Árvore de páginas

TVA549_DT_Complemento de Valor para Itens do Processo de Importação

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Manufatura

Módulo:

Easy Import Control

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

EICDI161

Complemento de Valor

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

EICDI154

Recebimento de Importação

MATA241

Movimentações multiplas

Cadastros Iniciais:

Aplicar atualização dos programas AVGERAL.PRW, AVOBJECT.PRW, AVUPDATE01.PRW, EICDI154.PRW, EICDI161.PRW, MATA240.PRX, MATA241.PRX e UITVA549.PRW atualizados.

Parâmetro(s):

MV_EASY = S, MV_EIC0062 = .T., MV_EIC0063 = SP/

Chamados Relacionados

TVA549 (MV_TEM_DI = .F.)

TVI296 (MV_TEM_DI = .T.)

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

SWN - Itens da NF de Importação

SWD - Despesas Declaração Importação

SD3 - Movimentações Internas

Sistema(s) Operacional(is):

Windows / Linux

Descrição

Implementado nova funcionalidade para atender a instrução normativa CAT 06, de 11-09-2015 (DOE 12-09-2015), atendendo não só a CAT-06 mas a todos os clientes que queiram subistituir o uso da nota fiscal complementar para entrar com o custo adcional nos itens do estoque.

Esta funcionalida possibilita a geração do complemento de valor sem o uso da nota fiscal de entrada para os itens de importação com base nas despesas base de custo.

Esta integração fará o envio dos valores do rateio das despesas base de custo entre os itens do processo de importação para o modulo Estoque/Custo atraves da rotina de Movim. Múltipla (MATA241).

Importante

Antes de executar o compatibilizador informe o U_UITVA549 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador \PROTHEUS11_DATA\DATA e dos dicionários de dados SXs \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM.
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.


Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.


Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!


  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite o U_UITVA549 no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 25/04/2016.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.


Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

Atualizações do Compatibilizador

1.  Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela SD3 - Movimentações Internas:


Campo

D3_HAWB

Tipo

C

Tamanho

17

Decimal

0

Formato

@!

Título

Proc.Import.

Descrição

Processo de importação

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Help

Informe o número de controle de embarque adotado pelo departamento de importação. Este número será a base para muitas outras continuações do processo.


2.  Alteração de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela SD3 - Movimentações Internas:


Campo

D3_ITEMSWN

Usado

Sim


Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.


3.  Criação de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

MV_EIC0062

MV_EIC0063

Tipo

L

C

Descrição

Geração do complemento de valor dos itens de importação

com despesas base de custo via rotina de

Movimentações Internas MATA241

Siglas dos estados que farão uso da rotina

de complemento de valor (MV_EIC0062) para os

processos de importação. Ex.: SP/RJ/MG

Valor Padrão

.F.

SP

Procedimento para Configuração


CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o(s) parâmetro(s) a seguir:

Itens/Pastas




Nome:

MV_EASYMV_EIC0062MV_EIC0063

Tipo:

CLC

Cont. Por.:

S.T.SP

Descrição:

Os modulos de Compras e

Importacao serao integrado

Geração do complemento de valor dos itens de importação

com despesas base de custo via rotina de

Movimentações Internas MATA241

Siglas dos estados que farão uso da rotina

de complemento de valor (MV_EIC0062) para os

processos de importação. Ex.: SP/RJ/MG

Procedimento para Utilização

  • Aplicar o update U_UITVA549
  • Possuir um processo de importação com despesas Base de custo incluídas no processo
  • Utilizar um importador para o processo conforme configurado o estado no parametro MV_EIC0063

Sequencia 01:

  1. Acesse o modulo “Estoque/Custo” e clique em “Atualizações /Cadastros / Movimentações / Internas” 
  2. Inclua um novo tipo de movimentação seguindo as seguintes informações: Tipo de TM (F5_TIPO) = Devolução, Aprop.Indir.(F5_APROPR) = Sim, Atu.Empenho (F5_ATUEMP) = Não, Transf.MOD.(F5_TRANMOD) = Não, Valorizado (F5_VAL) = Sim, Qtd Zero (F5_QTDZERO) = Sim.


Sequencia 02:

  1. No Easy Import Control (SIGAEIC), acesse “Atualizações / Desembaraço / Receb. Importação”, selecione o processo de importação e clique em “Ações Relacionadas / Única”.
  2. Veja que foi apresentado uma mensagem informativa, dizendo que Para o Estado do importador - SP - as despesas nacionais base de custo foram configuradas para serem utilizadas na rotina de "Complemento de valor" e serão desconsideradas pelo sistema. Clique em Ok.
  3. O sistema irá a partir deste momento realizar a geração da nota fiscal seguindo o da nota fiscal Primeira. Gere a nota fiscal para os itens do processo.
  4. Acesse a rotina de Despesas na manutenção do desembaraço. Observe que há despesas sem numero de nota fiscal que são as despesas base de custo que foram descartadas pelo sistema no processo de geração da nota fiscal.
  5. Acesse novamente a rotina de recebimento de importação e clique em “Ações Relacionadas / Complementar”.
  6. Veja que o sistema apresentou a mensagem “Para a geração do complemento de valor das despesas base de custo, utilize a rotina ‘Complemento de Valor’.”


Sequencia 03:

  1. Clique em “Ações Relacionadas / Complemento de valor / Gerar”. Veja que é aberto a tela de geração do complemento de valor e apenas é apresentado no canto superior direito as despesas que são base de custo e que foram descartada na geração da nota fiscal Única e Complementar.
  2. Nesta nova rotina é apresentado no canto superior esquerdo as informações do processo e os novos campos de Numero Documento, Tipo de Movimento e Centro de custo. Do lado esquerdo é mostrado as despesas base de custo utilizadas no rateio dos valores para os itens e na parte inferior os itens do processo.
  3. Para realizar a geração é necessário ter cadastrado um tipo de movimento.
  4. Na rotina de complemento de valor, é necessário e obrigatório o preenchimento dos campos Numero Documento e Tipo de Movimento. Quando o campo Centro de custo estiver vazio o sistema apresentará uma mensagem informando se deseja enviar o centro de custo associado ao item do processo. Na parte inferior é possível a seleção de quais itens deseja enviar na integração de complemento de valor com o modulo de estoque/custo.
  5. Apenas os itens selecionados teram a integração de valor enviados para o modulo de estoque/custo pois entendesse que estes são itens de estoque. Os demais itens ainda que não transmitidos terão os seus valores proporcionais de custo registrados apenas no modulo Easy Import Control para historico.
  6. Após o processamento a tela permanesserá aberta mas apenas em modo de visualização, com os campos Numero Documento, Tipo de Movimento e Centro de custo bloqueados para alteração.
  7. Clique na opção de “Visualização”, “Complemento de Valor / Visualizar”. Veja que é apresentado o processo e os itens que foram integrados, é informado o campo Sequencial (WN_NUMSEQ) preenchido com a referencia gerada na rotina de movimentações internas no modulo estoque/custo.


Sequencia 04:

  1. Acesse o modulo Estoque/Custos, clique em “Atualizações / Movimentações / Internas / Movim. Múltipla”. Veja que existe uma movimentação com o mesmo código de Documento que foi gerado pelo SIGAEIC. 
  2. Selecione e clique em Visualizar, veja que apenas foi integrado o valor do rateio das despesas, o campo quantidade está vazio. Caso tente realizar o estorno deste documento o sistema informará que ele foi originado pela importação e deve ser estornado na origem.
  3. No modulo Easy Import Control, acesse a rotina de Despesas na manutenção do desembaraço e inclua uma nova despesa base de custo para o processo. Após a inclusão repita novamente a geração do complemento de valor.
  4. No modulo Estoque/Custos, acessse a rotina “Atualizações / Movimentações / Internas / Movim. Múltipla”, veja que foi integrado o novo documento originado pelo Easy Import Control.
  5. No modulo Easy Import Control, acesse a rotina de complemento de valor, estornar. Veja que é apresentado uma tela com documentos de complemento de valor integrados com o estoque/custo.
  6. Selecione um documento e clique em confirmar. Clique em confirmar para realizar o estorno.
  7. No modulo Estoque/Custo, na rotina “Atualizações / Movimentações / Internas / Movim. Múltipla”, veja que foi incluído um novo registro com o tipo de movimento “999” que significa estorno com o mesmo numero do documento que foi integrado pelo Easy Import Control. Eles estaram com o Status de estornados com um “X” vermelhor a frente dos dois.
  8. Após realizar o estorno pela rotina de Complemento de valor, as despesas estaram disponiveis novamente para serem utilizadas na integração.


Sequencia 05 - Despesas Base de ICMS:

Configuração:

  • MV_ICMSNFC = .T.
  • Ter uma despesas Base de Icms com o campo ICMS na NFC?(YB_ICMSNFC) = Sim.
  • Caso tenha a necessidade de utilizar despesas base de icms na nota fiscal complementar, observe os procedimentos complementares.

  1. Inclua uma nova despesa no processo que seja base de icms e acesse novamente a rotina de nota complementar.
  2. Ao clicar na rotina de nota complementar, o sistema irá apresentar a mensagem “Deseja calcular I.C.M.S. para a Nota Fiscal Complementar.”, esta é uma validação já existente no processo. Clique em Não. Veja que novamente é apresentado a mensagem de validação para as despesas base de custo.
  3. Após gerar a nota complementar a rotina irá desconsiderar as despesas que são Base de ICMS
  4.  clique em “Ações Relacionadas / Complemento de Valor / Gerar”. Nesta nova rotina é apresentado no canto superior esquerdo as informações do processo e os novos campos de Numero Documento, Tipo de Movimento e Centro de custo. Do lado esquerdo é mostrado as despesas base de custo utilizadas no rateio dos valores para os itens e na parte inferior os itens do processo.
  5. Clique em cancelar, e gere a nota fiscal complementar dessa vez clicando em SIM na mensagem “Deseja calcular I.C.M.S. para a Nota Fiscal Complementar.” Veja que após clicar em sim o sistema apresenta uma nova mensagem informando que “Foram identificadas despesas base de custo para o processo. Estas despesas serão desconsideradas na geração da nota fiscal complementar. Para estas despesas utilize a rotina “Complemento de Valor”.


Sequencia 06 - Geração do complemento de valor com alteração de armazém:

Configuração:

  • No módulo SIGAEST (Estoques) é necessário cadastrar um saldo inicial dos produtos em dois armazéns, onde o saldo inicial destes produtos sejam maiores que suas quantidades no processo de importação/nota fiscal de entrada. Para acessar a rotina de cadastro de saldo inicial no módulo de Estoques (SIGAEST) acesse a rotina: Atualizações > Saldos > Inicial. Para cada produto de código distinto no processo de importação, é necessário incluir o saldo inicial nos dois armazéns que serão utilizados no teste da funcionalidade de alteração de armazém dentro da geração do complemento de valor no SIGAEIC.
  1. Acessar Atualizações > Desembaraço > Receb. Importação.
  2. Selecionar processo de importação desejado e clicar no botão Outras Ações > Complemento de Valor > Gerar.
  3. Na sessão "Movimento Interno" informar o tipo de movimento .
  4. Na sessão "Alteração de Armazém", informar o campo "DE:" com um código válido e que esteja relacionado à pelo ao menos um item da nota fiscal marcado para integrar.
  5. Na sessão "Alteração de Armazém", informar o campo "PARA:" com um código válido (será o armazem de destino do item).
  6. Na sessão "Alteração de Armazém", clicar no botão "Alterar". Sistema irá alterar os armazens para os itens que atenderem Às condições de alteração e irá exibir mensagem informativa de sucesso ao final do processamento.
  7. Clicar no botão Confirmar da rotina. Sistema irá exibir a tela relativo a informação do Centro de Custo a ser utilizado na geração da NF de Complemento de Valor.
  8. Sistema irá exibir a tela relativo a informação do Centro de Custo a ser utilizado na geração da NF de Complemento de Valor. 
  9. Clicar no botão "Sim" para utilizar o centro de custo associado ao item do processo. Sistema deve exibir a tela de processamento concluído com sucesso.
    Os campos e botões das sessões "Movimento Interno" e "Alteração de Armazém" ficarão desabilitados para alteração.
    No browser inferior, a coluna "Status" deve ser atualizada com o valor "Integrado" para todos os itens marcados.
  10. Clicar no botão "Fechar" da mensagem e em seguida no botão "Cancelar" para encerrar a rotina.