Árvore de páginas

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Manufatura

Módulo:

Easy Import Control

Rotina:

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

Embarque

EICDI500

Desembaraço

EICDI502

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

SQL/ORACLE

Tabelas Utilizadas:

EW4 - Invoice Antecipada

SWB - Itens do câmbio de Importação

SW8 - Itens da Invoice

Sistema(s) Operacional(is):

Windows\Linux

Versões/Release:

P11.80

Descrição

Foi implementado no módulo SIGAEIC (quando integrado ao módulo Financeiro - SIGAFIN) uma melhoria de modo a permitir que o câmbio de importação e os títulos financeiros de invoice das fases de embarque/desembaraço sejam gerados com base nas invoices antecipadas da fase de PO vinculadas ao embarque quando o campo "Tit.Inv.Ant?" na capa do embarque estiver ativado com o Valor "SIM".
Desta forma, permite-se que a manutenção das quantidades embarcadas e invoices do desembaraço - em relação aos saldos que serão nacionalizados -  não causem alteração no valor original a ser pago ao fornecedor, atendendo a cenários onde há perda natural de mercadoria no transporte implicando em ajuste dos saldos à serem declarados mas que porém não devem alterar o valor da quantidade original de mercadoria que fora embarcada pelo Fornecedor. 

 

Importante

 Antes de executar o compatibilizador U_UITRDTP0 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório  \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório  \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em  ByYou Smart Client (se versão 11), digite e informe U_UITRDTP0 no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 18/12/2015.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

 

Atualizações do Compatibilizador

4. Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela SW6 - Capa Declaracao de Importacao:

 

Campo

W6_TITINAN

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Tit.Inv.Ant

Descrição

Tít.FIN.sob Invoice Ant.

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

1=Sim;2=Não

When

DI501WHEN("W6_TITINAN")

Relação

'2'

Val. Sistema

Pertence("12") .And. DI_Valid("W6_TITINAN")

Help

Este campo define se os títulos financeiros relativos às invoices serão gerados com base nos valores das invoices antecipadas da fase de Pedido (1=Sim) ou se os valores serão

baseados nas invoices do processo de Embarque\Desembaraço (2=Nao). Este campo é utilizado nos casos em que hajam alterações em fatores (peso, quantidade, etc) que alteram os

valores da mercadoria para efeitos da Declaração de Importação mas que não deveriam alterar os valores efetivamente a serem pagos ao fornecedor através dos títulos financeiros gerados

com base nas invoices do processo.

Procedimento para Configuração


CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure os parâmetros a seguir:

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_EASY

Tipo:

C

Cont. Por.:

S

Descrição:

Os modulos de Compras e Importacao serao integrados

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_EASYFIN

Tipo:

C

Cont. Por.:

S

Descrição:

Define se a Easy Import Control e integrado com o Financeiro

Procedimento para Utilização


Sequência 01 – Inclusão do Purchase Order (PO)

 

  1. No Easy Import Control, acesse a rotina Atualizações\Purchase Order\Manutenção e clique no botão “Incluir”.
  2. Informe os dados do PO e associe a tabela de pré-calculo pré-requisitada.
  3.  Clique no botão “Confirmar” para finalizar.
  4. Ao final da gravação o sistema irá mostrar o número do Pedido de Compras gerado no módulo de compras.
  5. Clique em “OK”. O Pedido gravado será exibido no browser.
  6. No módulo de Compras (SIGACOM) acesse a rotina Atualizações\Pedidos\Pedidos de Compra. Posicione sobre o registro do pedido de compras gerado pelo passo anterior e clique no botão “Ações relacionadas\Legendas” e verifique os status do Pedido e contra-se como “Pedido Pendente”.
  7. No módulo Financeiro (SIGAFIN), acesse a rotina Atualizações\Contas a pagar\Contas a pagar. Verifique que os títulos provisórios referente ao Purchase Order (PO) do SIGAEIC foram gerados com base na tabela de pré-calculo associada ao mesmo.

Repita os passos anteriores e insira um novo Purchase Order. Certifique-se ao final que o Pedido foi gravado no SIGAEIC, o Pedido de Compras relacionado foi gerado no SIGACOM e os títulos provisórios relativos ao Purchase Order foram gerados no SIGAFIN.

 

Sequência 02 – Inclusão de Invoice Antecipada para o Pedido

 

  1. No Easy Import Control, acesse a rotina Atualizações\Invoice Antecipada. Clique no botão “Incluir”.
  2. Na tela de seleção do Pedido (PO) selecione o pedido incluso na sequência anterior.
  3. Informe os dados da Invoice antecipada, principalmente alterando os campos “OK no Agente” e “OK to Ship.” para que a mesma esteja habilitada para ser relacionada em um processo de embarque.
  4.  Ao final, clique no botão “Confirmar” para efetivar gravação.
  5. O sistema exibirá o registro da invoice antecipada gravada no browser.
  6. Refaça os passos anteriores de modo a incluir uma invoice antecipada para o segundo pedido incluso no passo anterior.

 

Sequência 03 – Inclusão do embarque e vinculação das Invoices antecipadas

IMPORTANTE: Na inclusão do Embarque, não se pode alterar as quantidades embarcadas antes da gravação do processo visto que as quantidades embarcadas devem corresponder às quantidades das invoices antecipadas.

  1. No Easy Import Control (SIGAEIC), acesse a rotina Atualizações\Embarque\Manutenção e clique no botão “Incluir”.
  2. Informe os dados do embarque e na aba “Financeiro” verifique que o campo “Tit.Inv.Ant”(W6_TITINAN) estará habilitado para escolha visto não haver ainda Invoices relacionadas ao processo.
  3. Informe este campo com o valor “Sim” e prossiga.
  4. Clique no botão “Ações Relacionadas > Itens”. Na tela de seleção, na sessão de Invoices Antecipadas, relacione as Invoices Antecipadas inclusas no passo anterior.
  5. Clique no botão “Confirmar” para continuar.
  6. Verifique que os saldos dos itens relacionados nesta Invoices foram relacionados ao embarque.
  7. Clique no botão “Ações relacionadas > Invoice” e verifique que as invoices do processo de embarque foram geradas automaticamente com base nos dados das invoices antecipadas.
  8. Finalize e confirme a gavação do processo de embarque. O sistema irá processar a gravação.
  9. Ao final o sistema irá exibir o processo de embarque gravado no browser.
  10. No módulo Financeiro (SIGAFIN) acesse a rotina Atualizações\Contas a pagar\Contas a pagar.
  11. Verifique que os títulos financeiros a pagar do tipo INV relativos às invoices do processo incluso foram gerados.

 

Sequência 04 – Alteração de dados dos itens do desembaraço e gravação de dados para declaração

 

  1. No Easy Import Control, acesse a rotina Atualizações\Desembaraço\Manutenção, selecione o processo de embarque incluso anteriormente e clique no botão “Alterar”.
  2. Verifique na aba “Financeiro” que o campo “Tit.Inv.Ant?”(W6_TITINAN) estará desabilitado visto que o processo já possui invoices inclusas.
  3. Clique no botão “Ações relacionadas > Itens”. O sistema exibirá os itens do processo.
  4. desmarque os itens do processo.
  5. Selecione os itens novamente informando uma quantidade menor que a quantidade que fora relacionada na inclusão do processo de embarque.
  6. Clique no botão “Confirmar”.
  7. Em seguida, clique no botão “Ações relacionadas > Invoice”, selecione de cada vez uma invoice e relacione o saldo atualizado do item respectivo desta invoice.
  8. Verifique que o valor total das invoices foram alterados devido a alteração do peso.
  9. Confirme a alteração, regere as adições e informe os demais dados do desembaraço no processo para concluir o processo.
  10. Confirme a gravação das alterações do processo.
  11. Ao final da gravação, o sistema exibirá o processo gravado no browser.
  12. No módulo Financeiro (SIGAFIN), acesse a rotina Atualizações\Contas a pagar\Contas a pagar. Verifique que os títulos tipo INV relativos às invoices do processo não foram alterados.

 

Sequência 05 – Geração da Nota Fiscal no SIGAEIC

 

  1. No módulo Easy Import Control (SIGAEIC) acesse a rotina Atualizações\Desembaraço\Receb. Importação.
  2. No browser, selecione o processo de Embarque incluso e alterado nos passos anteriores e clique no botão “Primeira”.
  3. Clique no botão “Itens” e informe os dados da Nota Fiscal.
  4. Conclua a geração da NFE. Ao final o sistema apresentará o registro do desembaração com Nota Fiscal gerada conforme pode ser observado no campo “Nr. NFE”.

 

Sequência 06 – Classificação da Nota Fiscal no SIGACOM com TES que atualiza estoque

 

  1. No módulo de Compras (SIGACOM) acesse a rotina Atualizações\Movimentos\Documento Entrada.
  2. Posicione sobre a Pré-Nota gerada no passo anterior e clique no botão “Classificar”.
  3. Informe os dados para classificação informando principalmente a TES (caso a TES selecionada esteja configurada para atualizar estoque, informe um Centro de Custo cadastrado na tabela CTT).
  4. Confirme a classificação da Nota. Ao finaldo processamento o mesmo exibirá a NF como Documento classificado, conforme legenda.

 

Sequência 07 – Verificação de quantidade do Pedido de Compra atendido

 

  1. No módulo de Compras (SIGACOM) acesse a rotina Atualizações\Pedidos\Pedidos de Compra. Posicione sobre o registro do pedido de compras gerado na sequência 01 e clique no botão “Ações relacionadas\Legendas” e verifique os status do Pedido agora encontra-se como “Parcialmente atendido” devido a quantidade atendida na entrada da Nota Fiscal ser menor que a quantidade solicitada no Pedido.
  2. No módulo Financeiro (SIGAFIN) acesse a rotina Atualziações\Contas a pagar\Contas a Pagar e verifique que os títulos gerados para o Pedido permanecem com o valor original conforme a quantidade solicitada.

 

Sequência 08 – Eliminação de saldo do Purchase Order para ajuste de quantidade do Pedido de Compra

  1. No módulo Easy Import Control (SIGAEIC) acesse a rotina Atualizações\Purchase Order\Manutenção. Selecione o Purchase Order criado na sequência 01 e clique no botão “Elimina Saldo”.
  2. Selecione o item e clique no botão confirmar para finalizar. Após o processamento o sistema irá exibir o registro do Purchase Order atualizado no browser e uma mensagem de confirmação de eliminação do saldo.
  3. Faça o mesmo procedimento de eliminação de saldo para o outro pedido também criado na sequência 001
  4. No módulo de Compras (SIGACOM) acesse a rotina Atualizações\Pedidos\Pedidos de Compra. Posicione sobre o registro do pedido de compras gerado na sequência 01 e clique no botão “Ações relacionadas\Legendas” e verifique os status dos Pedidos agora encontram-se como “Elim. Resíduo” devido a quantidade não atendida ter sido eliminada por integração com a rotina de Eliminação de saldo de Purchase Order do módulo SIGAEIC.