Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Quando precisamos de um cadastro simples do tipo codigo/valor, por exemplo, estado e sua sigla, temos no Microsiga Protheus uma estrutura genéricas de tabelas. Além da tabela é fornecido já consultas padrões para serem utilizadas nos campos das outras tabelas, para fazer consultas a sua tabela.

O principal ganho é em tempo, ao evitar que se crie mais uma tabela no banco de dados, se popule se crie consulta padrões para ela(LookUps).

Por padrão os valores das tabelas Genéricas são adicionados via o modulo de Configurador, que apenas os estão no grupo de Administradores tem acesso.

Devemos ficar atento, para identificarmos quando o uso do SX5 é uma boa ideia. Para isso tomamos como base um conjunto simples de perguntas:

  1. O usuário comum irá poder adicionar dados nessa tabela?
  2. É possível que num futuro essa tabela necessite de mais do que um campo valor?
  3. A quantidade de dados dessa tabela é muito grande?

Quando respondemos sim para qualquer uma dessas perguntas, é bem provável que a tabela genérica não atenda as suas necessidades. O que ocorre quando respondemos sim para uma dessas perguntas.

  1. Se o usuário poderá adicionar os dados a tabela, é muito provável que precisaremos fazer validações sobre a entrada de dados dele, portanto uma rotina especifica é recomendada pois não temos mecanismos para efetuar isso na tabela Genérica;
  2. Caso se identifique que mais cedo ou mais tarde será necessário um ou mais campos na tabela não podemos o fazê-lo, pois o tabela é Genérica e não podemos criar um campo especifico apenas para sua tabela;
  3. A sua tabela genérica compartilha a mesma tabela física que as demais, portanto se tivermos muitos registros nela poderemos ter perda de performance;

 

Campos

Tipo

Descrição

X5_FILIAL

Caracter

Código da Filial do sistema

X5_TABELA

Caracter

Código da tabela que será utilizada como chave .

X5_CHAVE

Caracter

Código que pode ter 6 caracteres para identificação de um valor na tabela

X5_DESCRI

Caracter

Conteúdo no idioma Português

X5_DESCSPA

Caracter

Conteúdo  no idioma Espanhol

X5_DESCENG

Caracter

Conteúdo no idioma Inglês

  • Sem rótulos