem de erro.
      • Se informado “Não”, para os programas que fazem a inclusão e modificação do beneficiário NÃO SERÁ OBRIGATÓRIA a informação de um Cartão nacional de Saúde. Neste caso, poderá ocorrer erro na geração do SIB, caso o beneficiário seja se plano que deve ser enviado SIB.
      • Manutenção Associativa Grau Parentesco Gestão Planos x SIAMED (EB0110I): parametrizar a conversão do grau de parentesco GPS com o grau de parentesco SIB, através do campo “Grau SIB”.
      • Configurar Auditoria Cadastro: parametrizar quais campos do cadastro do beneficiário e pessoa física serão obrigatórios quando cadastrado uma pessoa física ou beneficiário.

 

Programas Relacionados:

  • Relatório Informações Envio SIB (AF0510V), no GPS
  • SIB – Consulta, no TOTVS Saúde - Foundation Web
  • SIB – Upload, no TOTVS Saúde - Foundation Web

Detalhamento do programa SIB - GERAÇÃO

Objetivo da tela:

Gerar dados para enviar, mensalmente, os dados de atualização cadastral dos beneficiários da operadora de plano de saúde para a ANS (Agência Nacional de Saúde). 

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Gerar

Executa a geração do arquivo XML para ser importado no portal ANS e gera relatório de erros (caso exista), atualizando a base de dados do GPS (Gestão de Planos de Saúde), com as informações exportadas.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Movimento até

Informar a data de atualização dos registros dos beneficiários, que serão considerados para gerar o arquivo a ser enviado para a ANS. O sistema irá considerar todas as inclusões, alterações e exclusões ocorridas até a data limite informada neste campo.

Gerar Relatório de Erros

Informar o diretório e nome do relatório de erros que será gerado ao executar a exportação dos dados dos beneficiários.

Tipo de Planos

  • Regulamentados: se selecionada esta opção, serão selecionados os beneficiários que possuírem planos regulamentados. Esta informação está disponível na Manutenção Contrato, do sistema GPS.
  • Não regulamentados: se selecionada esta opção, serão selecionados os beneficiários que possuírem planos NÃO regulamentados. Esta informação está disponível na Manutenção Contrato, do sistema GPS.
  • Todos: se selecionada esta opção, serão selecionados os beneficiários que possuírem planos regulamentados e não regulamentados. Esta informação está disponível na Manutenção Contrato, do sistema GPS.

Tipo de Pagamento

Pré-pagamento: se selecionada esta opção, serão selecionados beneficiários que possuírem contrato com forma de pagamento em pré-pagamento. Esta informação está disponível na Manutenção Contrato, do sistema GPS.

Custo Operacional: se selecionada esta opção, serão selecionados beneficiários que possuírem contrato com forma de pagamento em custo operacional. Esta informação está disponível na Manutenção Contrato, do sistema GPS.

Misto: se selecionada esta opção, serão selecionados beneficiários que possuírem contrato com forma de pagamento Mista (Pré-pagamento e Custo Operacional). Esta informação está disponível na Manutenção Contrato, do sistema GPS.

Faixa

Informar as faixas inicial e final de dados, para selecionar os beneficiários que serão exportados.

Plano ANS de-até

Informar o código do plano de saúde registrado na ANS, para selecionar os beneficiários que serão exportados. Esta informação está disponível na Manutenção Contrato, do sistema GPS.

Plano Operadora de-até

Informar o código do plano de saúde do contrato, para selecionar os beneficiários que serão exportados. Esta informação está disponível na Manutenção Contrato, do sistema GPS.

Modalidade de-até

Informar o código da modalidade de comercialização do contrato, para selecionar os beneficiários que serão exportados. Esta informação está disponível na Manutenção Contrato e Manutenção Modalidade (PR0110A), do sistema GPS.

Contratante de-até

Informar o código do contratante do contrato, para selecionar os beneficiários que serão exportados. Esta informação está disponível na Manutenção Contrato e na Manutenção Contratante, do sistema GPS.

Proposta de-até

Informar o código da proposta, para selecionar os beneficiários que serão exportados. Esta informação está disponível na Manutenção Contrato/Proposta, do sistema GPS.

Contrato de-até

Informar o código do termo de adesão do contrato, para selecionar os beneficiários que serão exportados. Esta informação está disponível na Manutenção Contrato, do sistema GPS.

Beneficiário de-até

Informar o código do beneficiário, para selecionar os beneficiários que serão exportados. Esta informação está disponível na Manutenção Beneficiário, do sistema GPS.

Tipo de Movimentação

  • Inclusão: se selecionada esta opção, serão exportados os registros dos beneficiários que foram incluídos até a data limite, informada no campo “Movimento até”.
  • Retificação: se selecionada esta opção, serão exportados os registros dos beneficiários que foram alterados até a data limite, informada no campo “Movimento até”.
  • Reativação: se selecionada esta opção, serão exportados os registros dos beneficiários que foram suspensos ou cancelados e depois foram reativados até a data limite, informada no campo “Movimento até”.
  • Cancelamento: se selecionada esta opção, serão exportados os registros dos beneficiários que foram excluídos até a data limite, informada no campo “Movimento até”.
  • Alteração Contratual: se selecionada esta opção, serão exportados os registros dos beneficiários que tiveram alteração contratual até a data limite, informada no campo “Movimento até”. As regras que determinam uma alteração contratual podem ser verificados no documento “GPS0054_HAF_Alteracoes_SIB”.

 

Conteúdos Relacionados: