Home

Linha Datasul

Skip to end of metadata
Go to start of metadata

DadosCQ.zip

As tabelas NQA, Nível de Inspeção e Amostra do módulo de Controle da Qualidade (CQ) são baseadas na norma NBR5426. Esta norma estabelece planos de amostragem e procedimentos para inspeção por atributos.

 

As tabelas estão em anexo na FAQ (pré-carga para auxiliar na parametrização)

- Importar os arquivos in250.d/nqa-simp.d,  in249.d/nivel-in.d,  in016.d/amostra.d

 

Onde os Arquivos:
=>  in250.d (que corresponde a tabela 'nqa-simp.d' do banco mgind);
=>  in249.d (que corresponde a tabela 'nivel-in.d' do banco mgind);
=>  in016.d (que corresponde a tabela 'amostra.d' do banco mgind).

- Fazer Load das tabelas através do Dicionário de Dados

 

 

Conceitos

 

Nível de Qualidade Aceitável - NQA
==================================

Máxima porcentagem defeituosa (ou o máximo número de "defeitos" por cem unidades) que, para fins de inspeção por amostragem, pode ser considerada satisfatória como média de um processo. O NQA, juntamente com o código literal do tamanho da amostra é usado para classificar os Planos de Amostragem.

 

Nota: Quando um consumidor determina algum valor específico de NQA para um certo defeito ou grupo de defeitos, está indicando ao fornecedor que seu plano de amostragem aceitará a grande maioria dos lotes apresentados desde que a porcentagem média de unidades defeituosas (ou quantidade média de defeitos por cem unidades) do processo, nestes lotes, não seja maior do que o valor do NQA determinado.


Os planos de amostragem são calculados de tal forma que a probabilidade de aceitação, dado um determinado NQA, depende do tamanho da amostra, sendo em geral maior para amostras grandes do que para amostras pequenas.


O NQA em si, não garante proteção ao consumidor, para lotes isolados, mas indica o que pode ser esperado de uma série de lotes, desde que seja seguido o procedimento indicado na presente Norma.

 

Amostra
=======

A amostra consiste de uma ou mais unidades de produto, retiradas do lote a ser inspecionado, de forma aleatória e independentemente de sua qualidade. O número de unidade de produto da amostra constitui o tamanho da amostra.

 

 

Nível de Inspeção
=================

O Nível de Inspeção fixa a relação entre o tamanho do lote e o tamanho da amostra. O nível de inspeção a ser usado para qualquer requisito particular será prescrito pelo responsável pela inspeção. Três níveis de inspeção I, II, e III são dados na Tabela 1 para uso geral. Salvo indicação em contrário, será adotada, a inspeção em nível II. A inspeção em nível  I poderá ser adotada, quando for necessário menor discriminação ou então o nível III, quando for necessária maior discriminação. Quatro níveis especiais são incluídos na mesma Tabela: S1, S2, S3 e S4 que podem ser usados quando forem necessários tamanhos de amostra relativamente pequenos e onde possam ou devam ser tolerados, grandes riscos de amostragem.