Home

Linha Microsiga Protheus

Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Produto

Microsiga

Versões

Protheus 11

Avaliação

1

Sintoma

No primeiro momento, o que será feito para adequar o Microsiga Protheus ao E-social?

Causa

1ª Liberação E-social, Saneamento da Base de Dados.

Solução

O eSocial é um projeto do governo federal que irá unificar a coleta de informações trabalhistas e propiciar aos órgãos do governo o acesso às informações, hoje, espalhadas em diversas entidades. É uma evolução do atual sistema de cumprimento de obrigações acessórias, que são transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores por meio de certificação digital. 


Para podermos atender as solicitações do Governo, serão criados diversos campos no sistema e para o correto funcionamento serão necessárias as seguintes confirmações:

 

1) Verificação das incidências de todas as verbas cadastradas no sistema (Tabela SRV).

 

    • Todas as verbas devem ser verificadas e confirmadas se estão cadastradas com a guia de incidências corretas (INSS,FGTS e IR).

2) Verificação dos campos do cadastro do funcionário (Tabela SRA).


    • Fica como responsabilidade da empresa verificar o Layout estipulado pela Receita Federal e confirmar quais as novas informações que serão necessárias para o envio do projeto. A empresa deverá solicitar aos seus funcionários as informações que atualmente não possuem que foram estipuladas pelo layout. Feito isso, após a liberação do pacote serão disponibilizados os campos que atualmente não existem no sistema e a empresa terá onde cadastrar essas novas informações.

      Site com informações do layout: http://www.esocial.gov.br/doc/Manual%20de%20Orientacao%20do%20eSocial%20_%20versao%201.0.pdf


      Exemplo: No layout é apresentado que será necessário uma informação referente a moradia do trabalhador. Se o mesmo reside em casa própria. Essa informação não consta atualmente em nenhum campo do sistema. Portanto seria necessário verificar com o funcionário para quando criar os campos as informações estarem fáceis de serem alimentadas.
Print do layout falando da casa própria:
3) Confirmação das informações já cadastradas no sistema.
 
  • O eSocial não tem o objetivo de modificar os processos da folha de pagamento. O projeto existe para atender as leis já existentes e que não eram cumpridas corretamente. A Mudança ocorrerá na forma de entrega dessas informações para o Governo. Portanto os processos que já existiam no sistema não serão descartados. Ocorrerão algumas melhorias para facilitar essa mudança, porém todos os campos que já estão com informações deverão ser auditados para garantir a integridade das informações.

Observações

As informações estarão sujeitas a mudanças de acordo com novas solicitações realizadas pelo Governo. É importante que as empresas comecem a realizar as verificações aqui citadas para não perder os prazos das entregas.