Árvore de páginas

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

PROTHEUS

Módulo

Gestão Jurídica (SIGAJURI)

Segmento Executor

Jurídico

Projeto

JURJUR002

IRM

JURJUR002-12

Requisito

JURJUR002-13

Subtarefa

 

País

(X) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

Objetivo

Este requisito tem como objetivo fornecer andamentos de forma automática diretamente no SIGAJURI. Os clientes precisam contratar este serviço junto a TOTVS.

Definição da Regra de Negócio

Criar o parâmetro MV_JANDAUT que definirá se o cliente vai receber os andamentos de forma automática ou não. Este parâmetro deverá estar disponível para ser configurado individualmente para cada assunto jurídico. Seu valor padrão é Não.

Para que a recepção de andamentos automáticos funcione, será preciso configurar também os parâmetros de usuário e senha cadastrados junto a TOTVS. São eles MV_JINDUSR e MV_JINDPSW. Para cada atualização, a TOTVS será consultada para validar as informações de usuário e senha para liberar acesso aos andamentos. Clientes novos devem entrar em contato com a TOTVS para solicitar este acesso.

Criar o campo "Andamento Aut" (NUQ_ANDAUT), com a lista de opções ("1 - Sim, 2 - Não, 3 - Recusado"), para que seja controlado se o processo está cadastrado ou não para receber andamentos processuais, e caso corra algum imprevisto no seu envio, que fique com o status de recusado para verificação.

Criar o campo "Andamento Aut' (NT4_ANDAUT), com a lista de opções ("1 - Sim, 2 - Não") para separar os andamentos que foram incluídos automaticamente dos andamentos que foram incluídos manualmente.

Criar o parâmetro MV_JATOAUT que definirá qual o ato processual que deverá ser utilizado para incluir os andamentos recebidos de forma automática. Este parâmetro também deverá estar disponível para configuração por assunto jurídico.

Criar o parâmetro MV_JANDEXC que definirá se os processos devem ser descadastrados para receber andamentos quando forem encerrados através do modelo JURA095.

Criar o parâmetro MV_JAJUENC que definirá qual motivo de justificativa (JURA025 - NQX) deve ser informado para incluir andamentos em processos encerrados. 

Criar o parâmetro MV_JTPANAU que definirá o modo como deve ser cadastrados os processos junto ao serviço de monitoramento TOTVS. (1 = Por processo, 2 = Por instância)

Cadastro de parâmetros por assunto jurídico

Os parâmetros abaixo deverão estar disponíveis na configuração por assunto jurídico (NZ6). Alterar a rotina do acelerador para que os mesmos sejam configurados no padrão para um ambiente novo, e no RUP para ambientes com configurações existentes. Validar para que os mesmos não sejam configurados, caso o assunto jurídico não utilize Instâncias ou se o parâmetro de ativação do CNJ estiver desabilitado.

  • MV_JANDAUT - Define se o cliente deseja receber andamentos de forma automática, cadastrando cada processo junto ao serviço de monitoramento TOTVS.
  • MV_JATOAUT - Define o ato processual que deve ser utilizado para cadastrar os andamentos recebidos de forma automática
  • MV_JANDEXC - Define se os processos que forem encerrados devem ser removidos do cadastro do serviço de monitoramento TOTVS
  • MV_JAJUENC - Define qual motivo de justificativa deve ser informado para incluir andamentos em processos encerrados.
  • MV_JTPANAU - Define o modo como deve ser cadastrados os processos junto ao serviço de monitoramento TOTVS.

Wizard de habilitação do serviço

Criar uma função dentro da rotina JURA223 para habilitar o recurso. Neste wizard deve ser solicitado o usuário e senha cadastrado junto a TOTVS, caso o cliente ainda não tenha os parâmetros MV_JINDUSR e MV_JINDPSW preenchidos.

O Wizard deverá perguntar também se o cliente deseja obter andamentos de processos já cadastrados, onde o cliente poderá restringir o volume de processos escolhendo uma ou mais opções::

  • Apenas instâncias atuais.
  • Apenas processos em andamento.

O cliente deverá responder as seguintes perguntas para a configuração do serviço:

  • Quando um processo for encerrado, deseja que o mesmo seja removido do cadastro de monitoramento de andamentos automáticos?
  • Quando um processo for incluído, por padrão ele será cadastrado no serviço de monitoramento de andamentos automáticos. Você quer habilitar o campo NUQ_ANDAUT na rotina de assuntos jurídicos para controlar quais processos devem ou não ser cadastrados?
  • Quando o serviço de andamentos automáticos seja configurado como Não, e já tenha sido configurado como Sim anteriormente, a rotina irá retirar os processos do monitoramento.

Ao configurar a exclusão do processos devido o encerramentos dos mesmos ou andamentos automáticos como Não, não será necessário o preenchimento da justificativa e ato.

Antes de confirmar a operação, o wizard deve informar a quantidade de processos que serão cadastros junto ao serviço para que o cliente revise o número.

Após a confirmação do usuário, todos os processos selecionados serão cadastrados junto ao serviço de monitoramento e na próxima janela de atualização será seus dados atualizados. 

Integração com o serviço de andamentos automáticos

Todos os processos devem ser cadastrados no serviço para que os andamentos sejam enviados. Este processo pode demorar até 48 horas. 

Rotina de Assuntos Jurídicos

Criar uma função no fonte JURA183 para fornecer o valor padrão para o campo NUQ_ANDAUT. Esta função deverá avaliar o parâmetro MV_JANDAUT para trazer o campo como Sim ou Não.

No cadastro de novos assuntos jurídicos através do modelo da JURA095, no bloco de commit, criar uma rotina para validar o preenchimento do campo NUQ_ANDAUT. Caso o campo esteja preenchido como "1 - Sim", a rotina que cadastra o processo no serviço de monitoramento deverá ser executada.

Rotina automática

Criar a rotina JURA223 (Andamentos automáticos) que se conecte aos servidores para baixar os andamentos e incluir todos automaticamente na base de dados.

A rotina JURA223 deve estar preparada para:

  • Cadastrar processos para que andamentos sejam recebidos
    • Deve ser chamado o método "cadastrar(nomeRelacional, token, nProcesso, uf, comarca, tribunal, codEscritorio, partes)" do Web service. Os dados necessários, com exceção do número do processo no formato CNJ (incluíndo pontos e traços), UF e Tribunal, deverão ser obtidos no web service da TOTVS.
    • Após cadastro realizado com sucesso, a rotina deve atualizar o campo NUQ_ANDAUT como "1 - Sim".
  • Obter novos andamentos e incluir os mesmos nos seus devidos processos, evitando duplicidade
    • Deve ser usado o método "getAndamentosAtualizados( nomeRelacional, token, codEscritorio, data )", que retornará todos os novos andamentos a partir de uma data informada. Deve ser informada a data do último andamento recebido pelo web service (Campo NT4_ANDAUT igual a 1 - Sim).
    • Serão retornados todos os novos andamentos juntamente com as informações dos processos. A rotina deve localizar os processos, avaliar se os andamentos recebidos não são repetidos, usando data e texto como referência e fazer a inclusão, via modelo JURA100. O ato processual utilizado deve ser consultado via parâmetro MV_JATOAUT, lembrando que o mesmo poderá estar configurado por assunto jurídico. Deve ser consultado o campo NSZ_TIPOAS vinculado ao processo que diz respeito o andamento recebido.
    • Existe a possibilidade de incluir andamentos para processos já encerrados. Neste caso, deve ser informado de forma automática a justificativa, usando o modelo JURA166.
  • Wizard de configuração da atualização automática dos andamentos
    • O Wizard deve preencher os parâmetros necessários para funcionamento do serviço.
  • Remover processos do monitoramento de andamentos
    • Deve ser chamado o método "remover( nomeRelacional, token, nProcesso, codEscritorio )" para descadastrar os processos do serviço de monitoramento de andamentos automáticos.
  • Obter quantidade de processos cadastrados junto ao serviço de monitoramento
    • Usar o método getAndamentos para fazer a contagem de todos os processos cadastrados para monitoramento de andamentos automáticos.

 

Relatório de utilização

Criar um relatório, usando a tecnologia TMSPrinter para o cliente possa exibir um relatório de todos os processos que estão cadastrados para receber andamentos de forma automática. O relatório deve conter todos os processos, agrupados por cliente/loja com a quantidade agrupada e total.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

J223Wizard - Wizard Andamentos Automáticos

Criação

Atualizações -> Assuntos Jurídicos-> Serviços

 

JURA223 - Andamentos AutomáticosCriaçãoAtualizações -> Assuntos Jurídicos-> Serviços 

JURA224 - Client WSDL Andamentos

Criação

-

 

JURR223 - Relatório Uso AndamentosCriaçãoAtualizações -> Assuntos Jurídicos-> Serviços 
RUP_JURIAlteração  

 

Tabelas Utilizadas

  • NUQ - Instância
  • NT4 - Andamentos
  • NQX - Motivo Alteração

 

Fluxo do Processo

Dicionário de Dados

 

Arquivo: NUQ - Instância

 

Campo

NUQ_ANDAUT

Tipo

C

Tamanho

1

Valor Inicial

'2'

Mandatório

Sim (  ) Não (X)

Descrição

Recebe andamentos automáticos

Título

Recebe Andamento

Lista de Opções

1- Sim, 2 - Não, 3 - Recusado

Help de Campo

Informar se este processo deverá receber andamentos automáticos ou não. 


Arquivo: NT4 - Andamentos

 

Campo

NT4_ANDAUT

Tipo

C

Tamanho

1

Valor Inicial

'2'

Mandatório

Sim (  ) Não (X)

Descrição

Andamento Automático?

Título

And Automático

Lista de Opções

 1- Sim, 2 - Não

Help de Campo

Informa se o andamento cadastrado é automático ou foi cadastrado manualmente.

 

 

 

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.