Árvore de páginas

Manutenção Matrizes Tradução Cta Externa - UTB119AA

Visão Geral do Programa

A implementação de Matriz de Tradução de Conta Externa é necessária para a integração de movimentações e transações que possuam esta informação. Um exemplo da utilização da matriz é quando da integração dos produtos Magnus I, ou Datasul EMS2, visto que os cadastros de contas para estes produtos são diferentes dos implementados para o produto Datasul EMS5.

Nota:

Antes de acessar o sistema Datasul EMS5, é necessário que as bases de dados do sistema Magnus e do Datasul EMS2 estejam desconectadas, pois ao acessar a função Migração Contas Contábeis, as bases são conectadas e após a execução serão desconectadas.

Quando a Matriz é de origem SPED é possível fazer o relacionamento da conta referencial com a conta da empresa. E identificar a natureza da conta empresarial conforme códigos disponibilizados pela Receita.

É possível fazer o relacionamento da conta referencial por conta, centro de custo e unidade de negócio da empresa. Inclusive informar o centro de custo sintético, pois o mesmo pode receber lançamentos no produto, e para facilitar a digitação, não precisando colocar para cada centro custo analítico.

Caso seja informada a unidade de negócio (UN) para determinada conta contábil, na extração dos dados os movimentos desta conta nesta UN serão assim apresentados no arquivo gerado do SPED Contábil, inclusive os saldos serão apresentados também por unidade de negócio. Caso deseje apresentar os dados detalhados por UN, será necessário informar aqui na matriz de tradução SPED, senão continuará somente apresentando por conta e centro de custo. E como no layout não tem o campo UN, quando apresentado, será concatenado no arquivo com o campo centro de custo.

Não é obrigatória a conta referencial no relacionamento, pois o registro correspondente no SPED não é obrigatório. Neste caso, somente é obrigatório o relacionamento da conta da empresa com a natureza.

É permitido o cadastro de mais de uma matriz do tipo SPED em uma mesma faixa de datas, desde que o plano de centro de custo seja diferente. Na geração do arquivo SPED PIS/COFINS serão consideradas todas as Matrizes SPED dentro da faixa de datas selecionada.


Manutenção Matrizes Tradução Cta Externa

Objetivo da tela:

Por meio desta tela é possível inserir e implementar os itens que irão compor a matriz de tradução de conta externa. 

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Inclui

Ao acionar este botão é possível inserir os dados de identificação de uma nova matriz de tradução. Ver mais informações na descrição da Tela Manutenção Matrizes Tradução Cta Externa.

Movimentos

Ao acionar este botão é possível implementar os itens que irão compor a matriz de tradução de conta externa. Ver mais informações na descrição da Tela Manutenção Matrizes Tradução Cta Externa.

Importar Plano SPED

Ao acionar este botão é possível importar o planos de contas do SPED, por intermédio da função Importar Matriz Tradução Cta Ctbl SPED (UTB730AA).

Histórico do Movimento

Ao acionar este botão é possível consultar o histórico da matriz de tradução de conta externa. Ver mais informações na descrição da Tela Matriz Tradução Conta Externa.

Copiar Matriz para FCONT

Ao acionar este botão é apresentada a tela Cópia Matriz Trad Cta Ctbl FCONT, na qual é possível copiar a matriz de tradução das contas contábeis para o FCONT (plano referencial RFB X plano de contas do cliente).

Nota:

Este botão somente é habilitado quando estiver selecionada uma Matriz Origem Conta Externa “SPED”.


Inclui Matriz Tradução Conta Externa

Objetivo da tela:

Por meio desta tela é possível inserir os itens que irão compor a matriz de tradução de conta externa. 


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição:

Unid Organizacional

Inserir a Unidade organizacional relacionada a matriz que está sendo implementada.

Matriz Trad Contas

Inserir código para a Matriz que está sendo implementada.

Nota:

Este código servirá como referência que será requisitado na composição da Matriz de Tradução Unidade Organizacional, para efetuar a integração com o Datasul EMS5.

Descrição

Inserir a descrição da matriz de tradução implementada.

Origem Conta Externa

Selecionar uma das opções apresentadas definindo se a origem das Contas Externas é do Produto Magnus, SPED, ou outro produto.

Nota:

O sistema permite o cadastro de duas ou mais matrizes do tipo SPED em uma mesma faixa de datas, desde que o plano de centro de custo seja diferente.

Exige Conta Refer

Quando selecionado, exige a obrigatoriedade da conta referencial.

Nota:

Este campo só é habilitado para matriz de origem SPED.
A possibilidade de se marcar este campo existe para que possibilite não informar a conta Referencial relacionada com a conta empresarial. Podendo, desta forma, só fazer o relacionamento da conta da empresa e sua natureza, sem a conta referencial.

Matriz Trad CCusto

Inserir a matriz de tradução do Centro de custo a ser utilizada.

Nota:

Este campo é somente habilitado quando a Unidade Organizacional informada for do tipo Empresa ou Estabelecimento. Esta matriz é utilizada somente quando da necessidade de traduzir movimentações exclusivas de centro de custo.

Exemplo: Migração de Bens.

Plano Contas

Inserir o Plano de Contas que irá receber as traduções.

Nota:

Quando a Unidade Organizacional for do tipo Empresa, exibe o código do Plano de Contas Primário, não sendo possível sua alteração.

Plano Centro Custo

Inserir o Plano de Centro de Custo a ser utilizado. Este campo é somente habilitado quando a Unidade Organizacional informada for do tipo Empresa ou Estabelecimento.


Traduções Contas Externas

Objetivo da tela:

Por meio desta tela é possível implementar os relacionamentos que irão compor a matriz de tradução, com a finalidade de integrar informações ao EMS5.  


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:Descrição:

Inclui

Ao acionar este botão é possível implementar os relacionamentos que irão compor a matriz de tradução, com a finalidade de integrar informações ao EMS5.
Ver mais informações na descrição da tela Inclui Tradução Cta Contábil Externa.

Inclui Tradução Cta Contábil Externa

Objetivo da tela:

Por meio desta tela é possível implementar os relacionamentos que irão compor a matriz de tradução, com a finalidade de integrar informações ao EMS5.  


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição:

Conta Ext

Inserir a Conta externa.

Nota:

Este código será traduzido para o informado no campo Conta Contábil. Portanto, quando da integração será verificado para a informação, se a conta contábil de origem for a implementada neste campo, para o produto Datasul EMS5, será assumida a conta informada no campo Conta Contábil.

Sub Cta Ext

Inserir a Sub-Conta externa que será traduzida. Ou seja, quando da integração, quando a sub-conta for a informada neste campo para a conta contábil mencionada no campo acima, irá entender que a conta contábil para o Datasul EMS5, será a conta informada no campo Conta Contábil.

CCusto Ext

Inserir o Centro de Custo a ser traduzido.

Estab Ext

Inserir o Estabelecimento externo.

UN Ext

Inserir a Unidade Organizacional externa.

Descrição

Inserir o nome da conta da tradução

Conta Contábil

Inserir a conta contábil que irá receber a tradução da conta informada no campo Conta Ext.

Estabelecimento

Inserir o estabelecimento que recebe as traduções.

Unidade Negócio

Inserir a Unidade de Negócio que recebe as traduções.

Importante:

Somente será possível selecionar unidades de negócio analíticas.

Centro Custo

Inserir o centro de custo que recebe as traduções do campo Sub Cta Ext ou CCusto Ext.

Plano Centro Custo

Inserir o plano de centro de custo que recebe as traduções.


Matriz Tradução Conta Externa

Objetivo da tela:

Por meio desta tela é possível implementar os relacionamentos que irão compor a matriz de tradução, com a finalidade de integrar informações ao EMS5.  


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição: 

Abrev Histórico

Exibe uma abreviação do histórico.

Histórico Matriz

Exibe o histórico do movimento gerado.

Usuário

Exibe o nome do usuário que efetuou o movimento.

Data

Exibe a data em que o movimento foi efetuado.

Hora

Exibe a hora em que o movimento foi efetuado.


Cópia Matriz Trad Conta Ctbl FCONT

Objetivo da tela:

Por meio desta tela é possível criar uma nova matriz de tradução de contas contábeis igual a matriz do Sped selecionada. 


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição: 

Unid Organizacional

Exibe a unidade organizacional cuja matriz de tradução de contas contábeis deve ser considerada para a geração do FCONT.

Nota:

Esse campo apresenta a unidade organizacional da Matriz do SPED selecionada na tela principal.

Matriz Trad Contas

Selecionar a matriz de tradução de contas contábeis a ser considerada para a geração do FCONT.

Nota:

Ao acionar o botão OK, é criada uma nova matriz exatamente igual a matriz do Sped que está selecionada, apenas mudando os campos Matriz Trad Contas (código e descrição informados) e Origem Conta Externa que será sempre “FCONT”.