Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

FAQ: Estoque com terceiro – Empresa remetente – Remessa e retorno de mercadorias

 

Produto:RM
Ambiente:Unspecified
Versão:11.20

 

Avaliação

Como parametrizar e utilizar o recurso de Estoque Terceiro no processo de Remessas quando a Empresa é a Remetente.

 

Descrição do Processo
Consideramos como Remessas, as operações em que a empresa envia produtos/mercadorias ou bens para terceiros, que posteriormente irão retornar sem alteração da sua composição básica.

A empresa remetente da mercadoria irá incluir um movimento de saída ‘Remessa de Mercadoria’ para controle do estoque COM Terceiros e regularização fiscal e contábil da operação. Este movimento irá aumentar o estoque COM Terceiros, sem interferir no estoque total de propriedade da empresa (Saldo Atual). Consideramos que o estoque COM Terceiros é um estoque indisponível para movimentações de saídas, até que seja lançado o retorno da mercadoria. O valor financeiro do estoque COM Terceiros será calculado com base no custo médio das mercadorias já registrado no sistema.

Ao receber o retorno da mercadoria, a empresa remetente irá incluir, através de cópia por referência do movimento de ‘Remessa de Mercadoria’, um movimento de entrada ‘Retorno de Mercadoria Remetida’ para estornar o controle do estoque COM Terceiros e regularização fiscal e contábil do retorno. Este movimento irá diminuir o estoque COM Terceiros. Após inclusão do movimento de retorno, o estoque COM Terceiros voltará a ser considerado como estoque disponível para movimentação.

Identificamos neste tipo de operação, os processos de Remessas / Retornos:

• para Demonstrações;

 

• de Embalagens.

Solução

Parametrização Necessária
Deverão ser criados dois tipos de movimentos, sendo um para a Remessa da Mercadoria e outro para o Retorno da Mercadoria Remetida.

Tipo de Movimento 2.2.XX – Remessa de Mercadorias:

 

Etapa – Estoque
Tipo Controle Estoque Terceiros: Remessa / Entrada de Mercadoria.
Efeito sobre Saldo COM Terceiros: Aumenta

Etapa – Contabilidade:
Parametrizar de acordo com as obrigações contábeis da empresa;

Etapa – Fiscal:
Parametrizar de acordo com as obrigações legais da operação.

Tipo de Movimento 1.2.XX – Retorno de Mercadoria:

 

Etapa – Mov – Outros Dados:
Usar Cópia de Mov. por Referência: Habilitado.
Motivo de Referência: 10 – Retorno de Remessa

 

Etapa – Item – Identificação:
Tipo dos Itens: Produto
Permitir Item Repetido: Habilitado (necessário porque se a mercadoria devolvida tiver saído da empresa em mais de uma nota fiscal, neste caso o sistema irá criar um item relacionado para cada nota fiscal de remessa);

Etapa – Estoque
Efeito sobre Saldo COM Terceiros: Diminui
Etapa – Contabilidade: Parametrizar de acordo com as obrigações contábeis da empresa;
Etapa – Fiscal: Parametrizar de acordo com as obrigações legais da operação.

Aplicação do Processo
Para um melhor entendimento sobre o processo, iremos utilizar um caso pratico de remessa e retorno de dois produtos (Produto Demonstração e Produto Embalagem).

1 - Saldo dos Produtos antes das movimentações de Remessa/Retorno:

Demonstração Embalagem
Saldo Atual = 10 Saldo Atual = 25
(-) Saldo Com Terceiro = 0 (-) Saldo Com Terceiro = 0
Saldo Disponível = 10 Saldo Disponível = 25

2 – Inclusão do Movimento 2.2.XX Remessa de Mercadoria

 

O usuário deverá acessar o movimento parametrizado para este fim e incluir os produtos “Demonstração” e “Embalagem”.
Quantidade utilizada na movimentação:
Produto Demonstração: 4
Produto Embalagem: 5

3 – Saldo dos Produtos Após Movimentação de Remessa

Demonstração Embalagem
Saldo Atual = 10 Saldo Atual = 25
(-) Saldo Com Terceiro = 4 (-) Saldo Com Terceiro = 5
Saldo Disponível = 6 Saldo Disponível = 20

4 – Inclusão do Movimento 1.2.XX Retorno de Mercadoria

 

O usuário deverá acessar o movimento parametrizado para este fim e em processo “Assistente de Copia Por Referência” filtrar o(s) movimento(s) da remessa, tópico 2. Após a seleção do(s) mesmo(s) selecionar os itens desejados e “executar” o assistente para a criação do movimento de Retorno. Com a visão do movimento de Retorno aberto altere as quantidades conforme desejado e salve o movimento.

Quantidade utilizada na movimentação:
Produto Demonstração: 3
Produto Embalagem: 5

OBS: Caso o usuário deseje visualizar os dados do movimento de Remessa, basta editar o movimento de Retorno de Remessa e acessar a guia “Consultas, Sub-Guia / Copia por Referencia”.

5 – Saldo dos Produtos Após Movimentação de Remessa

Demonstração Embalagem
Saldo Atual = 10 Saldo Atual = 25
(-) Saldo Com Terceiro = 1 (-) Saldo Com Terceiro = 0
Saldo Disponível = 9 Saldo Disponível = 20

 

Informações Adicionais

  • Consideramos para o Controle do Estoque Terceiros, os estoques de propriedade da empresa que estão COM Terceiros (fisicamente localizado nas dependências de terceiros).
  • O estoque COM Terceiros compõe o Saldo Atual da mercadoria/produto, porém não esta disponível para movimentações de saídas enquanto não retornar. Em todas as movimentações que afetam o estoque, o sistema irá considerar como saldo disponível para movimentação, a diferença entre o Saldo Atual e o saldo COM Terceiros.

Estoque Disponível = Saldo Atual – COM Terceiros

  • O sistema bloqueará a utilização do Controle de Estoque de Terceiros, se o parâmetro geral de Controle de Estoque (Opções / Parâmetros / RM Nucleus / Gestão de estoque / Definições de estoque / Saldo de Estoque) estiver permitindo trabalhar com estoque Negativo no saldo atual, proporcionando uma consistência real dos dados.
  • A mercadoria/produto que possui estoque COM Terceiros, terá o custo médio único na empresa (conforme critério de cálculo do custo médio adotado pela empresa – por local ou por filial).
  • O sistema permitirá que o estoque em poder de terceiros utilize o custo por filial que irá conduzir os dados de custo médio por local de estoque para o custo médio por filial.
  • O saldo do estoque COM Terceiros poderá ser consultado através da opção ‘Consulta de Saldos e Custos’ (CTRL + T) do sistema.
  • Para a gestão desse controle no sistema, foram criadas as tabelas TESTOQUETERCEIROS ‘Estoque DE/COM Terceiros’ e TRELSLDTERCEIROS‘ Ficha Física dos Produtos DE/COM Terceiros’.
  • Todas as movimentações relacionadas ao controle estoque de terceiros serão gravadas na tabela TMOVRELAC e TITMMOVRELAC, sendo o campo TIPORELAC=‘T’.

 

  • Sem rótulos