Notícias
Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Produto: TOTVS Gestão Financeira                                                                                                             

Processo: Integração Contábil

Subprocesso: Amarração de dados contábeis para utilização em Lançamentos.

 

 

Introdução

 

É possível associar informações contábeis em tabelas específicas para que as informações contábeis sejam automaticamente carregadas no Lançamento Financeiro, de acordo com a necessidade de cada transação financeira.

 

As Tabelas que podem ser utilizadas para alocação de tais informações são as Tabelas Opcionais do RM Fluxus e o cadastro de Tipo de Documento.

 

 Desenvolvimento/Procedimento:

  1. 1.       Definir a Tabela que será utilizada como Tabela Default para Evento através do Assistente de implantação de processos / 02.05.01 – Contabilização > Etapa 1 – Contab. Financeiro > Nome do campo: ‘Tabela Default para Evento’. Neste local, será definido o cadastro onde serão associados os Eventos Contábeis necessários para contabilização de cada processo realizado pela empresa.
  2. 2.      Depois de definida a Tabela a ser utilizada, deve-se acessar o menu Cadastros > Clicar na opção definida como Tabela Default para Evento > Editar os itens desta tabela e, dentro de cada item definir o Evento Contábil a ser utilizado, de acordo com cada situação.

 

Exemplo de associação:

  1. Suponhamos que nos parâmetros da Integração Contábil, citado acima, foi definido como Tabela Default para Evento o cadastro de Tipos de Documento.

 

  1. Desta forma, ao acessar o menu Cadastros, escolher a opção Tipos de Documento e editar um Tipo de Documento específico, serão apresentados na aba Dados Adicionais os campos onde os Eventos Contábeis referentes a cada situação poderão ser informados. As opções disponíveis são Evento Contábil, Evento Contábil para Baixa, Evento Contábil para Baixa Contábil, Baixa por Acordo e Baixa de gerados por Acordo.

 

  1. Assim, se tal associação foi feita no Tipo de Documento referente a Duplicatas, por exemplo, toda vez que este Tipo de Documento for informado na inclusão de um Lançamento Financeiro os dados Contábeis do título serão obtidos de acordo com as informações definidas nos campos citados acima, no cadastro do Tipo de Documento em questão.

 

O sistema irá carregar no Lançamento Financeiro de forma automática o Evento Contábil associado na Tabela Default para Evento, de acordo com o processo que estiver sendo realizado (Inclusão de Lançamentos com Tipo Contábil ‘Contábil’, Baixa de Lançamentos, geração de Extratos de Caixa, etc.).

 

  1. As definições contábeis poderão variar de Tipo de Documento para Tipo de Documento, de acordo com a necessidade de cada operação e com o processo que estiver sendo realizado (inclusão de Lançamento, Baixa, geração de Acordo, etc.).

 

Com tal associação, o Evento Contábil será automaticamente carregado no lançamento, evitando que o usuário tenha que preenchê-lo a todo o momento. Além de automatizar o processo de contabilização dos Lançamentos, isso evitará erros causados por falha do usuário ao definir o Evento Contábil.

 

 DICAS:


  1. Se a Tabela Default para Evento definida for o cadastro de Tipos de Documento, não será possível definir um Evento Contábil default para o Extrato de Caixa, já que não existe campo referente ao Tipo de Documento no Extrato. No caso da Tabela Default ser uma Tabela Opcional, será apresentado além das opções citadas acima, o campo Evento Contábil para o Extrato.

 

Data de produção do documento: 01/11/2010

  • Sem rótulos