Assunto

Produto:

TOTVS GESTÃO PATRIMONIAL

Versões:

 12.1.15. ou superior

Ocorrência:

Grupos de Patrimônio

Ambiente:


Passo a passo:

Responsável por agrupar patrimônios fazendo com que todas as informações e parametrizações definidas neste grupo possam ser aplicadas a cada patrimônio associado a ele.

Ao solicitar a inclusão de um novo Grupo de Patrimônio deve ser preenchida a aba de Identificação, sendo que os campos Código do Grupo e Descrição (campo livre) são obrigatórios. O Título amarrado e Taxa default são parametrizações importantes, porém, opcionais.

Amarrando um título ao grupo de patrimônio no campo Título Amarrado o sistema irá preencher o grupo automaticamente, quando realizado cadastros de patrimônios vinculados aquele título.

Informando o campo Taxa default, ao cadastrar um patrimônio informado este Grupo de Patrimônio o sistema irá informar automaticamente esta taxa para o patrimônio.


Disponível em: Cadastros | Grupo de Patrimônio.


 


Após salvar o cadastro, na aba Identificação será habilitado o Default Contábil, além de uma nova aba chamada "Default Cenário/Grupo Patrimonial" será apresentada.

Acesse Default Cenário/Grupo Patrimonial, clique em 'Incluir' e deverá ser inserido o Cenário de Cálculo e os Eventos Contábeis que este cenário irá utilizar.
Perceba que para uma ocorrência, depreciação, contabilização e transferência ser executada corretamente, é necessário realizar vínculos entre Cenário, Cálculo, Evento Contábil e Grupo de Patrimônio.

Cadastros | Grupo de Patrimônio | Editar grupo | Aba Default Cenário/Grupo Patrimonial | Incluir.

 


Será apresenta uma aba Cenário Default para o grupo | Incluir,  informe os Eventos Contábeis correspondente a este Grupo de Patrimônio.

Após informar os Eventos Contábeis e Cenário de Cálculo correspondente | Clicar em SALVAR, em seguida o sistema irá apresentar um nova aba: Grupo de Contas.

Esta aba é responsável por apresentar os valores das contas correspondentes nos relatórios (Agrupamento por contas / Contabilização / Depreciação).



No Default Contábil (disponível na aba Identificação) é possível informar as contas que irão compor as contabilizações de depreciação e ocorrências (baixa, acréscimo ou transferência monetária) e informações tais como, Filial, Departamento, entre outros.



O Default Contábil será utilizado caso o Item do Evento esteja parametrizado da seguinte forma:
Origem da Conta:Tabela Default
Buscar default em: Grupo de Patrimônio.

Qualquer processo realizado no patrimônio está diretamente ligado ao correto preenchimento da aba 'Default Cenário/Grupo Patrimonial', pois nesta tela será definido os Cenários de Cálculo default para o grupo.

Exemplo:
Cadastrar Grupo de Patrimônio: 01- TESTE

Este grupo de patrimônio foi associado o cenário 01- Cenário de Cálculo Padrão, dentro deste inserido Eventos Contábeis de Aquisição, depreciação.



Observações:

Antes de excluir um Grupo de Patrimônio deve-se conferir se existe algum patrimônio cadastrado utilizando este grupo, além disso verifique se há informações cadastradas no Default Contábil, Default Cenário/Grupo Patrimonial e campos complementares. Caso haja, deve-se excluir primeiro estas informações e depois o grupo de patrimônio.